Web Rádio Ser Fraterno

No link abaixo vocês visualizam a programação da web rádio Ser Fraterno https://www.serfraterno.com.br/timetable Redes sociais da Rádio: Instagram Ser Fraterno https://instagram.com/webradioserfraterno Youtube Ser Fraterno https://youtube.com/@SerFraterno Facebook Ser Fraterno https://www.facebook.com/webradioserfraterno/ Whatsapp Ser Fraterno 22981525174 Redes Sociais

27 fevereiro 2009

Curcuma - Raiz é capaz de aniquilar tumores cancerígenos

Raiz é capaz de aniquilar tumores cancerígenos

Testes demonstram que cúrcuma elimina células de melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele.

Beatriz Castro Goiânia (GO)

A equipe do Globo Repórter viajou para Goiás em busca de uma riqueza pouco explorada. No cerrado brasileiro, uma especiaria trazida da Índia se adaptou bem. Pelo nome, pouca gente conhece o cúrcuma. É uma planta da família do gengibre. A parte usada na culinária fica na raiz. Depois de seca e moída, ela vira um ingrediente que a dona de casa chama de açafrão.

Indisponivel/Indisponivel

Raiz de cúrcuma, de onde é extraída a curcumina

"Na raiz encontram-se todos os componentes do açafrão, inclusive o corante, que é a curcumina, que é bem amarela”, explica o engenheiro de alimentos Celso José de Moura, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Celso José de Moura explica que a planta dá em qualquer lugar e requer pouca água. Mas o sabor do açafrão da terra, como é conhecido na região, caiu no gosto do povo goiano. Uma boa galinhada fica bem amarela por causa do tempero.

Mas o que ninguém conhecia era o poder de cura dessa raiz. A riqueza maior da cúrcuma está sendo descoberta nos laboratórios da UFG. “Quanto mais pesquisamos mais nos empolgamos porque o número de doenças em que ele tem se mostrado ativo é realmente impressionante”, diz a química Lídia Andreu.

A curcumina, um pó amarelo extraído da raiz, é cicatrizante e antiinflamatório. É usada há mais de cinco mil anos na ayurveda, a medicina tradicional indiana. Por isso, Marcella Carneiro, uma bióloga apaixonada por plantas medicinais, questionou: seria a curcumina poderosa também contra o câncer?

Marcella aplicou a curcumina sobre células com melanoma, o mais grave tipo de câncer de pele. Em poucas horas, um resultado impressionante.

“Nossos testes demonstraram que ela matou 90% de células de melanoma. A curcumina pode agir de duas maneiras: impedindo o crescimento das células cancerígenas e provocando a morte celular, aniquilando o tumor”, esclarece Marcella Carneiro.

O núcleo das células com câncer é implodido pela curcumina, mas os pesquisadores ainda não sabem os efeitos colaterais. Em breve, pacientes terminais devem testar um tratamento experimental em Goiânia.

“É muito interessante saber que a partir de uma especiaria você pode obter um tratamento para o câncer, por exemplo”, ressalta Marcella Carneiro.

O maior desafio é aumentar a absorção da curcumina pelo corpo humano. Para isso, os pesquisadores precisam vencer outro obstáculo: dominar a técnica de extração da curcumina. O extrato da planta é importado – e caríssimo.

“Pagamos em torno de R$ 1 mil por dez gramas de curcumina pura. Então, se conseguirmos extrair curcumina de alta qualidade, pura, com certeza o medicamento vai se tornar mais eficaz e vai ser bem mais barato. Eu diria que, para a saúde, esse pó amarelo vale ouro”, constata Lídia Abreu.

Mais um motivo para popularizar, no Brasil, essa especiaria tão comum na Índia.

Saiba como preparar receitas com especiarias

CHÁ DE ESPECIARIAS

Misture erva-doce, pedaços de canela em pau e semente de mostarda em quantidades iguais. Você pode fazer a quantidade que quiser e guardar para outros dias. Depois, para uma xícara, use uma colher de chá da mistura.

Importante: a água não deve ferver. Retire a água do fogo quando surgirem as primeiras bolhinhas da fervura (cerca de 92ºC). Deixe em infusão por três minutos e aproveite.

TEMPERO PREPARADO PELA FEIRANTE CÉLIA DINIZ DA COSTA

Ingredientes:

1 maço de sálvia
1 alho-poró
aipo
4 cabeças de alho
1 cebola
1 pimentão vermelho
alfavaca
hortelã
hortelã pimenta
alecrim
manjerona
óleo, azeite de oliva ou água para misturar

Modo de Fazer:

Ponha o alho no liquidificador. Para ajudar a bater, use um pouco de óleo, azeite de oliva, ou água. Depois, vá acrescentando os temperos, um a um, até que obter uma mistura homogênea. Em seguida, adicione uma xícara de sal, que ajuda a conservar a mistura.

GELÉIA DE PIMENTA

Ingredientes:

Atenção: Acreditamos que esta receita esteja errada. Estou entrando em contato com o globo repórter para correção. Provavelmente onde está escrito 2 quilos de pimenta, devem ser 2 quilos de açúcar.
2 quilos de pimenta
2,5 litros de água
150g de pimenta dedo-de-moça sem sementes
10g de ácido cítrico
13g de pectina

Modo de Fazer:

Coloque a água em uma panela. Acrescente o açúcar, separando um pouco para ser misturado depois com a pectina. Adicione a pimenta, que deve ser batida no liquidificador com um pouco de água antes de ir para a panela. Acenda o fogo e mexa. Depois coloque a pectina misturada ao açúcar que ficou separado. Por fim, acrescente o ácido cítrico. Deixe ferver por 40 minutos. Está pronto.

PIMENTA NO VINAGRE (receita da agricultora Leni Nörnberg)

A receita é ideal para quem gosta de pimenta mais fraca e deve ser feita com o fruto fresco. Pegue um vidro para acondicionar a pimenta e esterilize (escalde com água quente). Em seguida, coloque nacos de pimenta sem sementes. Colorida fica melhor. Cubra com vinagre. Se preferir mais forte, utilize pimenta seca e cubra com azeite.

15 comentários:

  1. Ola !!! Gostaria de adquirir a curcumina e nao sei onde se vende!!

    ResponderExcluir
  2. Ola !! Gostaria de comprar a curcumina e nao sei onde!!! Grata pela atencao

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostaria de algumas receitas com o uso do açafrão (curcumina ).Alguma receita de comida indiana. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Gostaria de receber alguma receita com o açafrão (curcumina ) e algumas receitas de comida indiana. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Gostaria de receber algumas receitas com o açafrão ( curcumina ) e também algumas receitas de comida indiana. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. GOSSTARIA DE ADQUIRIR ESSE CURCUMINA COMO FACO E ONDE VENDE??

    ResponderExcluir
  7. gostaria de receber receitas vegetarianas, com curcumina/açafrao e gostaria tambem de saber onde, no Rio de Janeiro, poderei comprar a curcumina BOA, porque meu marido está com dois nodulos no pulmao e ele aceitou dar inicio a se alimentar tambem com esse condimento, mas nao sei como preparar para ele. Depois, poderei passar para voces o resultado da tomografia. Grata Izabel Cristina Nascimento email blitzyuri@suipa.org.br

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber como usar a curcumina em receitas, ou chás pois estou com vários linfonodos e sou adepta a usar o máximos de produtos naturais.
    Grata,
    Marcia R. C. Bartapelli- Curitiba - Paraná
    e-mail marciabartapelli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá! POderia me mandar algumsa receitas com o açafrão (curcumina ) e também algumas receitas de comida indiana? Onde posso comprar a curcumina?

    Att. Gumercindo Moroz - Curitiba-PR

    E-Mail: morozh@ig.com.br

    ResponderExcluir
  10. minha irma esta com cancer.Teve que fazer uma biopsia(carcinoma de origem indeterminado),esta com acompaNHAMENTO MEDICO . GOSTARIA DE ADQUIRIR ACURCUMINA,COMO FAÇO ,E ONDE VENDE?RECEITAS COM A CURCUMINA

    .LEILAPONTESRJ@YAHOO.COM.BR

    ResponderExcluir
  11. eu uso essa raiz e gostaria de saber como usaria essa raiz para casos de cancer, eu geralmente como uma colher de cha alias coloco na boca e engulo,morenaal@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. eu gostaria de saber se devemos colocar a pimenta na cúrcuma ou ela ja vem com quando compramos por favor me indique a quantidade certa para fazer o tempero,tenho um filho que teve cancer de cólon e intestino e quero praparar a curcuma de forma correta,obrigado

    ResponderExcluir
  13. meu filho tm cancer metastatico de colon no figado,eu gostaria de saber como preparar o cúrcuma,pois comprei em lojas mas não sei se é o correto,como se prepara,leva alguma coisa a mais,me mende tambem algumas receitas que levem curcuma,o meu Imail é teteschuenck@hotmail.com,é urgente muito obrigado.

    ResponderExcluir
  14. a ninha duvida é igual a deste senhor rennan que postou sua duvida em28 de abril de 2010

    ResponderExcluir

Preencha seu comentário:


ASSISTA A AULA DA SEMANA PASSADA:

Assista a aula da semana:

TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO diet, light, diet e light, bolo de dieta, para dieta, sem açúcar sem glúten, glúten, celíacos

Postagens populares

Postagens populares