Situações que encontramos no momento das compras: Rotulos

CASO 1
Você, consumidor, está lendo o rótulo do pão de forma e se depara com a informação abaixo.


A Tabela de Informação Nutricional do pão de forma é apresentada para 2 fatias. Mas, se você possui o hábito de, em cada ocasião de consumo, comer apenas 1 fatia, para saber a quantidade de energia e nutrientes que você ingeriu, basta dividir por 2 os valores da tabela. Desta forma, você terá os valores de energia e nutrientes para 1 fatia de pão de forma, ou seja, 85 calorias, 17g de carboidratos, 2,4g de proteínas, 0,75g de gorduras totais e 33mg de sódio.

Obs 1: Esse exemplo está sendo dado com o pão de forma, mas pode valer para outros tipos de alimentos. Por isso, preste bastante atenção na medida cas

Obs 2: Observe que os valores da informação nutricional variam em função da composição do produto.

CASO 2

Você, consumidor, está lendo as Informações Nutricionais dos alimentos e se depara com tabelas não completas. Por que estão dessa forma?


 A Declaração Simplifi cada de Nutrientes pode ser utilizada quando o alimento apresentar QUANTIDADES NÃO SIGNIFICATIVAS. Para tanto, a declaração de valor energético e/ou conteúdo de nutrientes de quantidade não signifi cativa será substituída pela seguinte frase: “Não contém quantidade signifi cativa de... valor energético e/ou nome(s) do(s) nutrientes(s)”. Isso signifi ca que o amido de milho só apresenta em sua composição valor energético e carboidratos.

CASO 3

Você, consumidor, está lendo as Informações Nutricionais dos alimentos e se depara com diferentes formatos de tabela. Está certo?

Segundo a Resolução RDC nº 360 de 23 de dezembro de 2003, a Informação Nutricional Obrigatória pode ser apresentada de três formas. São elas:


 Linear
Informação Nutricional: Porção __ g ou mL (medida caseira); Valor energético... kcal = … kJ (...%VD); Carboidratos ...g (...%VD); Proteínas ...g (...%VD); Gorduras totais ...g (...%VD); Gorduras saturadas ...g (%VD); Gorduras trans...g; Fibra alimentar ...g (%VD); Sódio ...mg (%VD). *% Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

CASO 4

Você, consumidor, está procurando um alimento que tenha grande quantidade de fi bras. Como escolher o mais rico? Neste caso serão comparados dois tipos de cereais matinais.



Todas as 5 Aulas de 
*ROTULAGEM NUTRICIONAL OBRIGATÓRIA*
MATERIAL GRÁTIS
Aulas retiradas da Cartilha da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)

*Compartilhe com os Amigos*

1) Rotulagem Nutricional Obrigatória
http://www.culinariareceitas-grupo.com.br/2017/11/rotulagem-nutricional-obrigatoria.html

2) Informação Nuricional Obrigatória
http://www.culinariareceitas-grupo.com.br/2017/11/informacao-nutricional-obrigatoria.html

3) O Que Significam os Itens da Tabela
http://www.culinariareceitas-grupo.com.br/2017/11/o-que-significam-os-itens-da-tabela-de.html

4) Situações Que Encontramos no Momento das Compras
http://www.culinariareceitas-grupo.com.br/2017/11/situacoes-que-encontramos-no-momento.html

5) O Que É Diet e Light - Dúvidas Frequentes - Para Portadores de Alguma Doença: Diabetes Melitus, Pressão Alta, Colesterol Alto, Triglicerídeo Alto, Doença Celíaca e Tabela de Porções.
http://www.culinariareceitas-grupo.com.br/2017/11/o-que-e-diet-e-o-que-e-light.html

FONTE:
Ministério da Saúde
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Gerência Geral de Alimentos
Universidade de Brasília
Departamento de Nutrição
Editado para o blog por Mauro Rebelo

*QUER SER AVISADO DAS AULAS GRATUITAS?👀*
Se você quer ser lembrado das aulas, cadastre-se para receber os avisos peloWhatsapp. Cadastre o número do Culinarista Mauro Rebelo 22981291428 e envie uma mensagem com seu nome e solicitando o cadastro.




0 -->CLIQUE AQUI PARA DEIXAR MENSAGEM<--:

Postar um comentário

Preencha seu comentário:

Postagens populares

Postagens populares

 
Top