Web Rádio Ser Fraterno

No link abaixo vocês visualizam a programação da web rádio Ser Fraterno https://www.serfraterno.com.br/timetable Redes sociais da Rádio: Instagram Ser Fraterno https://instagram.com/webradioserfraterno Youtube Ser Fraterno https://youtube.com/@SerFraterno Facebook Ser Fraterno https://www.facebook.com/webradioserfraterno/ Whatsapp Ser Fraterno 22981525174 Redes Sociais

02 novembro 2008

Biscoito de Polvilho no Forno de Barro (Globo Rural)

O Globo Rural visitou uma cidade mineira que vive do polvilho azedo. O processo é trabalhoso, artesanal. De lá vem uma receita de biscoito de polvilho, assado em forno de barro.
Cidade Conceição dos Ouros


Texto do programa:

"Bem quem vai fazer o célebre biscoitinho de polvilho é uma quituteira que nos foi apresentada de um jeito que já diz tudo: “dona Filomena Mão de Ouro”.

A fama está correndo deste lado da Mantiqueira. “Acho que é o dom de cada um”, responde Dona Filomena.

Além do polvilho, os ingredientes são: água, sal, leite e ovo e óleo. Para dois quilos de polvilho, a dona Filomena vai usar, por enquanto, um copo e meio de água fria e duas colheres de sal.

Ao misturar o sal, a dona Filomena aproveita para esfregar bem o polvilho nas admiradas mãos de ouro, quebra os resíduos, desmancha todas as pelotinhas e lembra que a receita é feita com polvilho azedo.

“Neste biscoito não dá muito certo porque ele tem que crescer”, orienta dona Filomena.

E mais água, só que agora água quente para escaldar, também na quantidade de um copo e meio.

Então, repete o esfrega-esfrega da mistura. Agora é a vez do ovo. São três ovos. Então ela vem com o óleo. Detalhe: o óleo é quente também. Outra medida de um copo e meio.

“Tem que ser o óleo quente para dar mais goma ao biscoito”, explica dona Filomena.

Por último, a dona Filomena despeja um copo de leite frio. Mas percebe que ainda está seco e acrescenta mais um pouco de água. “A gente põe água fria até dar o ponto”, afirma.

A dona Filomena sova bastante até os ingredientes se formarem em uma massa única. Está no ponto quando descola da vasilha.

Neste meio tempo, a Dilurdes, ajudante da dona Filomena, com uma boneca de palha de milho, põe fogo na lenha fina já arrumada no velho forno.

Enquanto as labaredas estralam nas paredes de barro, as duas montam as assadeiras. Pegam um punhadinho de massa, enrolam de compridinho e ajeitam na forma.

Até que ornam um monte de palitinho branco estendido na lata queimada pelo tempo de uso.

Nesta altura a lenha já queimou e a Dilurdes com a vassoura varre o borralho pra fora. A dona Filomena traz os rolinhos e vai ajeitando a bandejada no forno.

Essa receita rende uns 200 biscoitos e é capaz de precisar de duas formas.

Tapa a janela do suspiro e fecha a boca do forno. Em menos de 20 minutos a delícia está pronta.

Num caso desses, o apressado come é quente. Na farta mesa de quitandas da dona Filomena, o que a família ataca primeiro é o biscoitinho de polvilho.

O biscoito de polvilho pode ser feito também no forno a gás. O ponto certo é quando a massa já cresceu e começa a dourar."

3 comentários:

  1. Olá,

    Gostaria de conhecer a receita do
    "Biscoito de Polvilho no Forno de Barro (Globo Rural", se possível.
    Esse vídeo da Globo não mostra a receita, não sei pq.
    Grato e abraços,

    A. Balbino

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Aqui eu vejo a receita direitinho.
    Vou anotar os ingredientes e o modo de preparo e escrever aqui para você.
    Abraços
    Mauro

    ResponderExcluir
  3. Caro Mauro, esta receita é deliciosa eu fiz aqui em casa e recomendo. Grande abraço

    ResponderExcluir

Preencha seu comentário:


ASSISTA A AULA DA SEMANA PASSADA:

Assista a aula da semana:

TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO diet, light, diet e light, bolo de dieta, para dieta, sem açúcar sem glúten, glúten, celíacos

Postagens populares

Postagens populares