Web Rádio Ser Fraterno

No link abaixo vocês visualizam a programação da web rádio Ser Fraterno https://www.serfraterno.com.br/timetable Redes sociais da Rádio: Instagram Ser Fraterno https://instagram.com/webradioserfraterno Youtube Ser Fraterno https://youtube.com/@SerFraterno Facebook Ser Fraterno https://www.facebook.com/webradioserfraterno/ Whatsapp Ser Fraterno 22981525174 Redes Sociais

16 outubro 2009

Caju se transforma em poderoso cicatrizante


Caju se transforma em poderoso cicatrizante

Película feita a partir do suco da fruta é indicada para queimaduras e feridas. Pesquisadora revela os segredos da medicina popular e ensina quem não tem dinheiro a colher remédios no quintal.



BEATRIZ CASTRO Baía da Traição (PB)

Uma paisagem tropical. Quem olha, percebe logo uma fruta bastante conhecida de todos os brasileiros, saborosa, rica em vitamina C e ferro. Mas o que nem todo mundo enxerga no caju é um poderoso tratamento natural, já confirmado pela ciência, que recebeu o nome de acajumembrana: uma película feita a partir do suco de caju, indicada para queimaduras e feridas.
saiba mais

*
Ceará inventa hambúrguer de caju
*
Receita concentra o melhor do caju em barrinha

"Foi um remédio muito bom que purificou e sarou", conta a dona de casa Valdete de Andrade Cavalcanti, que há pouco mais de dois meses mal conseguia andar. Sofria com um ferimento crônico, provocado pelas varizes. Foi diariamente ao hospital, para fazer curativo, durante dois anos, sem resultado. A vida dela mudou depois do tratamento natural. Ela conta que em menos de dois meses o ferimento fechou com a acajumembrana.

Além de dona Valdete, outras 45 pessoas já se trataram com a película natural do caju, que tem propriedades cicatrizante, antiinflamatória e analgésica.

A acajumembrana foi descoberta pela pesquisadora Salete Horácio da Silva, professora da Faculdade de Enfermagem de João Pessoa, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que há mais de 20 anos se dedica a descobrir e comprovar cientificamente o poder das plantas. "Leva de 15 dias a um mês para ficar pronto. É um processo natural da fermentação", diz.

O processo tem de ser no laboratório, mas a aplicação é simples. É só cortar a película do tamanho que quiser e colocar em cima do machucado. A membrana do caju vai aderir como uma segunda pele. E o melhor de tudo: não pesa no bolso.

"É uma economia estupenda no bolso do usuário, porque uma pomadinha custa entre R$ 15 e R$ 20, e isso aqui praticamente fica de graça", ressalta a pesquisadora, que não pretende ganhar dinheiro com a descoberta. O tratamento é distribuído de graça para as pessoas mais necessitadas, que contribuem doando matéria-prima, ou seja, caju.

"Do cajueiro, tudo se aproveita – desde a raiz até a folha mais novinha. A folha mais tenra serve para afta. É preciso fazer uma infusão e bochechar. A raiz serve para problemas intestinais e respiratórios. A casca serve para tosse", descreve a pesquisadora.

De chá a pasta de dente, muitas riquezas são extraídas dessa árvore, que já foi muito disputada. "Os índios faziam guerras para ocupar os espaços onde havia mais cajueiros, para festejar, casar, brincar", conta Salete Horácio da Silva.

Muito antes de o Brasil ser descoberto, os índios potiguara habitavam o litoral da Paraíba, onde permanecem até hoje e guardam com eles um conhecimento ancestral sobre o uso da plantas medicinais. É esse saber popular, repassado de geração em geração, que despertou o interesse dos pesquisadores que têm muito o que aprender com os índios.

E foi justamente em uma aldeia potigara que a professora Salete Horácio da Silva descobriu a acajumembrana, dez anos atrás. Hoje ela retorna uma vez por semana para distribuir remédios caseiros e ensinar princípios básicos de saúde e higiene. Mas, acima de tudo trocar, experiências.

"À medida que conversamos com o povo aprendemos e ensinamos", diz a pesquisadora.

A casa da índia potiguara Lenita da Silva, mulher do cacique Vicente, funciona como ponto de encontro dos moradores. No local, gente simples, sem condições de comprar medicamentos convencionais, se reúne para aprender com a pesquisadora. "Mastruz é bom para tosse", ensina.

A sabedoria desse povo é herdada junto com muitas tradições. O costume é antigo e em quase toda casa da aldeia se encontra um cantinho com ervas medicinais. É como se fosse uma pequena farmácia, sempre ao alcance dos moradores. Dona Lenita põe para secar as plantas que ela mais usa junto à imagem de Jesus Cristo.

"A flor da sabugueira é para febre; o feijão-gandu, para tosse; a colônia, para depressão", relata.

Quando recebe visita, dona Lenita costuma ir para a cozinha fazer um chá. "Chá de hortelã miúda é bom para digestão e abre o apetite. Eu acredito no efeito curativo das plantas. Se não fossem minhas plantas, não sei o que seria de mim. Planta é um santo remédio, nunca há de faltar na minha casa. Em todo canto eu planto", diz.

Para Salete Horácio da Silva, essa comunhão entre os conhecimentos popular e científico virou uma missão de vida. "Eu tenho admiração pelos índios, porque eles amam a natureza. Eu dou minha vida por isso. Eu vivo para isso. Essa é a minha missão", conclui.


Endereços do Mauro Rebelo

E-mail: maurorebelo@gmail.com

Twitter: http://twitter.com/maurorebelo

Apostilas de Culinária http://www.martinsrebelo.com/mauro/apostilas/encarte.htm

Painéis e Caricaturas para Festas Infantis: http://paineisecaricaturas.blogspot.com/

Perfil do orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=4390349023196287018

Compotas e Doces em Calda de Campos dos Goytacazes http://compotascampos.blogspot.com/

Site Bemcomer http://www.bemcomer.com.br

Blog CULINÁRIA-RECEITAS http://culinariareceitas.blogspot.com

Blog Festas Infantis http://suafestainfantil.blogspot.com

Blog de Tradução de Receitas http://translatedrecipes.blogspot.com/

Blog de Receitas da Vovó Cotinha http://vovocotinha.blogspot.com/

Blog de Artesanato Brasil Artesanato http://brasilartesanato.blogspot.com/


Informática Passo a Passo http://infopassoapasso.blogspot.com/


4 comentários:

  1. Estou interessado da acajumembrana, que destinaria a uma ferida aberta na canela de um filho meu.
    Como obter a PELÍCULA ?
    Meu endereço postal:
    Rua Sidrach Carvalho nr. 02 - CENTRO - SANTA CRUZ CABRÁLIA(BA) - 45807-000. Digam-me, por favor o nr. de v; conta e da agência (conviria ser do BB, pois este é o único com representação na nossa cidade), para fazer a resdpectiva transferência.
    Agradece
    JORGE A.R.MARQUES PINTO
    neu e-mail : jarmpinto@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de pode junto a vc. ajudar uma pessoa que precisa da receita do caju p/ curar uma ferida de mais de 3 anos, o problema e vascular
    se pode vou passar o meu Email
    arilda@usp.br

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!

    Gostaria de saber como é que eu faço para adquirir o acajumembrana, que destinaria para o uso de ulceras que minha avó tem nas duas pernas são feridas abertas que já tomou quase toda perna de minha avó, ela já fez encherto mais rejeitou.
    Meu email é vera_sapeca@hotmail.com
    Ficarei muito grata!
    obrigada

    ResponderExcluir
  4. Na roça temos uma planta q se chama "seca-táio". Sua seiva é usada para cicatrizar rapidamente ferimentos recentes.

    ResponderExcluir

Preencha seu comentário:


ASSISTA A AULA DA SEMANA PASSADA:

Assista a aula da semana:

TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO diet, light, diet e light, bolo de dieta, para dieta, sem açúcar sem glúten, glúten, celíacos

Postagens populares

Postagens populares