Web Rádio Ser Fraterno

No link abaixo vocês visualizam a programação da web rádio Ser Fraterno https://www.serfraterno.com.br/timetable Redes sociais da Rádio: Instagram Ser Fraterno https://instagram.com/webradioserfraterno Youtube Ser Fraterno https://youtube.com/@SerFraterno Facebook Ser Fraterno https://www.facebook.com/webradioserfraterno/ Whatsapp Ser Fraterno 22981525174 Redes Sociais

21 janeiro 2011

TOMATES SECOS da Jussara


Receita da Jussara Aymone Revistas Argentinas

Quando eu iniciei a fazer os tomates, eu perdia muito tempo retirando as sementinhas com uma colherzinha de chá, era um trabalho demorado.
Depois colocava os tomates virados para cima numa forma retangular com papel manteiga e salpicava açúcar e sal em um por um, outro trabalho demorado.
Deixava no forno com 200° por uma hora. Depois virava para baixo e deixava no forno com 200° por mais uma hora. Depois destas duas horas, quando a forma estava com muito líquido; sim os tomates que aqui chamamos de longa vida, tem muita água; então eu trocava de papel e colocava todos virados para cima até ficarem secos de maneira que eu apertasse e não saisse líquido. Isto demorava de 6 a 8 horas de secagem.
Muitas vezes eu precisei lutar contra o tempo e fui dimuindo os gastos com a secagem, agora não retiro mais as sementinhas, aperto o tomate com a mão para que solte o excesso de líquido fácil. Não coloco mais o açúcar e sal e em nada modificou seu sabor.
Como preciso de tempo, eu coloco o papel manteiga na forma e disponho os tomates já virados para baixo por uma hora ou até que comecem a murchar no forno aquecido a 200 graus. Depois eu troco o papel da forma, viro para cima e deixo secar de 4 a 8 horas até que fiquem murchos mas não duros.
Estes tomates da foto aqui chamamos de rasteirinhos e nem se precisa retirar as sementes e eles secam rapidinho pois tem pouca água. Eu viro só para baixo e depois para cima e em 4 horas estão prontos.


Depois de ficarem 1 hora virados para baixo, eu os viro para cima e deixo no forno ligado com 150° até que sequem, os tomates longa vida demoram de 6 a 8 horas e o rasteirinho ou italiano demora 4 horas para secar.




Depois de prontos eu tempero assim:
Coloco numa travessa os tomates secos, um pouco de alho picadinho, orégano e óleo. Pode-se usar também, folhas de manjericão.
Faço assim sucessivamente até encher um pote.
É claro que sendo para casa, deve-se usar azeite de oliva.


Eu já coloquei no micro-ondas para finalizar a secagem e achei mais difícil, pois uns secam antes dos outros e um dia até prendeu fogo num tomate. O melhor jeito de secar é no sol como nesta foto que tirei da internet, na Itália. Eu tenho mesa para secar no sol do verão mas preciso proteger dos insetos, então eu cubro com filó.
.



Endereços do Culinarista Mauro Rebelo

E-mail: maurorebelo@gmail.com

Blog de Culinária: http://culinariareceitas.blogspot.com
Twitter: http://twitter.com/maurorebelo
Apostilas de Culinária http://www.martinsrebelo.com/mauro/apostilas/encarte.htm
Painéis e Caricaturas para Festas Infantis: http://paineisecaricaturas.blogspot.com/
Perfil do orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=4390349023196287018
Facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=834933118
Site Bemcomer http://www.bemcomer.com.br/
Informática Passo a Passo: http://infopassoapasso.blogspot.com/
Apostilas de Artesanato http://www.martinsrebelo.com/artesanato/artesanato.htm

RECEITAS GRÁTIS EM SEU E-MAIL

Você receberá semanalmente receitas, novidades e informações de cursos e concursos de culinária. É grátis.

Para assinar, é só mandar uma mensagem para
assinar-maurorebelo@grupos.com.br que logo em seguida
receberá uma mensagem para confirmar sua assinatura.

2 comentários:

  1. OI MAURO,
    CONHECI HOJE SEU BLOG, EESTOU AMANDO, TEM INFORMAÇÕES MUITO ÚTIL, E RECEITAS MUITO GOSTOSAS.
    PARABÉNS.
    OBRIGADA
    ZO
    E MAIL. ZOMEL2006@YAHOO.COM.BR

    ResponderExcluir
  2. Oi Mauro achei muitas receitas interessantes no seu blog,essa de tomate seco é maravilhosa, não tinha nem idéia de como era feito o tomate seco.Obrigada!

    ResponderExcluir

Preencha seu comentário:


ASSISTA A AULA DA SEMANA PASSADA:

Assista a aula da semana:

TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO diet, light, diet e light, bolo de dieta, para dieta, sem açúcar sem glúten, glúten, celíacos

Postagens populares

Postagens populares