Web Rádio Ser Fraterno

No link abaixo vocês visualizam a programação da web rádio Ser Fraterno https://www.serfraterno.com.br/timetable Redes sociais da Rádio: Instagram Ser Fraterno https://instagram.com/webradioserfraterno Youtube Ser Fraterno https://youtube.com/@SerFraterno Facebook Ser Fraterno https://www.facebook.com/webradioserfraterno/ Whatsapp Ser Fraterno 22981525174 Redes Sociais

17 março 2008

Terrina de salmão em camadas (Daniel Figueiredo)



Perfil de Daniboy
Blog Panela de Cobre
Flickr de Daniboy

Ontem ainda de madrugada(20/02/2008), quando fui ao supermercado, próximo do caixa vi um livro só com receitas de salmão, como tinha (e ainda tenho) alguns filés congelados no freezer, pensei ser uma inspiração. O livro se chama "Salmão", da editora Manole, tem fotos lindas, e penso que por isso mesmo me senti um pouco frustrado, minha terrina não ficou em nada parecida com a da foto da receita... É certo também que eu modifiquei um pouco a receita, primeiro a fazendo em forminhas individuais e segundo por omitir duas camadas, uma segunda de salmão cozido e outra com o creme de agriãozinho, não tinha tempo pra esperar todas as camadas solidificarem. Mas independente da aparência (que pelo menos pra mim ficou péssima) é muito saborosa, ótima para ser servida como entrada. Publicarei como está no livro.

já partida

2 colheres de sopa de água gelada
2 colheres de chá de gelatina em pó sem sabor
1 filé de salmão de aproximadamente 400g sem pele
1/2 cubo de caldo de peixe
50 g de agrião picadinho
casca ralada de 1 limão-siciliano
300 ml de nata ou creme de leite fresco
300 g de salmão defumado em fatias
sal e pimenta-do-reino
galhinhos de agrião para decorar

Coloque a água numa tigela e salpique a gelatina, de maneira que todo o pó seja absorvido. Deixe hidratar por 5 minutos. Corte o salmão fresco em filézinhos e arrume-os em uma única camada numa panela a vapor. Tampe e cozinhe por 3 a 4 minutos até que o salmão solte lascas quando espetado com uma faca. Retire o recipiente interno do vapor, destampe e deixe esfriar. Repita a operação até cozinhar todo o salmão. Use 150 ml de água do cozimento (panela de baixo) para dissolver o cubo de caldo e deixe esfriar.
Misture o agrião picadinho e a casca de limão ao creme de leite fresco e tempere com sal e pimenta-do-reino.
Leve 1/3 da gelatina para aquecer em banho-maria por 4 a 5 minutos até que fique transparente e esteja totalmente dissolvida. Misture esse 1/3 de gelatina dissolvida com 1/3 do caldo já frio e 1/3 do creme de leite, reserve.
Forre uma forma de bolo inglês (1kg de capacidade) com filme plástico, de modo que ultrapasse as bordas da forma. Cubra o fundo e as laterais da forma com fatias de salmão defumado, reserve algumas fatias para colocar por cima quando acabar de enchê-la. Despeje a mistura de creme de leite com caldo e gelatina e leve à geladeira por 2 horas até que esteja firme.
Retire da geladeira e arrume uma camada de filés de salmão cozido. Derreta o que sobrou da gelatina, misture ao restante creme de leite e do caldo e espere esfriar. Despeje metade dessa mistura sobre as fatias de salmão cozido. Arrume outra camada de salmão e cubra com outra metade da mistura de creme de leite. Finalize a terrina com uma camada de salmão defumado. Dobre as pontas do filme plástico sobre a forma e leve à geladeira por pelo menos 3 a 4 horas até estar completamente firme. Essa receita também pode ser preparada de véspera.
Para servir, descobre o filme plástico e vire a terrina sobre uma travessa. Remova o plástico e a forma e corte em 8 pedaços. Arrume as fatias sobre os pratos e enfeite com os galhos de agrião
Todas as receitas deste blog são de responsabilidade de quem as enviou.

Receba receitas e novidades em seu e-mail.
Efetue a assinatura GRÁTIS na caixa abaixo:



Se você já é assinante do grupo bemcomer ou do jornal da comunidade CULINÁRIA-RECEITAS, não precisa se cadastrar novamente.

Incremente seu negócio ou faça sucesso em sua casa comprando as apostilas digitais (envio por e-mail) do Culinarista Mauro Rebelo
COMPRE NO LINK:
http://www.maurorebelo.com/loja/index.php?cPath=63_41

Abraços
Mauro Rebelo
www.maurorebelo.com
www.bemcomer.com.br
Perfil Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=18194350122075173750
Comunidade: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=72472

Um comentário:

  1. Mauro, adoro as receitas deste blog, gostaria muito de add aos meus favoritos. Você me autoriza?
    ;D

    Abraço e sucesso!

    e-mail: jeuflower@hotmail.com

    ResponderExcluir

Preencha seu comentário:


ASSISTA A AULA DA SEMANA PASSADA:

Assista a aula da semana:

TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO diet, light, diet e light, bolo de dieta, para dieta, sem açúcar sem glúten, glúten, celíacos

Postagens populares

Postagens populares