Aprenda a fazer chips de legumes
A receita com inhame ou beterraba, pode ser frita ou assada.
Veja as dicas para deixar o chips crocante e sequinho.
imprimir
Escolha legumes mais firmes e tire a casca antes de fatiar. O fatiador deve estar numa espessura bem fina e bem amolado. Se o corte for muito grosso ela vai encharcar demais no processo de fritura e ficará murcha e mole por dentro.
Outro truque é virar o legume durante o procedimento de corte, para a fatia ficar torta. Deixe as fatias na água para que o legume não fique escuro e nem grude um no outro. Se fizer chips de cará ou inhame, lave antes para tirar a baba do legume e seque no papel toalha.
Frite numa panela funda com uma boa quantidade de óleo. Ele precisa estar bem quente para que as fatias fiquem crocantes e sequinhas. Para saber se a temperatura é a ideal, pegue uma amostra do legume a ser frito, coloque na panela já com o óleo, se o legume subiu à superfície e boiar no óleo está na temperatura correta, se ele afundar retire e deixe o óleo aquecer mais um pouquinho.
A beterraba fica mais sequinha se for empanada. Coloque farinha de trigo num saco plástico e sacuda um pouco. A farinha, quando entra em contato com o óleo, volta a ficar na cor natural.
O chips pode ser feito também no forno. Forre com um papel alumínio e espalhe um pouco de óleo ou azeite. Coloque o sal antes de colocar no forno porque ele ajuda a retirar a água das fatias e isso acelera um pouco o processo
Deixe no forno, pré-aquecido em temperatura baixa, por 15 minutos. O forno não deve estar muito quente porque os legumes tostam demais, e a ideia é que ele vá desidratando aos poucos para ficar crocante.
Prepare molhos para combinar com os chips de legumes:
Molho de mostarda e maçã
Pique a maçã em cubos pequenos. Misture com molho de mostarda. Acrescente mel para quebrar a acidez da mostarda. A quantidade vai de acordo com paladar de cada um.
Molho de rapadura - para combinar com chips de cará.
Derreta a rapadura e acrescente um pouco de aceto balsâmico.
Molho de cream cheese com iogurte
Misture o cream cheese com o iogurte. Para incrementar o molho, basta acrescentar tomilho e manjericão.
2 Técnicas :
- Método tradicional
- Método de cobertura que não vai ao fogo.
Para comprar, entre no link abaixo: http://www.martinsrebelo.com/mauro/apostilas/encarte.htm
Se tiver alguma dificuldade ou dúvida, mande e-mail para maurorebelo@gmail.com
Quem mora no exterior, entre em contato pois temos cobrança por Paypal. Você encontra nesta apostila: * Mais de 50 fotos do passo a passo. * Receita de massa de docinho básica e dicas para variar o sabor. * Receita de glacê real para decorar. * Método tradicional de fondar doces. * Método de cobertura de docinhos que não vai ao fogo. * Uso de formas de acetato, moldes de silicone e modelagem na mão. * Como perolar doces. * Uso de saco plástico para decorar letras em cima dos doces. * 6 sugestões de decorações. Uma delas é um lindo docinho para festas infantis. * Informação de validade dos doces.
Endereços do Culinarista Mauro Rebelo
E-mail: maurorebelo@gmail.com
Twitter: http://twitter.com/maurorebelo
Apostilas de Culinária http://www.martinsrebelo.com/mauro/apostilas/encarte.htm
Painéis e Caricaturas para Festas Infantis: http://paineisecaricaturas.blogspot.com/
Perfil do orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=4390349023196287018
Facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=834933118
Site Bemcomer http://www.bemcomer.com.br/
Informática Passo a Passo: http://infopassoapasso.blogspot.com/
Apostilas de Artesanato http://www.martinsrebelo.com/artesanato/artesanato.htm
RECEITAS GRÁTIS EM SEU E-MAIL
Você receberá semanalmente receitas, novidades e informações de cursos e concursos de culinária. É grátis. Para assinar, é só mandar uma mensagem para assinar-maurorebelo@grupos.com.br que logo em seguida receberá uma mensagem para confirmar sua assinatura.
Hum Mauro amei essa receita, eu conheço os feitos no microondas que tb ficam muito gostosos.
ResponderExcluirJá sei o que fazer de belisco para o fim de semana.
Bjs