Web Rádio Ser Fraterno

No link abaixo vocês visualizam a programação da web rádio Ser Fraterno https://www.serfraterno.com.br/timetable Redes sociais da Rádio: Instagram Ser Fraterno https://instagram.com/webradioserfraterno Youtube Ser Fraterno https://youtube.com/@SerFraterno Facebook Ser Fraterno https://www.facebook.com/webradioserfraterno/ Whatsapp Ser Fraterno 22981525174 Redes Sociais

16 novembro 2017

O que é DIET e o que é LIGHT

Dúvidas Frequentes e Dúvidas sobre Diet e Light

DÚVIDAS FREQUENTES

Todos os alimentos e bebidas embalados precisam ter Rotulagem Nutricional? 

Todos, com exceção das bebidas alcoólicas; especiarias (como, por exemplo, orégano, canela e outros); águas minerais naturais e as demais águas envasadas para consumo humano; vinagres; sal, café, erva mate, chá e outras ervas sem adição de outros ingredientes (como leite ou açúcar); alimentos preparados e embalados em restaurantes e estabelecimentos comerciais, prontos para o consumo como sobremesas, musse, pudim, salada de frutas; os produtos fracionados nos pontos de venda a varejo comercializados como pré-medidosm, como queijos, salame, presunto; as frutas, vegetais e carnes in natura, refrigerados e congelados.

Embalagens muito pequenas também devem trazer a rotulagem nutricional? 

Os alimentos com embalagens cuja superfície visível para rotulagem seja menor ou igual a 100 cm2 não necessitam apresentar a informação nutricional obrigatória. Se esses alimentos forem processados para dietas com restrição de nutrientes (“diet”) ou com valor energético e/ou o(s) nutriente(s) reduzido(s) (‘light”), devem apresentar informação nutricional obrigatória.

Existe obrigatoriedade da declaração de Medida Caseira? 

Sim. A Informação Nutricional obrigatoriamente deve apresentar, além da quantidade da porção do alimento em gramas ou mililitros, o correspondente em medida caseira, utilizando utensílios domésticos como colher, xícara, copo, dentre outros.

O número de porções contido na embalagem do alimento deve ser declarado no rótulo? 

Não. Caso seja declarado, pode constar na tabela de informação nutricional ou em local próximo a esta. 

A rotulagem nutricional é obrigatória também para produtos a granel e/ou pesados à vista do consumidor?

A legislação não se aplica aos produtos vendidos a granel ou pesados à vista do consumidor. 

Por que no nutriente Gordura Trans não aparece o %VD? 

Porque não existe valor estabelecido, uma vez que o consumo de gordura trans não deve ser estimulado. Deve-se procurar sempre observar os alimentos com os menores teores de gordura trans

Por que algumas informações aparecem como não signifi cativas? 

Porque os valores são tão pequenos, apesar de não serem ZERO, que são considerados não signifi cativos para o consumo.

Alguns rótulos não apresentam todos os nutrientes, por quê? 

Em alguns casos o fabricante de alimentos pode utilizar a DECLARAÇÃO NUTRICIONAL SIMPLIFICADA. É quando alguns nutrientes estão presentes em tão baixas concentrações que estas são consideradas quantidades não signifi cativas para a alimentação do indivíduo.

DÚVIDAS SOBRE DIET E LIGHT

Os consumidores muitas vezes procuram por alimentos diet e light. Mas não sabem ao certo o que essa denominação quer dizer. Aqui temos uma série de perguntas e respostas que esclarecem a diferença entre diet e light.

Alimentos DIET São os alimentos especialmente formulados para grupos da população que apresentam condições fi siológicas específicas. Como, por exemplo, geléia para dietas com restrição de açúcar. São feitas modifi cações no conteúdo de nutrientes, adequado-os a dietas de indivíduos que pertençam a esses grupos da população. Apresentam na sua composição quantidades insignifi cantes ou são totalmente isentos de algum nutriente.

Alimentos LIGHT São aqueles que apresentam a quantidade de algum nutriente ou valor energético reduzida quando comparado a um alimento convencional. São defi nidos os teores de cada nutriente e ou valor energético para que o alimento seja considerado light. Por exemplo, iogurte com redução de 30% de gordura é considerado light.


PARA OS PORTADORES DE ALGUMA DOENÇA:

Os portadores de enfermidades devem ler os rótulos dos alimentos, observando a lista de ingredientes e a rotulagem nutricional para verifi car a presença daquele ingrediente ou nutriente que não deve consumir ou que pode consumir em baixa quantidade. 

Diabetes Melitus 
Atenção aos alimentos com açúcares em sua composição, sendo ele diet ou light. Os produtos diet destinados para dietas com restrição de carboidratos, dietas com restrição de gorduras e dietas de ingestão controlada de açúcares, devem conter a seguinte advertência: “Diabéticos: contém (especifi car o mono e/ou dissacarídeo – glicose / frutose / sacarose)”, caso contenham esses açúcares.” 

Pressão alta 
Atenção ao conteúdo de sódio descrito na informação nutricional dos rótulos. Os produtos diet ou light em sódio apresentam baixo ou reduzido teor em sódio. Devem ser evitados produtos que contenham sacarina e ciclamato de sódio, que, embora sejam adoçantes, são substâncias que contêm sódio.

Colesterol alto 
A escolha de alimentos deve ser baseada no conteúdo de gorduras totais, gorduras saturadas e trans. Os produtos para dietas com restrição de gorduras (diet) só podem conter 0,5g de gordura em 100g do produto. Os produtos com baixo teor de colesterol (light) podem apresentar no máximo 20mg de colesterol em sólidos e 10mg em líquidos, em 100g ou 100ml do produto.

Triglicerídeo alto 
Preferir alimentos reduzidos em gorduras e açúcares. Os alimentos diet e light podem ser usados, mas com algumas considerações. Por exemplo, o chocolate diet em açúcar não tem este ingrediente já que foi elaborado para o consumo das pessoas que não podem consumir açúcar. Em compensação, apresenta mais gordura do que o chocolate convencional, por isto deve ser consumido com moderação. Outro exemplo é o requeijão light, ele tem menos gordura que o original, mas ainda contém gordura, por isso deve ser consumido com moderação.

Doença Celíaca 
Atenção à lista de ingredientes dos alimentos que contêm em sua composição trigo, aveia, cevada e centeio e seus derivados. No rótulo desses alimentos, pró- ximo à lista de ingredientes, deve conter a advertência: “Contem Glúten”. Para os alimentos que não contêm trigo, aveia, cevada e centeio na sua composição a advertência que deve constar no rótulo é: “Não contém Glúten”.

TABELA DE PORÇÕES

O consumidor deve sempre estar atento à porção dos alimentos indicada nos rótulos, mas nem sempre sabe exatamente quanto cada porção equivale em medidas caseiras. Para facilitar essa comparação, a tabela abaixo indica as porções de referência de alguns alimentos consumidos no Brasil e suas medidas caseiras.




Todas as 5 Aulas de 
*ROTULAGEM NUTRICIONAL OBRIGATÓRIA*
MATERIAL GRÁTIS
Aulas retiradas da Cartilha da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)

*Compartilhe com os Amigos*

1) Rotulagem Nutricional Obrigatória
http://www.culinariareceitas-grupo.com.br/2017/11/rotulagem-nutricional-obrigatoria.html

2) Informação Nuricional Obrigatória
http://www.culinariareceitas-grupo.com.br/2017/11/informacao-nutricional-obrigatoria.html

3) O Que Significam os Itens da Tabela
http://www.culinariareceitas-grupo.com.br/2017/11/o-que-significam-os-itens-da-tabela-de.html

4) Situações Que Encontramos no Momento das Compras
http://www.culinariareceitas-grupo.com.br/2017/11/situacoes-que-encontramos-no-momento.html

5) O Que É Diet e Light - Dúvidas Frequentes - Para Portadores de Alguma Doença: Diabetes Melitus, Pressão Alta, Colesterol Alto, Triglicerídeo Alto, Doença Celíaca e Tabela de Porções.
http://www.culinariareceitas-grupo.com.br/2017/11/o-que-e-diet-e-o-que-e-light.html

FONTE:
Ministério da Saúde
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Gerência Geral de Alimentos
Universidade de Brasília
Departamento de Nutrição
Editado para o blog por Mauro Rebelo

*QUER SER AVISADO DAS AULAS GRATUITAS?👀*
Se você quer ser lembrado das aulas, cadastre-se para receber os avisos peloWhatsapp. Cadastre o número do Culinarista Mauro Rebelo 22981291428 e envie uma mensagem com seu nome e solicitando o cadastro.




Realização: Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa SEPN 515, Bl. B - Edifício Ômega Brasília-DF - CEP: 70.770-502 Telefone: (61) 3448-6000 www.anvisa.gov.br Faleconosco: http://www.anvisa.gov.br/institucional/faleconosco/mail2.asp Outros contatos: Disque Medicamentos: 0800 644 0644 Disque-intoxicação: 0800 722 6001

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Preencha seu comentário:


ASSISTA A AULA DA SEMANA PASSADA:

Assista a aula da semana:

TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO diet, light, diet e light, bolo de dieta, para dieta, sem açúcar sem glúten, glúten, celíacos

Postagens populares

Postagens populares