Ingredientes
8kg de caju fresco (sem castanha)
300g de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de cheiro verde picados
2 pimentões médios picados
4 tomates grandes picados
2 cebolas médias picadas
1/2 colher (sopa) de corante (colorau)
1 cabeça de alho grande (ou 3 colheres de sopa de pasta de alho)
pimenta-do-reino a gosto
sal a gosto
Modo de Fazer
Lavar bem os cajus, acrescentar um pouco de água e bater do liquidificador. Depois, peneirar bem para tirar todo o suco. O que sobra é a fibra (mais ou menos 1,5kg). Colocar a fibra numa panela e temperar com alho, cebola, tomate, cheiro-verde, pimentão, corante, pimenta-do-reino e sal a gosto. Refogar por mais ou menos 10 minutos. Tirar do fogo e colocar numa bandeja grande para esfriar. Quando estiver fria, acrescentar a farinha de trigo e espalhar sobre superfície com a ajuda de um rolo (como se fosse uma massa). Por último, cortar no formato de hambúrguer. A fritura é igual a de um hambúrguer tradicional.
Dicas: acrescentar os temperos que você costuma usar na carne, como ervas, por exemplo; usar a boca de uma xícara ou copo para dar o formato de hambúrguer.
Rendimento médio: 20 hambúrgueres
Ceará inventa hambúrguer de caju
Fibras da fruta, que normalmente são rejeitadas depois de se fazer o suco, são temperadas como carne e rendem um alimento bem mais nutritivo. Novidade deve passar a fazer parte da merenda escolar.
A turma da colônia de férias come com prazer! Hambúrguer no lanche. Tudo errado? Que nada. Não é qualquer hambúrguer.
"Eu nunca pensei que existisse hambúrguer de caju", diz Lauana de Oliveira , de 8 anos.
"Não sabia nem o que se fazia com caju, fora o doce, a cajuína e o suco. Eu nunca pensei em hambúrguer", conta a estudante Thaís Cartaxo.
Caju é matéria-prima que o Ceará tem de sobra. No estado, que é o maior produtor brasileiro, só a castanha tem mercado. A polpa quase não é aproveitada.
"São desperdiçados 90% do caju. Os outros 10% são vendidos para a indústria de sucos, caju de mesa e o restante é utilizado como ração animal", diz o secretário de Agricultura de Beberibe, Alexandre Belém.
Uma pena. Por isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) decidiu inventar um jeito de evitar o desperdício e criou a receita do hambúrguer, que é muito simples. A polpa é batida no liquidificador e peneirada para tirar o suco. Depois, é temperada.
"A fibra é temperada com o que a gente usa habitualmente na carne: cebola, pimenta, alho. Isso depende do gosto de cada um. E quando a gente quer, pode acrescentar algumas ervas, como orégano e alecrim", ensina a instrutora do Senar Rosimar Brito Chaves.
Quando estiver no ponto, deixe esfriar e acrescente farinha de trigo. Depois, dê o formato. A fritura é igual a de um hambúrguer comum. Mas o cheirinho no ar dá água na boca!
Para quem prova pela primeira vez, é difícil identificar de cara o gosto do caju por conta dos temperos e do sal, mas dá para perceber no finalzinho que tem um toque da fruta no meio e é muito gostoso.
No Laboratório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pesquisadores analisaram a receita. Descartaram riscos de contaminação e confirmaram o nível nutricional do alimento.
"Na realidade, ele é bastante saudável porque tem um teor de fibras muito alto e isso ajuda muito o organismo na questão do funcionamento do intestino. Apesar de ter baixo teor de proteína, a sidra é muito boa para o organismo", avalia a pesquisadora da Embrapa Janice Ribeiro Lima.
O último teste feito com o hambúrguer de caju foi o sensorial. Os pesquisadores queriam saber como seria a aceitação no mercado e se era possível congelar o produto mantendo as características originais, como cheiro, sabor e consistência. Quem deu a palavra final foram os consumidores. Durante seis meses, uma turma foi ao laboratório dar uma provadinha na novidade. Para cada provador, apenas um pedacinho para degustar. Depois de muitas mordidas...
"Gostei muito da aparência, do aroma e do sabor. Mas gostei moderadamente da textura", diz a estudante Germana Soares.
"Apesar de ser de caju, o sabor não é tão pronunciado, devido aos temperos. Só precisaria melhorar a textura", comenta o engenheiro de alimentos Leandro Fernandes.
"Os consumidores avaliaram esse produto como 'gostando ligeiramente'. E essa avaliação não caiu ao longo dos seis meses que a gente armazenou", conta a pesquisadora da Embrapa Janice Ribeiro Lima.
Congelado nos períodos de entressafra, esse alimento pode fazer parte da merenda escolar o ano inteiro. E é o que vai acontecer em Beberibe, no litoral do Ceará, na volta às aulas. Pelo teste das férias, não há mais dúvida: a nova merenda vai ser um sucesso!
"Achei nota 10. Estava maravilhoso", Thaís.
"Eu daria nota 20, porque é muito gostoso", elogia Lauana.
MAIS INFORMAÇÕES:
- Desenvolvido pela Embrapa Agroindústria Tropical
Site: www.cnpat.embrapa.br
E-mail: sac@cnpat.embrapa.br
Endereços do Mauro Rebelo
E-mail: maurorebelo@gmail.com
Twitter: http://twitter.com/maurorebelo
Apostilas de Culinária http://www.martinsrebelo.com/mauro/apostilas/encarte.htm
Painéis e Caricaturas para Festas Infantis: http://paineisecaricaturas.blogspot.com/
Perfil do orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=4390349023196287018
Compotas e Doces em Calda de Campos dos Goytacazes http://compotascampos.blogspot.com/
Site Bemcomer http://www.bemcomer.com.br
Blog CULINÁRIA-RECEITAS http://culinariareceitas.blogspot.com
Blog Festas Infantis http://suafestainfantil.blogspot.com
Blog de Tradução de Receitas http://translatedrecipes.blogspot.com/
Blog de Receitas da Vovó Cotinha http://vovocotinha.blogspot.com/
Blog de Artesanato Brasil Artesanato http://brasilartesanato.blogspot.com/
Informática Passo a Passo http://infopassoapasso.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Preencha seu comentário: