11 fevereiro 2013

Bolo Bomba - sabor Floresta Negra




Postado por Ana Lucia Irentti da Silva
Se você copiar esta receita para um arquivo pessoal, ou para publicar na internet, não esqueça de dar os créditos para o blog CULINÁRIA-RECEITAS e para a  Ana Lucia Irentti da Silva acompanhando os links.
Bom, eu fiz um bolinho pro meu niver - mas eu não estava querendo nada trabalhoso... daí parti pra invenção (quando eu fatiar, coloco a foto) - DEVE ter ficado bom... kkkkkkkkkk - tá na geladeira,por enquanto, pro recheio firmar...

A idéia principal foi o Bolo Bomba, que já é assado com recheio - só que eu queria colocar cerejas no recheio (na verdade, eu queria um floresta negra, só que estava com preguiça de fazer... kkkk). Daí fiz a massa com chocolate, mais pesada que o bolo de chocolate normal, e fiz um mingauzão de maizena. Quando esfriou, coloquei as cerejas e a calda que veio no potinho (comprei a granel, e veio menos de 1/4 de xícara de calda).

Bolo Bomba Floresta Negra
Recheio:
1 litro de leite
3 colheres (sopa) de maizena
1 xícara (chá) de açúcar
200 gr de cerejas em calda (reserve algumas unidades para decoração)
1/4 xícara (chá) de calda das cerejas
Leve o leite com o açúcar e a maizena ao fogo, e mexa até engrossar. Deixe esfriar, acrescente as cerejas picadas e a calda reservada. Leve gelar.

3 ovos
1 1/2 xícaras (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de água fervente
1 colher (sopa) de vinagre
Bata os ovos com o açúcar e o óleo (batedeira). Dissolva o chocolate com o vinagre na água, e junte aos ovos batidos e a farinha. Bata mais um pouco, e misture o fermento.

Unte e enfarinhe uma forma grande (30 cm), e despeje a massa. Com cuidado, vá colocando colheradas do recheio em cima da massa, e leve ao forno para assar.

Esse é um tipo de bolo que tem que se tomar um certo cuidado com o cozimento. No meu forno, demorou 1 hora e 10 minutos. Eu conheço as minhas receitas, e uso forma untada e enfarinhada no fundo e nas bordas. Assim que a massa soltou das bordas, retirei do forno.

Deixei esfriar e levei para a geladeira para gelar. A cobertura será feita com uma ganache simples (400 gr de chocolate meio amargo e 1 lata de creme de leite).

Um comentário:

  1. Hum que delícia, não conhecia receitas de bolos assados direto com o recheio, super dica, adorei.
    Bjs

    ResponderExcluir

Preencha seu comentário:


ASSISTA A AULA DA SEMANA PASSADA:

Assista a aula da semana:

Postagens populares

Postagens populares