Web Rádio Ser Fraterno

No link abaixo vocês visualizam a programação da web rádio Ser Fraterno https://www.serfraterno.com.br/timetable Redes sociais da Rádio: Instagram Ser Fraterno https://instagram.com/webradioserfraterno Youtube Ser Fraterno https://youtube.com/@SerFraterno Facebook Ser Fraterno https://www.facebook.com/webradioserfraterno/ Whatsapp Ser Fraterno 22981525174 Redes Sociais

08 agosto 2014

Creme de Leite Fresco X Natas

Fabiana Correia 17/07/2007
Pessoal, me ajudem!

Eu quero fazer um chantilly, o creme de leite fresco custa R$ 6,00 e o Leite Pasteutizado (nata), custa R$ 2,63. Bom, eu resolvi que vou fazer de nata, mas não sei nem como é e nem se fica consistente, para dar p trabalhar com bico, quem já fez pode me ajudar?

E outra coisa, demora quanto tempo fora da geladeira? Derrete?

Obrigada!

Denise GB 17/07/2007
Oi Fabi!
Eu nunca usei creme de leite fresco para fazer chantilly, por isso não sei dizer a diferença. mas a nata fica bem consistente sim, se vc quiser usar para RECHEIO pode até colocar 1/2 copo de leite ultra gelado junto na hora de bater para render, mas para trabalhar com os bicos não dá, tem que usar ele puro mesmo. Eu uso normalmente 3 colheres de sopa de açucar para cada pote de 350 gr de nata e algumas gotas de baunilha.
Sobre ele derreter...derrete sim, quando está muito calor eu deixo o bolo até o último momento na geladeira...agora tem um pozinho que se chama Chantifix que serve pára deixar o chantilly firme por mais tempo, a Lourdes Maria que me indicou, eu até comprei mas como estamos no inverno, ainda não houve necessidade de usar.

Fabiana Correia 17/07/2007
Denise
Obrigada pela explicação, isso mesmo que eu queria saber. Eu já ouvi falar do chantifix (Dr. Oetker), mas não encontrei em lugar nenhum aqui na minha cidade, quer dizer, onde eu procurei.

Para bater a nata, é o mesmo procedimento do creme de leite fresco né? Mistira com o açucar e bate, ficar de olho p não virar manteiga, né?
Vai ter que dar certo!

Obrigada!
Que bom te ver!!!

Denise GB 17/07/2007
Isso mesmo Fabi, bate em velocidade mínima e fica de olho, a nata dá o ponto rapidinho...

Olga Cristina Verrone Carani Simões 09/01/2009
Nata
Estive esse final de ano no Rio Grande do Sul e na região que fiquei eles servem uma nata para passar no pão(uma delícia)? Ela é branca, leve, não tem gosto forte de gordura. Alguém saberia o que é e como fazer? Aonde posso achar, sou do Paraná (Londrina)? Bjsssss

christina matsuoღ♥ ♥ ♡ 09/01/2009
olha quando eu era pequena morava no parana,e la minha mae comprava leite da fazenda,quando ferviamos deixava um tempo descansando e formava uma nata bem grossa por cima do leite,nao era gorduroso nao que eu lembre,ai nos juntavamos sempre num potinho na geladeira e depois acrescentava sal e misturava bem ou bate um pouquinho na batedeira acho que deve ficar bom...

Dulce Marcari 09/01/2009
AS lembranças do interior nos faz tão bem,minha mãe tb juntava as natas como vocês,não perdia nada,e eu faço o mesmo.

Tite Tite 16/01/2009
nata = creme de leite fresco
Olga Cristina: a nata é o mesmo creme de leite fresco e pasteurizado, vendido nos supermercados em potinhos ou saquinhos. A diferença do creme aqui do sul é que ele contém teor mais alto de gordura (de 35 até 45%) e a textura é mais consistente do que a do creme encontrado em S. Paulo (aquele que bate chantilly).

Denise GB 16/01/2009
Olga
A nata que costumamos servir na mesa para comer com pão aqui no RS é uma que se compra pronta em pote de 350 gr. É nata pasteurizada, eu acho que aí no Paraná tem para vender nos supermercados, pois uma vez a Lígia postou uma receita feita com esta nata de pote e ela mora aí...
A não ser que vc estava beeeem no interior, numa fazenda por exemplo aí pode ser que comeu nata fresca, feita do jeitinho que as meninas postaram aí em cima.

*•. MÁRJORY .•* *•. CAVALCANTE .•* 28/05/2009
Amigas(os)...
Aqui em Teresina (PI) é muito difícil encontrarmos o Creme de Leite Fresco (pasteurizado).
Quando o encontramos é apenas nos SUPERMERCADOS PÃO DE AÇÚCAR.
Caso contrário, somos obrigados a utilizar aqueles de caixa longa vida: Hulala ou Amélia.
Mas, de qualquer forma, coloquei a foto do Creme de Leite Fresco (pasteurizado) para tirar as dúvidas de algumas pessoas que não conhecem. Claro que tem várias outras marcas, mas aqui na minha cidade só tem essa:


Creme de Leite Fresco da Jane (falso creme de leite fresco)

Ingredientes:

1/2 litro de leite
1 gema
200 g de gordura vegetal hidrogenada
200 g de manteiga sem sal

Modo de Preparo:

Misture o leite e a gema e leve ao fogo até ferver. 
Adicione a gordura e a manteiga e misture até derreter. 
Bata no liquidificador por 3 minutos (não pode passar de 3 minutos senão vira manteiga). 
Deixe esfriar, coloque em recipiente de vidro ou louça e leve à geladeira por 24 horas.

Para bater o chantilly, junte açúcar a gosto e bata na batedeira na velocidade média até dar o ponto de chantilly.

Lopes . 20/05/2012
por aqui eu só encontro a nata já salgada, nata pura mesmo, que tiram do leite, já misturam com sal.
Pergunta cretina: a nata não é azedinha?Fica doce mesmo com 3 colheres de açúcar?Ou será que essa nata industrializada tem o sabor parecido com o de creme de leite?

Energi@ .. 20/05/2012
Parabéns Rosana, super explicado, mas eu tambem uso o pasteurizado, aqui nao encontro natas.

lilika Sommer 20/05/2012
é interessante a diferença de textura.  A nata é firme, mais dura.

O creme de leite pasteurizado que compro para fazer chantilly é bem líquido.  Certa vez comprei e estava assim, com essa textura grossa, fim da história, estava azedo, tinha estragado.

Sandra ... 20/05/2012
Eu sou de Curitiba, moro atualmente aqui mas, já morei no Pará e no Amazonas e lá não tem pq azeda muito fácil por causa do clima! pelo menos foi isso que me disseram! 

Rosana Andrea Callegari 21/05/2012
Respondendo até todas amgas!!!
Vi  aqui pelas postagens  que algumas pessoas não conheciam a nata pasteurizada..por isso abri esse tópico..e para tirarmos dúvidas!!
Vou tentar responder à todas tá..rsrs:::
Não é infelizmente em todas as regiões que encontramos os potes de Nata..por causa do calor!!
Sheila....a nata que vc usa tirado do leite é a mesma nata comprada de potinho..só que essa passa por um processo de pasteurização...para ter maior durabilidade e por isso tem esse consistência....quanto ao sabor..adicionando o açucar fica doce o sabor é potimo até mais gostoso que o Chantily!!
Obrigada Energi@!!
Agora já sabe né LuiZA..rsrs!!
Querida Ligia a consistência da nata é bem mais dura..o creme de leite  fresco é bem mais líquido para fazer Chantily!
Sandra..te informaram certo!!
Natalia...coloque açucar e bata e vc verá o sabor maravilhoso que fica..e dá  para  trabalhar  bem com bicos de confeitar..mas tem que ser a NATA de potinho..ou CReme de leite pasteurizado que é a mesma coisa!!
Querida Roberta...infelizmente é verdade a Nata é cara..também pago mais ou menos esse valor...mas faça um para vc experimentar vale à pena!!!
Qualquer dúvidas só  perguntarem.o que eu puder ajudar...contem comigo!!!
Beijinhos  Carinhosos!!
Rosana

O Creme de leite frescocreme de leite pasteurizado e nata são a mesma coisa. Tanto o de pote qto o de garrafinha. O que difere é o teor de gordura. Por isso uns são mais densos e outros menos.

Exemplo:
Balkis  pote -  40% de gordura
Lider Pote - 42 %
Frimesa Pote 38 a 42%
Sabor e Mesa garrafa 40%
Sabor e Mesa  pote 60% !!!! (mas contem 1% de sal)
Tirolez garrafa - 37 %

Todos eles são creme de leite animal, puro, sem adição (exceto o Sabor e Mesa pote, como citei)

O processo de emulcioná-los (bater) os transforma em chantilly (todos eles)

É encontrado especialmente no sul, pq em temperaturas mais quentes o chantilly "desmonta". Tanto que, para fazer o chantilly, mesmo no sul é extremamente aconselhável deixá-lo por 1/2 hora no congelador. Inclusive a cuba e os batedores. Quanto mais gelado, mais satisfatório será o ponto do chantilly (nunca congelado)


Pasteurização
É o processo usado em alimentos para destruir microrganismos. Consiste, basicamente, no aquecimento do alimento a uma determinada temperatura, e por determinado tempo, de forma a eliminar os microrganismos ali presentes. Posteriormente, tais alimentos são selados hermeticamente, evitando assim uma nova contaminação.

Em Estados em que a temperatura é mais elevada se utliza cremes vegetais a base de gordura hidrogenada, como o Amélia e o Hulalá, já adoçados e que se encontram fora de refrigeração.

Beijos!!!!!!

Beijos!!!!!

Lou Marie Freitas 24/05/2012
Informação da Tite:
http://www.orkut.com.br/Profile?uid=9265057114614251022
.
Nata comprada em supermercados, não é a nata que tiramos do leite quando ele é fervido.
Pode-se fazer "manteiga" com a nata do leite fervido, leite gordo, pode se comer com sal.
..
Nata pasteurizada (essa comprada em supermercado, tal qual a mostrada pela Rosana) é diferente da nata caseira e é assemelhada ao creme de leite fresco

Nata de leite fervido é diferente no sabor da nata pasteurizada, cuja temperatura é por volta de 65 graus centígrados, portanto, sem ferver.. e essa é que se encontra em potinhos ou saquinhos nos supermercados.

O creme de leite em caixinha (UHT) é aquecido em altas temperaturas e rapidamente resfriado, por isso, a diferença no sabor, textura e, claro, prazo de validade.
Seu sabor se assemelha com a nata do leite fervido, porém, com teor de gordura mais baixo.

Particularmente, eu preferia comer pão com a nata de leite fervido, isto é, quando eu era criança e tudo era produzido no sítio em que vivíamos, só que isso faz muuuuuuito tempo.. hehe...
.


.

Estão confundindo nata caseira com nata pasteurizada e industrializada (essa da BALKIS).... a nata pasteurizada é a que se consegue fazer o chantilly para a cobertura de bolo.

Se tiverem bastante leite gordo em casa, e tiverem uma desnatadeira, aí sim, vcs farão maravilhas com a nata que sai desse leite gordo.
Com a desnatadeira, o leite sai de um lado e o creme (nata) sai de outro lado.

Beijinhos.




Um comentário:

  1. eu não tenho nata em casa,só tenho creme de leite será que da de deixar o creme de leite em uma consistência parecida com o da nata ?

    ResponderExcluir

Preencha seu comentário:


ASSISTA A AULA DA SEMANA PASSADA:

Assista a aula da semana:

TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO diet, light, diet e light, bolo de dieta, para dieta, sem açúcar sem glúten, glúten, celíacos

Postagens populares

Postagens populares