10 outubro 2011

Bolinho de Bacalhau da Jana



Receita da Jana N.
Se você copiar esta receita para um arquivo pessoal, ou para publicar na internet, não esqueça de dar os créditos para o blog CULINÁRIA-RECEITAS e para a  Jana N.  acompanhando os links.

Bolinho de bacalhau (com foto)


500gr de bacalhau (dessalgado e desfiado, com um pano de prato LIMPO)
6 batatas cozidas
Salsinha picada - umas 3 colheres de sopa.
1 cebola grande ralada ou cortada em cubinhos (uso ralada)
3 gemas
3 claras em neve firme
1 Colher de sobremesa de pimenta do reino

Farinha de rosca
Óleo
Gema (se quiser)
PAPEL TOALHA

Modo de preparo:
Bacalhau:
Tire o sal do bacalhau (é bom de um dia para o outro, deixar o bacalhau dentro da água), e afervente, não deixe muito tempo no fogo, é só para dar um susto na carne.
Batatas:
Descasque as batatas e leve ao fogo, SEM SAL , até cozinharem, quando estiverem cozidas, espere esfriar um pouco e faça um purê de batatas (sem leite, manteiga e etc...) reserve.
O bacalhau neste momento já estará frio, pegue um pano de prato LIMPO para desfiar o bacalhau, abra em cima da mesa, e despeje um pouco do bacalhau no pano, feche o pano e amasse-o, como se fosse abrir uma massa de pão, "pra lá e pra cá", faça isso com todo o bacalhau (não esqueça de tirar a pele e espinhas antes).
Depois de ter feito todos esses processos, despeje o bacalhau em uma vasilha média, que dê para movimentar as mãos, acrescente o purê de batatas e as gemas e misture bem com as mãos, depois vá acrescentando a cebola ralada, a pimenta do reino e a salsinha, misture tudo, experimente a massa para ver se necessita de sal, se sentir que está sem sal, acrescente o sal ao seu gosto, reseve a massa e bata as claras em neve firme, após bater as claras, despeje na massa e misture bem com uma colher. Pronto a massa está pronta.

Fritura:
Enrole os bolinhos com as mãos ou com a ajuda de duas colheres (coloca uma porção em uma colher e vai pegando a porção com a outra colher, até formar um "kibe")

Enrole-os na farinha de rosca e frite em óleo quente, se preferir use gema de ovo, para empanar, passe os bolinhos na gema e depois na farinha de rosca, assim eles ficam mais firmes.


O bolinho fica bem leve, nada comparado aos falsos bolinhos de bacalhau (feito com um peixe aí que dizem que parece com bacalhau).
Os meus não ficaram sequinhos, pq não usei o papel toalha (depois de já ter feito a massa, foi que eu lembrei que não tinha papel toalha em casa :S) A receita rende bastante bolinhos, não sei quantos exatamente, pq não contei e ainda sobrou massa.

Um comentário:

Preencha seu comentário:


ASSISTA A AULA DA SEMANA PASSADA:

Assista a aula da semana:

Postagens populares

Postagens populares