Web Rádio Ser Fraterno

No link abaixo vocês visualizam a programação da web rádio Ser Fraterno https://www.serfraterno.com.br/timetable Redes sociais da Rádio: Instagram Ser Fraterno https://instagram.com/webradioserfraterno Youtube Ser Fraterno https://youtube.com/@SerFraterno Facebook Ser Fraterno https://www.facebook.com/webradioserfraterno/ Whatsapp Ser Fraterno 22981525174 Redes Sociais

14 agosto 2009

Linhaça combate o efeito sanfona

Antes de mostrar as informações abaixo, quero colocar aqui uma orientação.
Muitas pessoas ficaram com dúvidas de como usar a farinha de linhaça.
Hoje recebi uma mensagem da Nutricionista Lorença Dalcanale do site Obesidade Metabólica.
Vejam a orientação dela:

"Ola Mauro,

A recomendação do uso da farinha de linhaça é de 2 col de sopa cheia duas vezes ao dia.
Porém lembre-se que não é só o uso da linhaça que fará vc emagecer e sim ela associada a uma dieta saudável individualizada as suas necessidades além da prática de exercícios físicos que irão proporcionar perda de peso saudável e sustentada.

Atenciosamente

Lorença Dalcanale
Nutricionista

www.obesidadeemetabolica.com.br"

Linhaça combate o efeito sanfona
Fibra promove a saciedade e ajuda a reduzir a ingestão de alimentos. Repórter testou a dieta e perdeu 3,2 quilos em um mês.

GUACIRA MERLIN
Rio de Janeiro e São Paulo
Tamanho da letra
A- A+

"Ultimamente só estou usando camisa de bolinha", conta o músico João Baumman, apontando para a própria barriga.

"Eu perdi todas as minhas roupas, porque engordei bastante este ano. Eu alargo e depois tenho que diminuir de novo", conta a aposentada Maria Lourdes Rosignoli.

Você já ouviu essa conversa antes? Não é só o pessoal da música que está habituado a pequenos consertos. A obesidade já é um problema de saúde pública.

saiba mais
Veja como preparar o pão integral de trigo com linhaça Gado que come linhaça produz carne mais saudável
--------------------------------------------------------------------------------
"Nós comemos antes, durante e depois do show", revela a musicista Regina Sbrighi Pimentel.

Comida é sinônimo de festa: macarronada, doces, churrasco com os amigos. Nesse ritmo, nosso corpo muda de forma. É o efeito sanfona. Há quem pense que essa é uma preocupação só das mulheres. Errado. Os homens também sofrem. Afinal, a maioria dos brasileiros está com excesso de peso. Não adianta esconder.

"Eu engordava e emagrecia. Engordava e emagrecia", lembra a dona de casa Ivani Benedetti de Oliveira.

Por detrás da sanfona, sempre existe uma história de vai e vem na balança.

"O efeito sanfona é observado quando a pessoa realiza dietas da moda. São dietas muito restritivas, que promovem uma perda de peso rápida. Mas a manutenção desse peso adquirido não ocorre", diz a professora de nutrição Glorimar Rosa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A comerciante Áurea Barcellos conta os tipos de dieta que já fez: "Eu passava o dia todo tomando abacaxi. Já fiz a dieta dos pontos e a dieta da sopa. Também tem outra dieta da sopa: deu sopa, come tudo".

Contra os males do excesso de peso, mulheres unidas. De um lado, aquelas que estão cansadas do engorda e emagrece. Do outro, as nutricionistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Juntas, estão testando os efeitos da linhaça no combate à obesidade.

"Cada participante da pesquisa recebe um plano alimentar individualizado, que ela deve seguir durante três meses. Fazemos consultas quinzenais, quando elas recebem os suplementos alimentares", explica Glorimar Rosa.

É neste momento que entra a linhaça. São três tipos. "A linhaça dourada apresenta uma maior quantidade de ômega-3 e ômega-6 em comparação com a linhaça marrom integral e a linhaça marrom desengordurada. Ela tem mais gorduras poliinsaturadas, que são benéficas, protetoras do nosso coração", esclarece Glorimar Rosa.

Parte desse grupo recebe óleo de peixe misturado com doce de morango sem açúcar, que também é rico em ômega-3 e 6.

"São três colheres medidas todos os dias, no café da manhã. Vocês podem passar na torrada ou no biscoito", orienta a professora de nutrição Sofia Kimi Uehara, da UFRJ.

"Com geléia de morango enriquecida com óleo de peixe, vemos exclusivamente o efeito do óleo de peixe nos fatores de risco cardiovasculares", diz Glorimar Rosa.

Todos os meses, elas repetem vários exames: colesterol, quantidade de açúcar no sangue, peso, medidas. Em três meses, a costureira Elenice Amorim passou do manequim 48 para o 42 em três meses.

Quem diria que o primeiro efeito para a ex-passista Eliane dos Santos Silva, de 43 anos, seria um novo ritmo de vida? "Eu perdi dez quilos em três meses", conta.

"Aos 35 anos, eu estava bem mais velha do que com 40. Minha autoestima era baixíssima. Quando o filho começa chamar a mãe de gorda e você percebe que o olhar do marido não é o mesmo, você não consegue se ver no espelho", avalia a dona de casa Andréa Rodrigues de Menezes.

"Para mim, a linhaça foi o início de uma vida saudável", diz a enfermeira Fatima Camello.

Quem nunca começou uma dieta e desistiu logo depois? No corre-corre de todos os dias falta tempo para se preocupar com a alimentação e sobram tentações. As mulheres com quem nós conversamos já venceram esse desafio. Chegou a minha vez. Durante um mês, eu experimentei essa dieta. Primeiro, os exames. Uma bateria deles. Foram cinco coletas de sangue. Em seguida, comecei a dieta. E comecei comendo. A ideia foi usar a farinha de linhaça para espantar a fome.

"Ela é um dos alimentos mais ricos em fibras. Essa fibra promove a saciedade no café da manhã e ajuda a paciente que quer emagrecer a reduzir sua ingestão alimentar ao longo do dia", explica a nutricionista Wânia Lúcia Araújo Monteiro, da UFRJ.

"Você pode misturar no iogurte, no leite ou em um suco de fruta", orienta a nutricionista Grazielle Huguenin.

Aí que está a grande dificuldade e o meu maior desafio: como seguir essa dieta em um ritmo de trabalho intenso, como é o ritmo de muita gente no dia a dia?

"Você poderia fazer um sanduíche com pão integral, substituindo o arroz, uma cenoura ralada, alface e peito de frango grelhado", diz Grazielle Huguenin.

Foi assim eu adotei a lancheira. Mas não é tão fácil. Recusar delícias como pizza é uma desfeita! No quinto dia da minha dieta, estávamos em um hotel em São Paulo. Eu não podia nem pensar em comer muitas coisas do café da manhã. Optei por um copo de leite desnatado, um pãozinho e queijo. Escolhi uma fatia bem gordinha para ficar feliz. Aonde eu ia levava um copinho com a medida de farinha de linhaça.

Mas e quem resiste a um pão quentinho? Do total de brasileiros, 66% confessam que ir à padaria é o melhor programa para as horas de lazer. Foi o que revelou uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica nas cinco regiões do país.

"Leva um amigo, toma um cafezinho, relaxa, conversa", diz o panificador Wagner Ferreira.

E para quem faz desse lazer um ganha-pão, é ainda mais difícil manter o peso.

"Eu tenho uns 106 quilos. Não resisto. Faço umas caminhadinhas: dou uma volta na padaria", brinca o gerente de padaria José Mazzeo.

Até dona Ivani, da orquestra de sanfonas, já teve uma queda irresistível pela padaria. Adivinhem onde foi o primeiro encontro com o comerciante Manuel de Oliveira?

"Ele trabalhava na padaria e sabia que eu gostava de sonho. Cada vez que meu pai ia lá comprar um doce, meu sonho ia em cima", lembra dona Ivani.

Recuse o primeiro prato quem nunca tentou agradar com comida. "Comida tem uma relação emocional muito importante. Aprendemos de pequenininho que é feio deixar comida no prato. Aprendemos que se comemora comendo. Aprendemos que quando estamos tristes comemos alguma coisa. Existem famílias que começam o domingo à mesa e fica até sete horas no mesmo ambiente", diz o médico-cirurgião Luiz Vicente Berti, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

O amor entre dona Ivani e seu Manuel é o mesmo dos tempos da padaria. "Eu estava bem magrinha, com 54 quilos. Ele me chamava de bacalhau, porque eu era muito magra", conta dona Ivani.

"Eu não lembro mais", disfarça seu Manuel.

Mas quem vê esse casal feliz nem imagina que, além da dificuldade em controlar o próprio peso, ainda é preciso enfrentar um grave transtorno alimentar dentro de casa. Com a filha, a veterinária Ana Paula de Oliveira, a questão do peso chegou ao extremo.

"Eu olhava para a comida e virava a cara e falava que não queria. Quanto mais magra eu ficava mais eu me via gorda. Eu me via gorda mesmo. Obesa mórbida. Quando descobriram que eu tinha anorexia, eu fui para o tratamento com 38 quilos", lembra Ana Paula, que está fazendo pós-graduação. "Eu estava precisando de alguma coisa para me distrair, com a qual eu me mantivesse ocupada. Então, dois gatinhos vieram e agora estou cuidando deles", conta.

Estudando e cuidando dos gatinhos, ela se fortalece dia após dia.

"Eu tenho a sorte de ter uma mãe que só faltou se algemar comigo para me vigiar", diz Ana Paula.

"Nós duas vamos ficar sempre juntas", diz dona Ivani.

Durante a reportagem, nós conhecemos muitas histórias de superação. Depois de um mês fazendo a dieta da linhaça, voltamos ao Laboratório de Nutrição para saber se realmente mudou alguma coisa na minha saúde. Os primeiros resultados mostraram taxas normais de glicose, triglicerídeos e colesterol. Mas o teste mais temido foi mesmo o da balança. Eu perdi 3,2 quilos em um mês.

"Graças à dieta e à linhaça. Sem sombra de dúvida, a redução na ingestão de calorias contribuiu de forma importante para a redução de medidas e no peso corporal. Mas a linhaça contribuiu de forma bastante importante no controle da compulsão alimentar, reduzindo a sensação de fome", explica Glorimar Rosa.

A vendedora autônoma Dionar Rodrigues da Silva começou a dieta junto comigo e gostou dos resultados. "Eu tinha cem centímetros de cintura e hoje estou com 89. Não é igual aos regimes malucos que eu comecei a fazer e davam resultado, mas era momentâneo. Em pouco tempo eu fiz a dieta e agora estou vendo o resultado. É um reloginho: todo dia tenho que tomar linhaça. É ótimo", diz. É um adeus ao efeito sanfona.

Endereços do Mauro Rebelo
E-mail: maurorebelo@gmail.com
Twitter: http://twitter.com/maurorebelo
Apostilas de Culinária http://www.martinsrebelo.com/mauro/apostilas/encarte.htm
Painéis e Caricaturas para Festas Infantis: http://paineisecaricaturas.blogspot.com/
Perfil do orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=4390349023196287018
Compotas e Doces em Calda de Campos dos Goytacazes http://compotascampos.blogspot.com/
Site Bemcomer http://www.bemcomer.com.br/
Blog CULINÁRIA-RECEITAS http://culinariareceitas.blogspot.com/
Blog Festas Infantis http://suafestainfantil.blogspot.com/
Blog de Tradução de Receitas http://translatedrecipes.blogspot.com/
Blog de Receitas da Vovó Cotinha http://vovocotinha.blogspot.com/
Blog de Artesanato Brasil Artesanato http://brasilartesanato.blogspot.com/
B&B - Bed & Breakfast - Café e Cama - Hospedagem Barata http://bomdeniteroi.blogspot.com/2009/05/b-bed-breakfast-cafe-e-cama-em-niteroi.html

13 comentários:

  1. Eu posso comprar a linhaça já triturada? Tem o mesmo efeito? Se não tiver o mesmo efeito gostaria de saber como posso triturar em casa e quanto tempo dura? E-mail: celeida_barros@hotmail.com Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Gostaria da receita do pao

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber qual a quantidade diária que devo consumir de linhaça para começar a emagrecer
    Edna Santos

    ResponderExcluir
  4. Gostari de saber se é a linhaça dourada que tenho q comer para amagreçer.E como que acho o oléo de peixe.

    vivianepvh@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Ola
    Eu assisti o globo reporter, realmente é verdade.
    A 6 meses perdi 12 kgs, simplesmente fechei a boca para refrigerantes doces e frituras, passei a comer tudo integral, linhaça 2 colheres de sopa por dia com iogurte desnatado, granola frutas e muitas verduras legumes, e carne tmb mas diminui bem, suco de uva, farelo de aveia, simlesmente foi uma maravilha do n de calça 44 passei a usar novamente n 38, e não abro mão disso nunca mais....
    beijos

    Marcilane

    ResponderExcluir
  6. Não consegui assistir o globo repórter desta semana sobre a linhaça...tentei acessar a globo, mas o video é só para assinantes. A minha dúvida é....que colher medida eu posso usar (pequena,média ou grande, qtas gramas dá de linhaça estas 3 colheres. Esta linhaça é em pó ou só triturada no liquidificador. Tenho que fazer uma dieta junto ou somente comendo estas 3 colheres eu emagreço. Se puder sanar estas minhas dúvidas eu agradeceria. Meu email é maribloss@hotmail.com Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber quanto se toma de linhaça por dia?
    Adorei a reportagem
    Meu emailé lenaproen@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Também gostaria de saber mais sobre a dieta da linhaça? Quantas colheres são por dia, e qual linhaça devo utilizar?
    Meu email é moni_gm@ig.com.br
    Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber a quantidade necessária de linhaça diária.
    elida.rabelo@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Também gostaria de saber mais sobre a dieta da linhaça, pois tentei acessar o video mas é só para assinantes.... Quantas colheres são por dia, e qual linhaça devo utilizar?
    Meu email é mary_pardo_@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  11. EStou buscando mais informações sobre este tema, mas está dificil.

    ResponderExcluir
  12. Muitas pessoas ficaram com dúvidas de como usar a farinha de linhaça.
    Hoje recebi uma mensagem da Nutricionista Lorença Dalcanale do site Obesidade Metabólica.
    Vejam a orientação dela:

    "Ola Mauro,

    A recomendação do uso da farinha de linhaça é de 2 col de sopa cheia duas vezes ao dia.
    Porém lembre-se que não é só o uso da linhaça que fará vc emagecer e sim ela associada a uma dieta saudável individualizada as suas necessidades além da prática de exercícios físicos que irão proporcionar perda de peso saudável e sustentada.

    Atenciosamente

    Lorença Dalcanale
    Nutricionista

    www.obesidadeemetabolica.com.br"

    ResponderExcluir
  13. eu gostaria de saber quanto tempo eu levo paraemagrecer com linhaça tenho o metabolismo lentotenho 50 anos e110 de cintura meu corpo me encomoda muito lusolteira09@ymail.com

    ResponderExcluir

Preencha seu comentário:


ASSISTA A AULA DA SEMANA PASSADA:

Assista a aula da semana:

TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO diet, light, diet e light, bolo de dieta, para dieta, sem açúcar sem glúten, glúten, celíacos

Postagens populares

Postagens populares