٩(●•̃)Dลฑi

Trança de Natal (com foto)

Olá amigos, sei que ainda não é a época, porém fiz um curso pela prefeitura aqui em Ctba e aprendi a fazer nesta semana esta trança e achei maravilhosa!! Gostaria de compartilhar com vocês!!

Trança de Natal
Ingredientes:
800gr de trigo aproximadamente (até soltar das mãos)
5 gemas
3 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de leite morno
2 tabletes de fermento biológico (15 gr cada)
1 clara para untar
Dissolva o fermento no leite o fermento, acrescente as gemas, o sal e o açúcar. O trigo vá adicionando aos poucos e rasgue a massa para ficar mais macia. (com a massa ainda molenga, meio líquida, coloque sobre a mesa e como se fosse arranhar a mesa, igual um gatinho, arranhe a massa e depois empurrando com a palma da mão sentido cotrário) HUM... não sei se consegui explicar direito..
Adicione o trigo aos poucos, até a massa desgrudar das mãos... Deixe descansar por 2 horas. Divida a massa em três partes, abra com rolo, espalhe o recheio com a faca, mas não muito e polvilhe côco. Em seguida enrole no sentido do comprimento. Faça com as 3 partes da massa e faça uma trança. Unte com 1 clara e leve para assar até dourar. Retirando do forno ainda quente aplique a cobertura e salpique castanhas moídas e raladas.

Recheio:
12 colheres (sopa) de açúcar
5 colheres de margarina
100 gr de côco ralado
Misture o açúcar e a margarina até virar uma pasta ou bata na batedeira. Aplique sobre a massa e salpique o côco ralado.

Cobertura:
1/2 xícara de leite
1 xícara de açúcar de confeiteiro
Adicione aos poucos o leite no açúcar, até ficar uma pasta grossa, as vezes não necessite todo o leite, em seguida passe sobre a rosca e polvilhe as castanhas raladas ou picadas.


* Variações: se desejar coloque frutas cristalizadas na massa, passas.... e na cobertura, cerejas, nozes e mais frutas cristalizadas...

Aqui no momento que abri uma parte da massa, para passar o recheio



Enrolando uma parte da trança após salpicar côco ralado



Aqui montei a trança com as três partes da massa, enrolada e recheada, falta somente passar a clara de ovo e levar para assar.


Aqui o resultado pronto.. polvilhei com castanhas!! espero que gostem!
Pena que não deu tempo de tirar foto dela fatiada... foi atacada!!hahaha mas fica muito macia e molhadinha por dentro!!





Loja Doce Forminha

1 -->CLIQUE AQUI PARA DEIXAR MENSAGEM<--:

  1. qual a diferena em deixar a massa crescer, para depois modelar. eu nunca espero crescer. altera o sabor?

    ResponderExcluir

Preencha seu comentário:

Postagens populares

Postagens populares

 
Top