Web Rádio Ser Fraterno

No link abaixo vocês visualizam a programação da web rádio Ser Fraterno https://www.serfraterno.com.br/timetable Redes sociais da Rádio: Instagram Ser Fraterno https://instagram.com/webradioserfraterno Youtube Ser Fraterno https://youtube.com/@SerFraterno Facebook Ser Fraterno https://www.facebook.com/webradioserfraterno/ Whatsapp Ser Fraterno 22981525174 Redes Sociais

19 novembro 2017

Aula GRÁTIS Bolachas Decoradas Faça e Venda

Biscoitos ou Bolachas Decoradas
Aula elaborada pela Camila Conti para nosso blog 
Culinária-Receitas





Olá, 
aqui é o Culinarista Mauro Rebelo.

A Camila Conti do ENTRE ARTES & CONFEITOS é referência para o blog Culinária-Receitas quando falamos em bolachas decoradas. 

Ela faz lindos trabalhos. Recebe encomendas para qualquer tipo de festa e você pode visualizar mais fotos e idéias de biscoito na página do facebook https://www.facebook.com/Atelierisqueerabisque/ Vale visitar.  Se você quer encomendar lindos biscoitos para seu evento entre em contato com seu celular 19 971360150

Dicas antes da aula:
- Leiam a receita até o final para pegar todas as dicas.
- Guarde o link desta receita para você voltar quando quiser.
- Coloque suas dúvidas na área de comentários no final desta aula. Assim que possível a Camila Conti ou o Mauro responderão. Sua dúvida respondida ajudará outras pessoas com a mesma dúvida.

- No final você já encontrará uma relação de perguntas e respostas que vai enriquecer seu conhecimento assim como informações de validade e conservação.

Vamos para a receita (escrita pela Camila Conti):

Ingredientes para a Massa dos Biscoitos:

1 tablete de manteiga sem sal em temperatura ambiente (200g)
1 xícara (chá) de açúcar refinado (160g)
1 ovo (60g)
1 colher (chá) essência de baunilha (5ml)
4 xícaras (chá) farinha de trigo (440g)
3 colheres (café) fermento em pó (6g)

Modo de Preparo da Massa:
Bata o açúcar, o ovo, a baunilha e a manteiga até obter um creme bem homogêneo. Acrescente a farinha de trigo peneirada, o fermento e misture bem.
Leve à geladeira por 1 hora, em um saco plástico bem fechado.
Abrir a  massa entre dois plásticos, em uma espessura de mais ou menos 0,5 cm.  

Corte os biscoitos, acomode-os em uma assadeira untada com manteiga, leve para assar em forno preaquecido 180 graus (temperatura baixa).

Retire quando estiverem dourados. Aguarde até que esfriem completamente para armazenagem em um pote seco.


Glacê Real para Decoração dos Biscoitos

Ingredientes:
4 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro (517,5g)
8 colheres (sopa) de água (120ml)
3 colheres (sopa) pó para merengue (60g)
Corante alimentício em gel
água para fluidificar

Modo de Preparo do Glacê:
Em uma batedeira, bata o açúcar com a água e o pó para merengue até obter um creme firme. Divida-o em porções conforme o número de cores que você vai utilizar. Mantenha-as cobertas com pano úmido até o momento de utilizar. Colorir e manter bem fechado (plastico filme), até seu uso.



Decoração:

Colorindo:
Para colorir o glacê real, use corantes de uso alimentício gel. Coloque o glacê real em um potinho (ideal de vidro) e coloque corante e mexa. Se desejar acrescente mais corante.


Sacos de confeitar:
Coloque porções já coloridas em sacos  de confeitar. 

Pode utilizar bicos perlê da espessura que você achar conveniente ou outro bico de sua preferência. 

Utilize o glacê mais fluido para preenchimento e o mais espesso para contornos. 

Decore como preferir! Para deixar o glacê real mais fluído, em um potinho, coloque a receita de glacê real, acrescente  água mineral aos pouquinhos e vai mexendo.  Faça o teste para ver se está na textura correta de preencher os biscoitos sem que fique escorrendo. Se ficar fluído demais, acrescente um pouco de açúcar de confeiteiro e mais corante se necessário.



Trouxe essa foto de biscoitos que estava trabalhando para você visualizar como trabalho. Separo os glacês já coloridos em potes separados e cobertos com filme plástico. A medida que for trabalhando vou diluindo em outro pote para fazer o glacê fluído, coloco em saquinhos e aplico.  Quando utilizo contorno coloco nos saquinhos de confeitar com bico perlé e quando uso o glacê fluido coloco nos saquinhos descartáveis próprios para glacê e corto a ponta com a tesoura.



Veja nessas fotos acima o momento em que aplico o glacê real fluido com o saquinho. Depois com um palito (segunda foto) espalho o glacê delicadamente pelo biscoito. Vou fazendo parte por parte até completar toda a extensão do biscoito.

No caso desta árvore de Natal coloquei o verde, esperei secar, coloquei marrom para o vaso, aguardei secar e depois fiz os pinguinhos simulando pisca pisca com cores diferentes. Finalizei fazendo o lacinho.





ALGUMAS PERGUNTAS E RESPOSTAS:

1) Qual validade dos biscoitos prontos?

Camila Conti: A validade é de 2 meses sem alterações, mas prefiro colocar 30 dias na etiqueta, assim consome bem fresquinho.

2) Podemos fazer os biscoitos com quanto tempo de antecedência?

Camila Conti:  Os biscoitos sem confeitar, pode fazer com 20 dias de antecedência. Devem ser bem armazenados para confeitar depois. Tem quem compre comigo biscoitos por kg, sem confeito. A durabilidade é 3 meses. Tem que colocar em pote bem fechado pra não murchar.

3) Qual preço médio de um biscoito?

Camila Conti:  As bolachinhas sem decoração cobro por Kg o valor de 35 reais. Já  os confeitados, variam conforme tipo de arte e tamanho mas cobro a partir de 2 reais.

4) Ao aplicar outra cor, não misturará na cor anterior?

Camila Conti:  Para não misturar cores você deve aguardar secagem de cada uma (primeira, segunda, etc). São etapas de secagem, conforme desenho. 

5) Pode usar detalhes de pasta americana na finalização da decoração assim como as bolas de natal da árvore?

Camila Conti:  Conheço quem use pasta americana para detalhes, mas não trabalho com ela. Não sei o método para aplicar. Faço tudo com glacê.

6) Como fazer para transferir um desenho para o biscoito?

Camila Conti: Eu desenho a mão livre ou uso molde em papel, ou acetato, pra fazer contorno. Pode usar caneta especial de uso alimentício para passar o risco para o biscoito.

IDÉIAS (biscoitos da Camila):












Veja também informações da apostila BOLACHAS PINTADAS ESTILO COUNTRY e CUPCAKES DE NATAL do Culinarista Mauro Rebelo no link:
http://www.culinariareceitas-grupo.com.br/2012/07/bolachas-pintadas-county.html




29 comentários:

  1. Obrigada Camila e Mauro por dividiren suas sabedorias. Que Deus os abençoem e iluminem com a mesma luz que iluminou seu filho Jesus aqui na terra. Isso é muito carinho.Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Amei.....td muito bem explicado e lindo...nenhuma dúvida....vou arrumar um tempinho e tentar fazer...obrigada e Parabéns?.!

    ResponderExcluir
  3. Olá bom dia... Amei a receita e com certeza irei tentar...eu sempre gostei do glacê real, acho bem fácil de trabalhar...obrigada

    ResponderExcluir
  4. Adorei.. Super bem explicadinho.. Resultado final ficou lindo.. Parabéns..

    ResponderExcluir
  5. Parabéns.. Super bem explicadinho.. Resultado final ficou lindo...

    ResponderExcluir
  6. Amei a receita e a explicação, não ficou dúvidas!!!
    Parabéns eobrigada!!!

    ResponderExcluir
  7. Ameiii... estou doida para fazer com minhas filhas... nosso Natal vai ficar mais lindo. Obrigada Camila e Mauro por ensinar com tanto amor e carinho.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela aula e pelo lindo trabalho Camila!! Obrigada Mauro e Camila!!

    ResponderExcluir
  9. Amei tudo bem explicado. Dá para fazer a festa com as crianças. Tudo de bom. Perfeito, magnífico. Glacê Real tudo de bom.

    ResponderExcluir
  10. Olá, poderia explicar o q seria o pó para merengue? Tipo mussificante de sorvete algo Assim? E se na minha cidade não tiver o q posso colocar no lugar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabíola, pó de merengue é um ingrediente que é vendido em lojas de confeitaria.

      Excluir
  11. Que maravilha de receita!Meus filhos e neto irão amar!
    Tudo muito bem prático e não me deixou com dúvidas na elaboração da receita...Camila parabéns e Mauro obrigado por nos presentear com essa receita!

    ResponderExcluir
  12. Muito boa a aula bem explicado, nunca fiz vou arriscar.

    ResponderExcluir
  13. Olá, muitos parabéns muito bom e tudo muito bem explicado adorei a apresentação eu trabalho muito com pasta americana mas com glacê não vou experimentar e seguir seus conselhos que também dá para eu aplicar com a pasta americana, se tiver alguma dúvida eu te pergunto ok, beijinhos de Portugal

    ResponderExcluir
  14. Amei a aula! Uma ótima ideia para festas de aniversário também. Parabéns! :)

    ResponderExcluir
  15. Obrigada por compartilhar seu lindo e gostoso trabalho, vou fazer com certeza

    ResponderExcluir
  16. Adorei a aula. Obrigada por dividir conosco. Deus abençoe. Bjoks

    ResponderExcluir
  17. Sueli Cavalcanti não está conseguindo postar uma mensagem e enviou pelo Whatsapp. Estou transportando aqui para os comentários do blog:

    "Quero agradecer vc Camila e ao Mauro, pela aula muito bem explicada e rica em detalhes. Vou fazer os biscoitos com as minhas crianças, para presentear os professores, antes do término das aulas, obrigada por compartilhar os seus conhecimentos que Deus derrame muitas bênçãos e vitórias em sua vida, boas vendas e sucesso.
    Qto as dúvidas ao dispor na forma, como fala na receita untar com manteiga, neste caso não tem a necessidade de enfarinhar a forma? E qto a embalagem para presente como devo colocar nas caixinhas para presente? Pois para biscoito só conheço a embalagem de saquinhos de celofane ou as latas de biscoitos. Desde já agradeço a atenção e o carinho e que Deus lhe abençoe."

    ResponderExcluir
  18. Muito obrigada Camila e Mauro.
    Agradeço de coraçao pela aula , riquissima em detalhes emuito bem explicada.
    O que voces fazem para nos ajudar .so Deus pra pagar a vcs. Muito obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  19. Muito obrigada Camila e Mauro.
    Agradeço de coraçao pela aula , riquissima em detalhes emuito bem explicada.
    O que voces fazem para nos ajudar .so Deus pra pagar a vcs. Muito obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  20. Maravilhosa a explicaçao nao tenho duvida muito boa mesmo fiquei super interessada obrigado

    ResponderExcluir
  21. Maravilhosa a explicaçao nao tenho duvida muito boa mesmo fiquei super interessada obrigado

    ResponderExcluir
  22. Obrigado por nos ajudarem a poder colaborar com o orçamento de casa e muit bom
    a receita e maravilhosa não deixou nenhuma duvida muito obrigado a vc Camila e ao Mauro

    ResponderExcluir
  23. Obrigado por nos ajudarem a poder colaborar com o orçamento de casa e muit bom
    a receita e maravilhosa não deixou nenhuma duvida muito obrigado a vc Camila e ao Mauro

    ResponderExcluir
  24. Muito obrigada por compartilhar conosco e com toda a preocupação de estarem ensinando detalhadamente. Perfeito! Amei! Parabéns! Beijos ❤❤❤����������

    ResponderExcluir

Preencha seu comentário:


ASSISTA A AULA DA SEMANA PASSADA:

Assista a aula da semana:

TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO diet, light, diet e light, bolo de dieta, para dieta, sem açúcar sem glúten, glúten, celíacos

Postagens populares

Postagens populares