Web Rádio Ser Fraterno

No link abaixo vocês visualizam a programação da web rádio Ser Fraterno https://www.serfraterno.com.br/timetable Redes sociais da Rádio: Instagram Ser Fraterno https://instagram.com/webradioserfraterno Youtube Ser Fraterno https://youtube.com/@SerFraterno Facebook Ser Fraterno https://www.facebook.com/webradioserfraterno/ Whatsapp Ser Fraterno 22981525174 Redes Sociais

28 outubro 2011

Barrinha de Cereais para Emagrecer

 Apostilas de Culinária do Culinarista Mauro Rebelo
http://www.martinsrebelo.com/mauro/apostilas/encarte.htm

Atenção amigos visitantes deste blog. O Globo Repórter não divulgou as quantidades da receita da Barrinha de Cereais e nem aonde encontrar a Inulina.  Entrei em contato com os pesquisadores da matéria e estou procurando mais informações para trazer para vocês.

Enquanto isso, assistam ao vídeo da matéria logo abaixo.

Abraços
Mauro

Pesquisadoras desenvolvem barra de cereais adorada pelas crianças
Elas trouxeram uma novidade científica: uma barrinha de cereais muito nutritiva e que ainda pode ajudar quem quer perder peso.


Dulcinéia Novaes Rio de Janeiro

Mulheres na cozinha! E elas não estão lá para fazer uma receita qualquer. São nutricionistas. Pesquisadoras da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Durante cinco meses, entre panelas e ingredientes, elas fizeram vários experimentos. Testaram dezenas de vezes uma mistura que aparentemente é comum, mas que traz uma novidade científica: uma barrinha de cereais muito nutritiva e que ainda pode ajudar quem quer perder peso.

A receita vai ao fogo:

- açúcar mascavo
- mel
- aveia em flocos
- farinha de linhaça
- farinha de aveia
- canela
- frutas secas

E um ingrediente de aparência semelhante à do açúcar que faz toda a diferença: “O pó branco é inulina industrializada”, esclarece a nutricionista Márcia Madeira, da UERJ. “Naturalmente, a gente encontra a inulina na chicória, é o que tem a maior quantidade. Ou na batata, que na realidade é conhecida no Brasil como batata yacon, mas ela não é uma batata, é uma fruta. Também tem no alho. O alho-poró também tem uma quantidade grande. Alcachofra, cebola...”

A inulina é muito rica em fibras solúveis. Quando chega ao estômago, absorve água e ganha volume. É como se tivéssemos comido uma porção muito maior. Quatro folhas de chicória com o talo - ou escarola, como é chamada em algumas regiões - tem inulina suficiente para deixar uma pessoa sem fome por até três horas.

“Vai te dar uma saciedade, vamos dizer assim, maior do que se você estivesse comendo quatro folhas de alface”, compara Márcia.

Trinta minutos de forno e a mistura testada pelas nutricionistas exala um cheirinho bom de canela que logo se espalha pelo ar. Para as pesquisadoras, é um alimento sem contra-indicações.

“Ela também pode ser usada por pessoas que tenham colesterol alto, triglicerídeos, porque vai ajudar. Pode ser usada por diabéticos também. Como a gente juntou uma quantidade de substâncias de fibras insolúveis, como aveia e linhaça, que têm outras propriedades funcionais, então é importantíssimo para idoso, para criança, para quem tem problema de constipação intestinal”, explica a especialista.

Crianças comendo frutas secas e cereais? Na hora do recreio, a mistura de sabores escolhida por elas é bem ao gosto da idade. Quantas guloseimas! Raro ver uma fruta no lanche da meninada.

Eles estão em idade de crescimento. O desgaste físico é enorme. Precisam repor as energias, o que só é possível com uma alimentação bastante nutritiva. Qual seria a reação deles ao experimentar uma barra de cereais, aparentemente igual às outras, mas que tem na composição a inulina?

Um grupo de alunos do Rio de Janeiro foi convidado para uma degustação no pátio da escola. A mesa é posta. E quem resiste a um docinho?

“Nessa barrinha tem mel e canela”, lista Antônio Faria, de 11 anos. “Ainda tem que ver.”

“Já percebi que é de banana, mas é muito bom”, elogia uma menina.

Gabriel Fortunato, de 10 anos e com ares de bom gourmet, dá detalhes de especialista: “É bem crocante também, é bem macio. É uma mistura. Tem uva-passa, canela, essas coisas. Aí deixa uma combinação doce. Ficou muito bom.”

Para as nutricionistas, a avaliação das crianças surpreendeu.

“A criança dá uma resposta muita boa porque quando eles não gostam do produto, falam que não gostaram. A maior prova de que o produto foi aceito foi que eles comeram no mínimo três barrinhas cada um”, avalia a nutricionista Luana Limoeiro, da UERJ.

13 comentários:

  1. Você não teria a quantidade de ingredientes para fazer uma porção da barrinha?

    ResponderExcluir
  2. A intenção é boa .... mas cade as quantidades dos ingredientes ...... como fazer uma receita sem quantidades?????

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber como fazer barrinhas de cereais do globo reporter 28/11/2011, pois so peguei os ingredientes, não tenho a quantidade de cada um. se possivel enviar p/ meu email

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos,
    O globo repórter não disponibilizou as quantidades para fazer a barrinha de cereais.
    Vou tentar descobrir e coloco aqui para vocês.
    Abraços
    Mauro

    ResponderExcluir
  5. estou na espera da quatidade dos ingredientes para fazer barrinha

    ResponderExcluir
  6. E um ingrediente de aparência semelhante à do açúcar que faz toda a diferença: “O pó branco é inulina industrializada”

    ONDE ENCONTRAR????

    Sem esse ingrediente,não dá...fala sério!!!

    ResponderExcluir
  7. ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO :O)

    O Globo Repóter não divulgou a receita completa e não divulgou aonde encontrar a Inulina.

    Estou fazendo uma pesquisa pessoal para atender as perguntas de vocês e as lojas de produtos naturais que conheço não possuem este produto.

    Entrei em contato com uma empresa que diz só fornecer para farmácias de manipulação.

    Entrei em contato com os pesquisadores que participaram do programa, mas nenhum deles me respondeu ainda.

    Continuo procurando mais informações para postar aqui.

    Abraços
    Mauro

    ResponderExcluir
  8. mauro sera que podemos fazer do nosso jeito dar o ponto de doçe numa quantidade pequena sen a inulina bsss

    ResponderExcluir
  9. Ola gostei muito da reportagem e seus comentários, se conseguir a quantidades dos ingredientes por favor me mande.email kallena.mgacidade@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Também goataria de ter a receita completa, pois sem quantidade complica.

    ResponderExcluir
  11. Encontrei essa receita em um site, não informaram a fonte.

    MISTURE
    01 COLHER DE SOPA DE INULINA
    02 XÍCARA DE CHÁ DE AVEIA EM FLOCOS
    02 XÍCARAS DE FARINHA DE LINHAÇA
    01 XÍCARA DE CHÁ DE FARINHA DE AVEIA
    01 COLHER DE SOPA DE CANELA EM PÓ
    01 XÍCARA DE CHÁ DE MEL
    02 XÍCARA DE CHÁ DE FRUTAS SECAS
    CALDA
    01 XICARA DE CHÁ DE AÇÚCAR MASCAVO
    02 XÍCARA DE CHÁ DE ÁGUA

    COLOQUE EM UMA ASSADEIRA UNTADA E LEVE AO FORNO POR 30 MINUTOS

    ResponderExcluir
  12. Ah! Gente quase mim esqueci de dizer
    Antes de levar ao forno, já faça o corte do
    Tamanho da barra com a faca.
    ..assim fica mais fácil separar
    Quando estiver assada e fria.

    ResponderExcluir

Preencha seu comentário:


ASSISTA A AULA DA SEMANA PASSADA:

Assista a aula da semana:

TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO diet, light, diet e light, bolo de dieta, para dieta, sem açúcar sem glúten, glúten, celíacos

Postagens populares

Postagens populares