Postado por Elaine Cristina

Se você copiar esta receita para um arquivo pessoal, ou para publicar na internet, não esqueça de dar os créditos para o blog CULINÁRIA-RECEITAS , para Elaine Cristina acompanhando os links. 

Gente aqui em casa essa coisa de um prato só não funciona, então meu almoço de hoje foi: Arroz carreteiro (pode ser servido como prato único), couve flor gratinada, churrasco de panela de pressão e salada de alface.

Para o arroz :

2 de gomos de calabresa picada em cubos
200 grs de bacon picado picado em cubos
1 cebola média picada em cubos
4 dentes de alho picados
1 1/2 tomate sem semente picado em cubos
500 grs de carne seca dessalgada e desfiada 
3 1/2 xícaras de arroz cru
Sal, pimenta do reino a gosto
Cheiro verde a gosto

Refogue a calabresa e o bacon, junte a cebola e em seguida o alho. Acrescente o tomate e a carne seca. Acrescente o arroz, os temperos (cuidado pois a carne ainda fica com um pouquinho de sal)e cubra com água fervente (utilizei 6 xícaras de água). Cozinhe em fogo baixo. Polvilhe o cheiro verde e sirva.

Dica preciosa: Para dessalgar a carne seca rapidamente: usei o método da osmose para dessalgar a carne: Lavei 1/2 kg de carne seca em água corrente, retirando o excesso de sal. Em panela coloquei a carne seca em cubos e cobri com água limpa, coloquei 1 1/2 colher (sopa) de sal. Liguei o fogo e quando estava quase fervendo (formando bolhinhas) surgiu uma espuma branca, desliguei o fogo, escorri e lavei a carne, testei o sal e pro meu paladar ainda estava salgado, repeti a operação e pronto, carne dessalgada na hora.

Para a couve flor: 

1 couve-flor pequena cortada e cozida

1/2 L de leite 
1 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo 
1 1/2 colher (sopa) de manteiga 
1/2 cebola descascada
Sal e noz-moscada a gosto
1 caixinha de creme de leite
1/2 vidro (pequeno) de leite de coco
Queijo mussarela e do reino a gosto
6 fatias de presunto picado em tiras
150 grs de queijo do reino ralado
150 grs de mussarela ralada

Em uma panela, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo para derreter. Acrescente a farinha de trigo e mexa até obter uma pasta bege escuro. Retire do fogo, adicione o leite aos poucos, mexa até engrossar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos, desligue e acrescente o creme de leite e o leite de coco.
Em um refratário coloque a couve flor, por cima o presunto, depois o molho e pois os queijos ralados. Leve ao forno pra gratinar.

Para a carne (do programa Dia a Dia):

Ingredientes

2 quilos de carne bovina em cubos (fraldinha)
2 linguiças defumadas em rodelas
1 colher (sopa) de óleo
Sal e pimenta do reino a gosto

Coloque todos os ítens em uma panela de pressão e cozinhe por aproximadamente 18 a 20 minutos. Espere a panela perder toda a pressão, abra e sirva.

0 -->CLIQUE AQUI PARA DEIXAR MENSAGEM<--:

Postar um comentário

Preencha seu comentário:

Postagens populares

Postagens populares

 
Top