*Jane

Olá pessoal

Faço bala de coco (que aqui em Minas chamamos de bala Delícia) há uns 8 anos. Faço por encomenda e, quase não dou conta de tanto pedido. Faço branquinha, recheada e gelada. Minhas balas, modéstia a parte, já foram até para o exterior (Estados Unidos, Alemanha, Dinamarca e outros) por pessoas que têm parentes fora e levam. O pior é que as balas passeiam e eu fico, rsrsrs. Agora difìcilmente perco uma bala, mas no começo, nem sempre foi assim. A primeira vez que fiz, uma vizinha veio à minha casa e me explicou. Depois fui fazer sozinha e aí vi que não era tão fácil como parecia. Às vezes ficava boa, outras açúcarava, sem contar as bolhas na mão (ela me disse que tinha que puxar quente). Aos poucos, fui conseguindo descobrir como fazer para não perder a bala. Embora não seja tão fácil, também não é tão difícil (eu sou teimosa, quando quero uma coisa, não desisto). Até parece aquela propaganda: sou brasileira, não desisto nunca, rsrsrs.

Para quem não está acostumada, é melhor fazer meia receita de cada vez.Vamos por passos:

BALA DE COCO (BALA DELÍCIA)

1 vidro de 200 ml de leite de coco (integral)
a mesma medida de água
1 kg de açúcar refinado

1º passo: A panela tem que ser de alumínio.
2º passo: A pedra tem que ser mármore ou, no máximo, granito e tem que estar bem gelada. Se necessário, colocar um saco plástico com pedras de gelo, no mármore, até ficar bem frio.
3º passo: Colocar o leite de coco, a água e o açúcar na panela e mexer bem (fora do fogo) até dissolver o açúcar.
4º passo: Com um pincel molhado em água, limpar as bordas da panela, pois se ficarem cristais de açúcar, a bala pode açucarar.
5º passo: Levar ao fogo e não mexer mais. A calda vai subir e depois começar a abaixar (reduzir). Quando estiver borbulhando e começar a amarelar, abaixe o fogo e comece a testar o ponto.
6º passo: O Ponto: com a ponta de uma colher, tire um pouco de calda e jogue sobre uma xícara, com água em temperatura ambiente, fazendo movimentos circulares. A calda cai em fios. Pegue esses fios com os dedos e tente quebrá-los. Se quebrar como se fosse vidro, está no ponto. Caso contrário, continue testando até chegar ao ponto, sempre trocando a água da xícara.
7º passo: Vire no mármore untado com margarina (não use manteiga, pois a bala fica rançosa mais rápido, diminuindo sua durabilidade). Importante: não raspe a panela, apenas vire-a no mármore e deixe escorrer a calda, senão ela pode açucarar.
8º passo: Quando as beiradas da massa começarem a endurecer, comece a virar a massa no mármore, colocando na parte que está mais fria. Quando ficar na temperatura da mão, comece a puxar, até que fique branquinha e riscada. Então, corte com tesoura e deixe secar espalhadas sobre o mármore ou um tabuleiro. Após secar, colocar em recipiente tampado. Desse jeito, dura por uns 7 dias, fora da geladeira. Se quiser colocar na geladeira (sempre tampada), ela dura até mais de um mês. Se quiser congelar, dura até 1 ano.
Pode ser feita gelada ou recheada.

Quando termina de cortar a bala ela ainda está dura. Só vai ficar macia depois de algumas horas (geralmente 6 a 8 horas depois).

Fadua

Tbm faço bala delícia

Sou mineira e lá se faz muito a bala delícia, chamada de bala de coco em Sampa.
O segredo é que na hora que se coloca os ingredientes na panela ainda frios, não podem ser mexidos com colher só com o dedo, leve ao fogo.
A mistura vai ferver, ficar atento para não deixar cair da panela, vai diminuindo e subindo o fogo, quando reduzir bem esse líquido e ficar meio amarelado no centro, pega-se com uma colher de inox um pouco da bala e despeje em um copo com água fria, formará um fios retire com os dedos e se quebrar, já está no ponto.
Despeje em uma pedra de mármore untada com manteiga sem sal.
As bordas esfriam mais rápido (o ponto correto de enrolar) é qd consegue ficar com os dedos no centro da bala contando até dez, eu unto minhas mãos com um pouquinho de manteiga e sempre chamo mais uma pessoa para me ajudar a puxar.
Vai puxando e torcendo ao mesmo tempo, o doce vai ficando perolado puxe o mais fino que puder fazendo fios de + ou -
8cmt e corte com tesoura.
As balas ficam puxentas, após algumas horas elas desmacham na boca.
São maravilhosas, por isso se chamam Bala Delícia!
Recadinho pro Mauro pode tentar com essa receita que não haverá erro...abraços

Minha receita

Bala Delícia!!!!!

2 garrafinhas de leite de coco
1 kilo de açúcar
1 xic de água

Faça uma calda em ponto de vidro com a água e o açúcar (mexer com dedo antes de ligar o fogo, não pode colocar colher, só quando for conferir o ponto num copo de água fria)
Quando der ponto acrescente o leite de coco, assim que começar amarelar e soltar do fundo, está bom, colocar em mármore untado com manteiga (sem sal)
Quando esfriar puxar até ficar branco, cortar com tesoura

*Jane

Bala Delícia

Fadua, eu mexo com colher mesmo (antes de ir ao fogo) e sempre deu certo.
Ana Flávia, infelizmente ainda não descobri um jeito de cortar bala que não seja com a tesoura. Já vi uma culinarista na tv marcar a bala com uma espátula de metal e deixar secar no mármore. Quando estiver seca, bater os cordões de bala no mármore para separá-las, mas fica um corte feio e ainda ocupa o mármore. Eu corto com a tesoura sobre um tabuleiro, onde ficam até secar. Só então coloco em embalagens plásticas fechadas.




Vídeo da Coleção União



Endereços do Culinarista Mauro Rebelo

E-mail:
maurorebelo@gmail.com

Twitter: http://twitter.com/maurorebelo
Apostilas de Culinária http://www.martinsrebelo.com/mauro/apostilas/encarte.htm
Painéis e Caricaturas para Festas Infantis: http://paineisecaricaturas.blogspot.com/
Perfil do orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=4390349023196287018
Site Bemcomer http://www.bemcomer.com.br/
Informática Passo a Passo: http://infopassoapasso.blogspot.com/
Apostilas de Artesanato http://www.martinsrebelo.com/artesanato/artesanato.htm


Bala de coco gelada
Balas de coco geladas
Balinhas de coco fresco

22 -->CLIQUE AQUI PARA DEIXAR MENSAGEM<--:

  1. Olá, tudo bem!!??
    Você não imagina como procurei uma receita de baba de coco....minha baba fazia para mim e tenho essa lembrança.....gostosa dela fazendo...!!!
    adorei, vou tentar fazer...e te falo o que aconteceu!!!

    beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  2. ola jane boa tarde, estou tentando fazer a bala de coco gelada, mas ela fica bem molinha mesmo, desmanchando na boca, só quew ainda nao deu certo, vc sabe o q pode estar ocorrendo de errado? ela seca fica legal, mas quando coloco o leite de coco e o coco ela nao amolece!!!!

    bjim

    lulider@terra.com.br

    obrigada viu

    ResponderExcluir
  3. Olá Jane.

    Faço bala de coco com e sem recheio a 2 anos, porém minha bala não dura mais que 15 a 20 dias é isso mesmo?

    Agradeço desde já a sua atenção.
    (nathy_egal@yahoo.com.br)
    Obrigada
    Natália!

    São Paulo/SP

    ResponderExcluir
  4. óla! achei sua receita bem econômica e boa, também vou fazer faço muita balas de coco
    de uma olha da nas minhas receitas de balas de coco recheiada de morango fica uma delícia ok!
    meu blog http;//culinariaimperdivel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. oi pessoal , tentei fazer a bala e ganhei foi 3 bolha na mao....rsrrs vou tentar mais tarde quando sarar5rrr, a receitaé boa mais acho q nao consuigo bater a bala.

    ResponderExcluir
  6. Para Luciana:
    Você disse que ela seca fica legal, mas quando coloca o leite de coco e o coco ela nao amolece.

    Bom, primeiro você precisa deixar a bala amolecer, como se fosse fazer uma bala comum. Só depois de macia é que você coloca o leite de coco e o coco ralado.

    ResponderExcluir
  7. Natália, a bala realmente não dura mais do isso se for guardada em temperatura ambiente. Se for guardada em geladeira dura até um pouco mais de 1 mês e, se for congelada até 4 meses. Se deixar em geladeira ou congelar, quando for comer, tirar da geladeira ou freezer e deixar tampada por mais ou menos 30 minutos até que volte a temperatura normal, pois assim elas não ficam "suadas" (mesmo processo dos docinhos congelados).
    Desculpem a demora nas respostas.

    ResponderExcluir
  8. Olá tudo bem?Estou tentando fazer sua receita segui a risca só que não consegui puxa será o que eu fiz errado.A bala endureceu muito rápido ai não consegui.

    ResponderExcluir
  9. olá!q Deus lhe abençoe mesmo!foi a melhor receita q já peguei da internet!muito obrigada pois me ajudou muito sua clareza!!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Jane, na receita ñ vai coco só o leite de coco... se eu tbm acrescentar o coco desanda a receita?
    Obrigado !

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Jane!
    Me chamo Fatima,sou mineira e vivo na Italia hà 20 anos e nao perdi os meus costumes.
    Procuro sempre receitas e tento fazer,mas gosto muito de cozinha. Vou temtar fazer a bala delicia
    depois te falo como veio ok?
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo
    a bala de coco só usa o leite de coco (você pode fazer o leite usando coco fresco batido com água e espremido em um pano). Quando for cortar as balas você pode cortá-las sobre uma assadeira com coco ralado, assim elas colam no coco. Só que duram menos tempo, pois o coco faz com que elas fiquem rançosas mais rápido.

    ResponderExcluir
  13. Rita de Cássia
    se você não conseguiu puxar porque ela endureceu muito rápido é porque você tirou o ponto muito forte.

    ResponderExcluir
  14. BOA TARDE!
    sou mineira tbem, porém moro no rio de janeiro
    á pouco tempo , devido ao desemprego em minas.
    adorei as suas dicas, como estou desempregada
    resolvi tentar fazer essas deliciasssss
    será que vc pode me ajudar ? como e de que maneira faço o congelamento? fechadas/ abertas?
    essa é minha dúvida!
    obrigada! bjs !! joziane meu email é jozianemaciel@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. OIE ME CHAMO VANESSA QUERO AJUDAR MEU MARIDO TENHO DOIS FILHOS SERA QUE CONSIGO FAZER ESSA BALA E A QUANTO POSSO VENDER OBRIGADA VANESSA

    ResponderExcluir
  16. OI..

    UMA DICA PARA QUEM NAO CONSEGUIR FAZER A BALA,

    ..SE ELA AÇUCARAR (VIRAR UMA PEDRA DURA DE AÇUCAR), VOLTE ELA NO FOGO COM MAIS 1 LITRO DE LEITE E DEIXE APURAR BASTABTE ( +OU- 45 A 60M) E ELA VIRA DOCE DE LEITE CASEIRO..
    UMA DELICIA.. NUNCA COMI MELHOR!!

    ESPERO QUE TENHA AJUDADO A NAO PERDER A MASSA..

    BJUSS
    cAROLINA GOMIEIRO

    ResponderExcluir
  17. oi minha bala dá super certo, só que qdo seca fica meio arenosa...não sei se é esse o termo..ofato é que não fica macia de derreter naboca ...aguardo...obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Oie, ja tentei fazer essa bala, porem vivo fora do Brasil e o açucar daqui não e da cana de açucar e tirado da batata ou da beterraba, eu acho q por isso ela não fica amarelada fica sempre branquinha, pode me da alguma dica, obrigada

    ResponderExcluir
  19. Se a bala açucarar é só voltar com ela para a panela com mais 100 ml de água e desfazer as pedras com uma colher de pau. Depois que começar a ferver tem que parar de mexer.
    Ah... eu consigo fazer em cima da mesa de vidro! Dá super certo! (na minha casa não tem superfície de pedra.)

    ResponderExcluir
  20. Olaaaa
    Fiz a receita da bala algumas vezes e não consegui fazer com que ela desmanchasse na boca, será por quê??
    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Não é tão fácil alcançar o ponto da bala. Por isso algumas pessoas não conseguem.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia, Jane
    Quero fazer curso de balas.
    Moro no RJ. Você dá algum curso de balas??

    ResponderExcluir

Preencha seu comentário:

Postagens populares

Postagens populares

 
Top