Web Rádio Ser Fraterno

No link abaixo vocês visualizam a programação da web rádio Ser Fraterno https://www.serfraterno.com.br/timetable Redes sociais da Rádio: Instagram Ser Fraterno https://instagram.com/webradioserfraterno Youtube Ser Fraterno https://youtube.com/@SerFraterno Facebook Ser Fraterno https://www.facebook.com/webradioserfraterno/ Whatsapp Ser Fraterno 22981525174 Redes Sociais

01 novembro 2012

Gingerbread - FOTOS PASSO A PASSO



Postado por Denise GB


Se você copiar esta receita para um arquivo pessoal, ou para publicar na internet, não esqueça de dar os créditos para o blog CULINÁRIA-RECEITAS , para  Denise GB acompanhando os links.  

Gingerbread (com fotos e PAP) Eu sempre tive vontade de fazer uma casinha destas...desta vez criei coragem! Meus sobrinhos vem de SC passar o natal conosco e com certeza eles vão gostar, pelo menos eu acho que qualquer criança adoraria receber uma casa totalmente comestível, não acham??


Primeiramente eu fiz moldes em papel:

Desenhei as partes da casa, depois colei papel contact transparente dos dois lados para não rasgar e depois cortei com estilete e régua para ficar bem retinho. Eu usei um programa de vetorização para desenhar e saiu tudo retinho mas quem não tiver deve usar um esquadro para ficar no ângulo senão depois as partes da casa não se ajustam.

Medidas:

Telhado: 14 x 27 cm
Paredes laterais: 10 x 25 cm (fazer um quadrado no meio do tamanho desejado, este quadrado será a janela)
Frente e trás: 18 x 18 cm sendo que a parte de baixo que encostará nas paredes laterais deve ter 10 cm, o restante da medida usar para o triângulo de cima que sustentará o telhado. A porta faz no tamanho desejado.



Agora vamos à receita da massa que será a casa propriamente dita. Eu usei a receita do Beijo Baiano que é da minha grande amiga Lígia Matyniak.

1 kg de farinha de trigo
1/2 kg de mel
1 xícara de açucar
2 colheres (sopa) de margarina
3 ovos
4 colheres (chá) de bicarbonato de sódio diluídas em 1 cálice de rum (1/2 xícara de cafezinho)
canela em pó a gosto (coloquei 1 colher de chá de canela, uma de cravo em pó e uma de gengibre)

Misturar todos os ingredientes e por último ir colocando a farinha de trigo e misturando primeiro com uma colher e depois com as mãos. A massa fica ligeiramente grudenta mas não coloque mais farinha pois na hora de esticar, vc vai usar mais farinha e a massa ficará na textura correta. Vc vai precisar de mais farinha para abrir a massa com rolo pois o kg da receita vai todo. Deixe a massa descansar por uns 15 minutos coberta com um pano limpo.
Depois desse tempo, polvilhe farinha na bancada e em cima da massa e abra porções que sejam suficientes para cortar os moldes. Transfira (com cuidado para não rasgar) a massa já aberta com mais ou menos 1/2 cm para uma forma com papel manteiga untada e enfarinhada. 


 Foto dos moldes de um telhado e de uma parede já em cima da massa (lembrando que tem que ser feito 2 de cada molde do telhado e das laterails e um de cada molde da frente e de trás):


Usando uma faca, corte a massa conforme o molde e retire os excessos: 



Leve para assar em forno médio por mais ou menos 15 minutos, mas depende do forno ok? Melhor ficar de olho, se assar demais a massa fica dura. Ela sai do forno meio molinha, depois firma, por isso é bom deixar esfriar um pouco antes de retirar da forma.

Massa já assada:  



Eu assei a massa um dia antes para que ficasse bem firme, no outro dia passei para a montagem e confeitagem:

Para "colar" as partes da casa e para a confeitagem usei glacê real, comprei pronto da marca MIX como me aconselhou minha outra grande amiga Cynthia Goetz realmente é muito prático de usar, só que eu usei um pouquinho mais de água do que manda a embalagem pois achei que ficou muito duro.

Para facilitar a aplicação do glacê nas partes da casa, usei uma manga de confeitar com um bico redondo bem grande (não me perguntem o nome ou número porque eu não sei!). Apliquei o glacê e fui juntando as partes da casa e colocando copos e xicaras para segurar as paredes até que secassem. (sozinha é fogo!!! Mas a gente sempre dá um jeitinho..rsrssrsrs) Não economize no glacê, se colocar muito pouco não cola! 






 Confeitando e enfeitando com glacê real, palitos de chocolate e balas (reparti o glacê em partes e colorí com corante em gel: 


 parte de trás:


3 comentários:

  1. Que lindeza!!! as crianças devem ter adorado! fiz bolo pros mesu filhos pequenos com a casa de Joãozinho e Maria, mas construído de papelão e não de biscoito. E era uma farra!essa lindeza aí deve ter sido um sonho!

    ResponderExcluir
  2. VC. PODERIA POSTAR EM VÍDEO O PASSO A PASSO! ADOREIIIII!

    ResponderExcluir

Preencha seu comentário:


ASSISTA A AULA DA SEMANA PASSADA:

Assista a aula da semana:

TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO diet, light, diet e light, bolo de dieta, para dieta, sem açúcar sem glúten, glúten, celíacos

Postagens populares

Postagens populares