Web Rádio Ser Fraterno

No link abaixo vocês visualizam a programação da web rádio Ser Fraterno https://www.serfraterno.com.br/timetable Redes sociais da Rádio: Instagram Ser Fraterno https://instagram.com/webradioserfraterno Youtube Ser Fraterno https://youtube.com/@SerFraterno Facebook Ser Fraterno https://www.facebook.com/webradioserfraterno/ Whatsapp Ser Fraterno 22981525174 Redes Sociais

13 novembro 2017

O que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional nos Rótulos:

O que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional nos Rótulos:

Valor Energético É a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, prote- ínas e gorduras totais. Na rotulagem nutricional o valor energético é expresso em forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ). Obs: Quilojoules (kJ) é outra forma de medir o valor energético dos alimentos, sendo que 1 kcal equivale a 4,2 kJ.

Carboidratos São os componentes dos alimentos cuja principal função é fornecer a energia para as células do corpo, principalmente do cérebro. São encontrados em maior quantidade em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, tubérculos (como batata, mandioca e inhame) e doces em geral.

Proteínas São componentes dos alimentos necessários para construção e manutenção dos nossos órgãos, tecidos e células. Encontramos nas carnes, ovos, leites e derivados, e nas leguminosas (feijões, soja e ervilha)

Gorduras Totais As gorduras são as principais fontes de energia do corpo e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto de origem vegetal.

Gorduras Saturadas Tipo de gordura presente em alimentos de origem animal. São exemplos: carnes, toucinho, pele de frango, queijos, leite integral, manteiga, requeijão, iogurte. O consumo desse tipo de gordura deve ser moderado porque, quando consumido em grandes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração. Alto %VD signifi ca que o alimento apresenta grande quantidade de gordura saturada em relação à necessidade diária de uma dieta de 2000 Kcal.

Gorduras Trans ou Ácidos Graxos Trans Tipo de gordura encontrada em grandes quantidades em alimentos industrializados como as margarinas, cremes vegetais, biscoitos, sorvetes, snacks (salgadinhos prontos), produtos de panifi cação, alimentos fritos e lanches salgados que utilizam as gorduras vegetais hidrogenadas na sua preparação. O consumo desse tipo de gordura deve ser muito reduzido, considerando que o nosso organismo não necessita desse tipo de gordura e ainda porque, quando consumido em grandes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração. Não se deve consumir mais que 2 gramas de gordura trans por dia. Obs: O nome trans é devido ao tipo de ligações químicas que esse tipo de gordura apresenta.

Fibra Alimentar Está presente em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. A ingestão de fi bras auxilia no funcionamento do intestino. Procure consumir alimentos com alto %VD de fi bras alimentares!

Sódio Está presente no sal de cozinha e alimentos industrializados (salgadinhos de pacote, molhos prontos, embutidos, produtos enlatados com salmoura) devendo ser consumido com moderação uma vez que o seu consumo excessivo pode levar ao aumento da pressão arterial. Evite os alimentos que possuem alto %VD em sódio.



Além de saber o que é VALOR DIÁRIO DE REFERÊNCIA e entender o signifi cado de cada nutriente da INFORMAÇÃO NUTRICIONAL OBRIGATÓRIA, é importante saber utilizar todas essas informações. Mas não é necessário fi car somando as quantidades de cada nutriente para saber se atingiu ou não as recomendações diárias. O importante é escolher alimentos mais saudáveis a partir da comparação de alimentos similares, como, por exemplo, escolher o iogurte, queijo, pão mais adequado para a saúde da sua família. Para isso basta saber que um alto %VD indica que o produto apresenta alto teor de determinado nutriente. Já os produtos com %VD reduzido indicam o contrário. Para ter uma alimentação mais saudável dê preferência a: • Produtos com baixo %VD para gorduras saturadas, gorduras trans e sódio; • Produtos com alto %VD para as fi bras alimentares.


Todas as 5 Aulas de 
*ROTULAGEM NUTRICIONAL OBRIGATÓRIA*
MATERIAL GRÁTIS
Aulas retiradas da Cartilha da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)

*Compartilhe com os Amigos*

1) Rotulagem Nutricional Obrigatória
http://www.culinariareceitas-grupo.com.br/2017/11/rotulagem-nutricional-obrigatoria.html

2) Informação Nuricional Obrigatória
http://www.culinariareceitas-grupo.com.br/2017/11/informacao-nutricional-obrigatoria.html

3) O Que Significam os Itens da Tabela
http://www.culinariareceitas-grupo.com.br/2017/11/o-que-significam-os-itens-da-tabela-de.html

4) Situações Que Encontramos no Momento das Compras
http://www.culinariareceitas-grupo.com.br/2017/11/situacoes-que-encontramos-no-momento.html

5) O Que É Diet e Light - Dúvidas Frequentes - Para Portadores de Alguma Doença: Diabetes Melitus, Pressão Alta, Colesterol Alto, Triglicerídeo Alto, Doença Celíaca e Tabela de Porções.
http://www.culinariareceitas-grupo.com.br/2017/11/o-que-e-diet-e-o-que-e-light.html

FONTE:
Ministério da Saúde
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Gerência Geral de Alimentos
Universidade de Brasília
Departamento de Nutrição
Editado para o blog por Mauro Rebelo

*QUER SER AVISADO DAS AULAS GRATUITAS?👀*
Se você quer ser lembrado das aulas, cadastre-se para receber os avisos peloWhatsapp. Cadastre o número do Culinarista Mauro Rebelo 22981291428 e envie uma mensagem com seu nome e solicitando o cadastro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Preencha seu comentário:


ASSISTA A AULA DA SEMANA PASSADA:

Assista a aula da semana:

TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO diet, light, diet e light, bolo de dieta, para dieta, sem açúcar sem glúten, glúten, celíacos

Postagens populares

Postagens populares