Bolo de Laranja Funcional do Mais Você da Ana Maria Braga

Esse é um bolo que participou do concurso do melhor bolo caseiro do brasil.
Quem enviou foi a Fernanda Gomes de Nova Friburgo no Rio de Janeiro

Além de funcional é um bolo de laranja fofinho e um bolo de laranja economico.

2 laranjas pera média com casca
½ xícara (chá) de óleo de soja
3 ovos
1 ½ xícara (chá) de açúcar refinado
1 xicara (chá) de farinha de trigo misturada com 1 xicara (chá) de farinha de aveia
1 colher (sopa) de fermento em pó químico (pó royal)
Geléia

1 laranja pera com casca em pedaços pequenos (sem a tampa da parte de cima e da parte debaixo, sem os caroços e sem a parte branca que une os gomos)
1 xicara (chá) de água
½ xicara (chá) de açúcar
modo de preparo

Bolo

Lave bem 2 laranjas pera média com casca em água corrente e uma bucha nova. Com uma faca corte uma tampa da parte de cima das laranjas e outra fatia da parte debaixo. Em seguida corte as laranjas em 4 partes, retire os caroços e a parte branca do meio da laranja que une os gomos. Corte as laranjas em pedaços.

Transfira as laranjas para um liquidificador, coloque 3 ovos, ½ xícara (chá) de óleo e bata até dissolver a laranja. Com o liquidificador ainda ligado crescente 1 ½ xícara (chá) de açúcar e bata. Adicione, aos poucos, 1 xicara (chá) de farinha de trigo misturada com 1 xicara (chá) de farinha de aveia e bata bem até formar uma massa homogênea. Desligue o liquidificador, transfira a massa para uma tigela, junte 1 colher (sopa) de fermento em pó e misture.

Coloque a massa em 2 formas médias com buraco no meio (14 cm de diâmetro X 12 cm de altura) untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 30 minutos (asse os bolos na parte de cima do forno) ou até que a parte de cima dos bolos estejam douradas e ao enfiar um palito ele saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar.

Geléia

No liquidificador coloque 1 laranja pera com casca em pedaços pequenos (sem os caroços e sem a parte branca que une os gomos), 1 xicara (chá) de água e bata bem até formar uma mistura homogênea. Desligue o liquidificador, transfira para uma panela, adicione ½ xicara (chá) de açúcar e leve ao fogo médio até formar uma geleia (+/- 10 minutos).

Desenforme o bolo, cubra com a geléia e sirva em seguida. (OBS: você pode ainda salpicar os bolos com linhaça ou semente de girassol descascada)

farelo de trigo

0 -->CLIQUE AQUI PARA DEIXAR MENSAGEM<--:

Postar um comentário

Preencha seu comentário:

Postagens populares

Postagens populares

 
Top