Web Rádio Ser Fraterno

No link abaixo vocês visualizam a programação da web rádio Ser Fraterno https://www.serfraterno.com.br/timetable Redes sociais da Rádio: Instagram Ser Fraterno https://instagram.com/webradioserfraterno Youtube Ser Fraterno https://youtube.com/@SerFraterno Facebook Ser Fraterno https://www.facebook.com/webradioserfraterno/ Whatsapp Ser Fraterno 22981525174 Redes Sociais

14 setembro 2014

O Melhor Bolo Caseiro do Brasil


Veja Todas as Receitas do Concurso:

Receita Vencedora do Melhor Bolo do Brasil no Mais Você
Bolo de Banana

ingredientes

4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 ½ tablete de margarina (150 g)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de amido de milho
1 xícara (chá) de leite
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
250 g de queijo muçarela ralado no ralo grosso
12 bananas caturra (= nanica ou banana d'água), bem maduras, cortadas na diagonal em três fatias
6 colheres (sopa) de açúcar misturadas com 1 colher (sopa) de canela em pó
modo de preparo

1 – Numa batedeira coloque 4 ovos, 1 xícara (chá) de açúcar, 1 ½ tablete de margarina e bata até obter um creme esbranquiçado. Adicione, aos poucos, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de amido de milho, 1 xícara (chá) de leite, 1 pitada de sal. Desligue a batedeira, acrescente 1 colher (sopa) de fermento em pó e misture delicadamente.

2 – Transfira metade da massa para uma assadeira de fundo falso (30 cm de diâmetro X 4 cm de altura), untada e enfarinhada, 250 g de queijo muçarela ralado no ralo grosso, metade das fatias de banana, polvilhe metade da mistura de açúcar com canela, o restante da massa, o restante das fatias de banana e cubra com a outra metade da mistura de açúcar com canela. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 40 minutos. Retire do forno, desenforme e sirva em seguida.

Demais Receitas:

Bolo de Chocolate

ingredientes

Massa

4 claras
1 copo (tipo de requeijão) de açúcar cristal
4 gemas
½ copo (tipo de requeijão) de açúcar cristal
2 colheres (sopa) de nata
1 copo (tipo de requeijão) de água
2 copos (tipo de requeijão) de farinha de trigo
1 copo (tipo de requeijão) de achocolatado
1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura

300 g de chocolate meio amargo picado
1 caixinha de creme de leite
modo de preparo

Massa

1 - Numa batedeira coloque as claras e bata em neve. Quando estiver bem firme, acrescente 1 copo (tipo de requeijão) de açúcar cristal e bata mais um pouco. Desligue a batedeira e reserve.

2 – Numa outra tigela da batedeira coloque 4 gemas, ½ copo (tipo de requeijão) de açúcar cristal, 2 colheres (sopa) de nata e bata até ficar cremosa. Adicione 1 copo (tipo de requeijão) de água, 2 copos (tipo de requeijão) de farinha de trigo, 1 copo (tipo de requeijão) de achocolatado e bata até formar uma massa homogênea. Desligue a batedeira, junte as claras em neve (feita acima) e misture delicadamente com uma espátula. Incorpore 1 colher (sopa) de fermento em pó e misture. Despeje a massa numa forma (30 cm de diâmetro X 4 cm de altura) e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 30 minutos.

Cobertura

3 – Numa panela em banho-maria coloque 300 g de chocolate meio amargo picado, 1 caixinha de creme de leite e misture até derreter o chocolate.

Montagem

4 – Desenforme o bolo ainda quente, espalhe a cobertura de chocolate e sirva em seguida.

Bolo de Iogurte

ingredientes

Massa

1 copo de iogurte natural em temperatura ambiente (170 ml)
1 copo (tipo requeijão) de óleo de milho (240 ml)
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
4 ovos inteiros grandes ou 5 pequenos (240 g)
320 g de açúcar
240 g de farinha de trigo peneirada
¼ de colher (chá) de sal
20 g de fermento em pó
Geleia de morangos

1 caixa de morangos (250 g)
1 xícara (chá) de água
90 g de açúcar
suco de 1 limão
modo de preparo

Bolo

1 - Num liquidificador coloque 1 copo de iogurte natural em temperatura ambiente, 1 copo (requeijão) de óleo de milho, 1 colher (sopa) de extrato de baunilha, 4 ovos inteiros grandes ou 5 pequenos e bata bem. Adicione 320 g de açúcar, 240 g de farinha de trigo peneirada, ¼ de colher (chá) de sal e bata até ficar homogênea. Transfira a mistura para uma tigela e bata com um batedor de arame. Acrescente 20 g de fermento em pó e bata mais um pouco até ficar homogêneo.

2 – Coloque a massa numa assadeira de furo no meio (19,5 cm de diâmetro X 10 cm de altura) untada e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 50 minutos.

Geleia de morangos

3 – Numa panela coloque 1 caixa de morangos, 1 xícara (chá) de água, 90 g de açúcar, leve ao fogo médio até ferver e reduzir o líquido. Retire do fogo, adicione suco de 1 limão e misture.

Montagem

4 – Num prato desenforme o bolo, cubra com a geleia de morango e sirva em seguida.

Bolo de Amendoim

ingredientes

Massa

6 claras de ovos caipira
200 g de açúcar
6 gemas de ovos caipira
300 ml de água quente
300 g de açúcar cristal
400 g de farinha de trigo peneirada
1 pitada de sal
100 g de amendoim torrado e moído
Cobertura

3 xícaras (chá) de açúcar cristal
3 xícaras (chá) de água
3 xícaras (chá) de amendoim torrado e moído
modo de preparo

Massa

1 - Numa batedeira coloque 6 claras de ovos caipira e bata até ficar em ponto de neve. Com a batedeira ligada adicione, aos poucos 200 g de açúcar. Desligue a batedeira e reserve.

2 – Numa outra tigela da batedeira coloque 6 gemas de ovos caipira e vá batendo e acrescentando, aos poucos, 300 ml de água quente em velocidade alta até que fique uma espuma. Adicione, lentamente, 300 g de açúcar cristal e bata bem por 5 minutos. Desligue a batedeira, junte 400 g de farinha de trigo peneirada, 1 pitada de sal e misture delicadamente. Por ultimo, incorpore as claras batidas em neve (reservadas acima), 100 g de amendoim torrado e moído, mexendo sempre e delicadamente, para a massa ficar bem fofinha.

3 – Transfira a massa para uma forma de buraco no meio (25 cm X 10 cm de altura), untada e forrada no fundo com papel manteiga e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 40 minutos. Retire do fogo, deixe esfriar e desenforme.

Cobertura

4 – Numa panela coloque 3 xícaras (chá) de açúcar cristal, 3 xícaras (chá) de água, 3 xícaras (chá) de amendoim torrado e moído e leve ao fogo médio até ferver e ficar em ponto de calda. Retire do fogo e cubra imediatamente o bolo. Sirva em seguida.

Bolo de Coco Toalha Felpuda da Dona Helena

ingredientes

Massa

5 gemas
3 xícaras (chá) de açúcar
200 g de margarina
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 vidro de leite de coco (200 ml)
1 vidro (a mesma medida do leite de coco) de leite de vaca (200 ml)
1 ½ colher (sopa) de fermento em pó
5 claras batidas em neve
Glacê

1 copo (tipo de requeijão) de açúcar
1 pacote de coco ralado (100 g)
1 vidro de leite de coco (200 ml)
1 vidro (a mesma medida do leite de coco) de leite de vaca (200 ml)
modo de preparo

Massa

1 – Numa batedeira coloque 5 gemas, 3 xícaras (chá) de açúcar, 200 g de margarina e bata bem até formar um creme amarelo. Adicione 4 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 vidro de leite de coco, 1 vidro (a mesma medida do leite de coco) de leite de vaca, 1 ½ colher (sopa) de fermento em pó e bata bem. Desligue a batedeira, acrescente 5 claras batidas em neve e misture delicadamente.

2 – Transfira a massa para uma forma redonda de fundo falso (30 cm de diâmetro X 6 cm de altura), untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 1 hora.

Glacê

3 – Coloque numa panela 1 copo (tipo de requeijão) de açúcar, 1 pacote de coco ralado, 1 vidro de leite de coco, 1 vidro (a mesma medida do leite de coco) de leite de vaca e leve ao fogo médio por 5 minutos.

Montagem

4 – Com um garfo, fure o bolo quente e regue com o glacê de coco ainda quente para penetrar no bolo. Desenforme e deixe esfriar. Sirva em seguida.

Bolo de Fubá

ingredientes

2 ovos
2 colheres (sopa) de margarina gelada
2 xícaras (chá) de açúcar
1 copo (tipo de requeijão) de fubá
1 copo (tipo de requeijão) de farinha de trigo
1 pote de iogurte natural gelado (170 g)
1 colher (sopa) de fermento em pó gelado
modo de preparo

1 – Numa batedeira coloque 2 ovos, 2 colheres (sopa) de margarina gelada, 2 xícaras (chá) de açúcar e bata bem até ficar homogêneo. Desligue a batedeira, adicione 1 copo (tipo de requeijão) de fubá, 1 copo (tipo de requeijão) de farinha de trigo, 1 pote de iogurte natural gelado e bata bem. Por último, Acrescente 1 colher (sopa) de fermento em pó gelado e bata rapidamente.

2 – Transfira a mistura para uma forma de furo no meio (16,5 cm X 9,5 de altura), untada e enfarinhada e leve ao forno médio 180 a 200°C por +/- 40 minutos ou até dourar e assar.

OBS: Não abra o forno antes de 25 minutos para o bolo não murchar.

Bolo de Goiabada - Bolo de Milho Romeu e Julieta

ingredientes

3 ovos
1 lata (a mesma medida da lata de milho) de leite
½ lata (a mesma medida da lata de milho) de óleo
1 lata (a mesma medida da lata de milho) de açúcar
1 lata de milho escorrida
1 lata (a mesma medida da lata de milho) de flocos de milho pré-cozidos
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 copo de requeijão (200 g)
100 g de goiabada cortada e cubos
modo de preparo

1 – Num liquidificador coloque 3 ovos, 1 lata (a mesma medida da lata de milho) de leite, ½ lata (a mesma medida da lata de milho) de óleo, 1 lata (a mesma medida da lata de milho) de açúcar e bata. Adicione 1 lata de milho escorrida, 1 lata (a mesma medida da lata de milho) de flocos de milho pré-cozidos, 4 colheres (sopa) de farinha de trigo e bata bem até ficar cremosa. Acrescente 1 colher (sopa) de fermento em pó e bata rapidamente apenas para misturar.

2 – Transfira a massa (feita acima) para uma forma redonda de furo no meio (22 cm X 7,5 de altura), untada. Com uma colher espalhe o requeijão por cima da massa sem encostar na forma e em seguida salpique os cubos de goiabada. Leve ao forno desligado acenda e coloque a 180°C por +/- 40 minutos ou até dourar. Retire do forno, desenforme e sirva em seguida.

OBS: Não aquecer o forno antes, pois se o forno estiver quente o requeijão e a goiabada vai para o fundo da forma. Acendendo o forno na hora o requeijão e a goiabada fica no meio do bolo.

Bolo de Laranja

ingredientes

Massa

250 g de manteiga em temperatura ambiente (2 ½ tabletes)
3 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos em temperatura ambiente
4 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 xícaras (chá) de suco de laranja (seleta ou pera) coado em temperatura ambiente
Calda

1/3 xícara (chá) de suco laranja coado (seleta ou pera) em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
modo de preparo

Massa

1 – Numa batedeira coloque 250 g de manteiga em temperatura ambiente, 3 xícaras (chá) de açúcar e bata bem até formar um creme esbranquiçado. Adicione 4 ovos em temperatura ambiente e bata. Acrescente 4 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada, 1 colher (sopa) de fermento em pó e bata mais um pouco. Desligue a batedeira, junte, aos poucos, 2 xícaras (chá) de suco de laranja (seleta ou pera) coado em temperatura ambiente, misturando delicadamente.

OBS: Não bata muito a massa para não ficar pesada. Quando adicionar o suco de laranja a massa pode ficar com aspecto de talhado mas é normal.

2 – Coloque a massa numa forma de buraco no meio (28 cm de diâmetro X 4 cm de altura) untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 40 minutos ou até dourar e ao espetar o palito o mesmo saia limpo. Retire do forno e desenforme.

Calda

3 – Numa tigela misture 1/3 xícara (chá) de suco laranja coado (seleta ou pera) em temperatura ambiente, 2 xícaras (chá) de açúcar e regue sobre o bolo ainda quente. Sirva a seguir.

Bolo de Aipim Bolo de Macaxeira

ingredientes

2 kg de macaxeira ralada no ralo fino (aipim)
400 g de coco fresco ralado e batido no liquidificador com 2 copos (tipo de requeijão) de água filtrada
2 latas de leite condensado
1 ½ xícara (chá) de açúcar
200 g de manteiga com sal em temperatura ambiente
1 pitada de sal
erva doce e cravo a gosto
½ xícara (chá) de açúcar
erva doce e cravo, canela em pó a gosto
modo de preparo

1 – Coloque numa tigela 2 kg de macaxeira ralada no ralo fino, 400 g de coco fresco ralado e batido no liquidificador com 2 copos (tipo de requeijão) de água filtrada, 2 latas de leite condensado, 1 ½ xícara (chá) de açúcar, 200 g de manteiga com sal em temperatura ambiente, 1 pitada de sal, erva doce e cravo a gosto e misture bem com uma colher de pau.

2 - Unte um tabuleiro retangular (32 cm X 24 cm X 5 cm de altura) com ½ xícara (chá) de açúcar, erva doce e cravo, canela em pó a gosto e leve ao fogo médio até caramelar. Despeje a massa (feita acima) no tabuleiro e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 200°C por +/- 1 ½ hora. Retire do forno e deixe esfriar. Corte em cubos e sirva em seguida.

Bolo de Cenoura da Mell

ingredientes

Massa

1 xícara (chá) de óleo
4 ovos caipiras
100 ml de água
2 xícaras (chá) de cenoura picada
1 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
½ colher (chá) de sal
1 colher (sopa cheia) de fermento em pó
Cobertura

100 g de chocolate ao leite
1 caixinha de creme de leite (200 ml)
modo de preparo

Massa

1 - Num liquidificador coloque 1 xícara (chá) de óleo, 4 ovos caipiras, 100 ml de água, 2 xícaras (chá) de cenoura picada e bata por 5 minutos. Reserve.

2 – Coloque numa tigela 1 xícara (chá) de açúcar, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de amido de milho, ½ colher (chá) de sal, a mistura do liquidificador e misture delicadamente. Adicione 1 colher (sopa cheia) de fermento em pó e misture.

3 – Despeje numa forma de buraco no meio antiaderente (24 cm X 9 cm de altura) e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 45 minutos.

Cobertura

4 – Coloque numa panela em banho-maria 100 g de chocolate ao leite e misture até derreter. Retire do banho-maria, acrescente 1 caixinha de creme de leite e misture até ficar brilhante.

Montagem

5 – Retire o bolo do forno, desenforme, cubra com a cobertura de chocolate e deixe esfriar. Sirva em seguida.



A AVALIAÇÃO ESTÁ ACONTECENDO
Em breve poderemos testar todas as receitas. Volte aqui semana que vem. 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS - 
A produção do programa está selecionando e testando as receitas e apenas dez ficarão entre as finalistas. Os respectivos criadores vêm até o Mais Você para prepará-las na grande final e o vencedor vai levar R$10 mil para casa!

O Melhor Bolo Caseiro do Brasil
o melhor bolo do brasil, ana maria, ana maria braga, mais voce, concurso

Olá amigos,  


Depois de muitos bons resultados com o concurso do “Melhor Pão de Queijo”, o “Melhor Empadão”, o “Melhor Pão de Mel”, o “Melhor Cachorro Quente” e a “Melhor Coxinha”, o Programa Mais Você está procurando agora a receita do bolo que receberá o título de “melhor Bolo Caseiro do Brasil”. 



O concurso parte da iniciativa da Rede Globo de procurar as melhores receitas que são feitas conforme as orientações da vovó para valorizar as receitas típicas e o talento para a cozinha de muitas donas de casa de todo o país.



O concurso teve a largada anunciada no dia 05 de setembro e está aberto para inscrições de todo o Brasil, de modo que as donas de casa e amantes da cozinha que desejam lançar suas receitas devem estar atentas para as regras para submeter seu bolo ao concurso. 



Nesse sentido, estabelece-se que para ser “O melhor Bolo Caseiro do Brasil” é preciso que o bolo seja realmente caseiro e feito ao belo estilo de “bolo da vovó”, pode apresentar algum tipo de cobertura caseira, mas deve ser colocada de forma simples, sem confeitar, o candidato não poderá fazer o uso de pasta americana em seu bolo e deve ser uma receita doce, não sendo aceitas as versões de bolo salgado


O concurso receberá as inscrições de candidatos de todo o Brasil por três semanas e nesse período a produção irá selecionar as 10 melhores receitas enviadas para que os respectivos criadores sejam convidados para participar do programa e executar suas receitas no dia da final. Além do título de melhor bolo caseiro do Brasil, o candidato vencedor ainda leva para casa um prêmio de R$ 10 mil. 



O programa de Ana Maria Braga é bastante reconhecido por esse tipo de iniciativa que tem por objetivo maior valorizar as produções das donas de casa enquanto comida típica e estimular que as receitas caseiras sejam produzidas e aperfeiçoadas, garantindo que a riqueza do Brasil transpareça nos pratos apresentados. 



Da mesma forma, o programa preza pela abertura de espaço na programação para o seu público, de modo a se tornar muito mais dinâmico e interessante, promovendo uma maior 

participação do telespectador e uma maior dinamicidade para a produção, acarretando em proporcionar um maior número de receitas que se tornam cada vez mais interessantes.


Como participar do O Melhor Bolo Caseiro do Brasil


O candidato que deseja participar do concurso e enviar sua receita para ser uma das candidatas ao posto de “O melhor Bolo Caseiro do Brasil” deve fazer sua inscrição e enviar 

sua receita com os ingredientes e o passo a passo para a produção do programa. Para isso, é preciso entrar no site do programa (http://gshow.globo.com/programas/mais-voce/) e 
procurar na guia de postagens o link direto para as inscrições no concurso.


programa mais voce, ana maria braga, concurso, mais voce

Clicando no link de inscrição, você será redirecionado para uma página na qual deverá preencher todos os seus dados e enviar sua receita.

Uma dica: é importante não deixar nenhum segredo de fora e contar o passo a passo exato do preparo do bolo.


ATENÇÃO:  Se você vai se escrever no concurso, mande um email para mim (maurorebelo@gmail.com) para que eu acompanhe e torça junto com você. 




Um comentário:

Preencha seu comentário:


ASSISTA A AULA DA SEMANA PASSADA:

Assista a aula da semana:

TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO diet, light, diet e light, bolo de dieta, para dieta, sem açúcar sem glúten, glúten, celíacos

Postagens populares

Postagens populares