Web Rádio Ser Fraterno

No link abaixo vocês visualizam a programação da web rádio Ser Fraterno https://www.serfraterno.com.br/timetable Redes sociais da Rádio: Instagram Ser Fraterno https://instagram.com/webradioserfraterno Youtube Ser Fraterno https://youtube.com/@SerFraterno Facebook Ser Fraterno https://www.facebook.com/webradioserfraterno/ Whatsapp Ser Fraterno 22981525174 Redes Sociais

11 fevereiro 2008

Sorvetes Artesanais (Denise)


 




Sorvetes Artesanais (Denise)
Minha receita final...

Perfil da Denise
Blog da Denise

Eu venho trabalhando nesta receita desde o ano passado para chegar numa consistência satisfatória. Posso afirmar que quem provou do meu sorvete não acreditou que era caseiro. Todos os sabores que eu postarei abaixo foram testados e aprovados por todo mundo que provou e eu tive vááárias cobaias! Os testes que fiz com frutas frescas não foram aprovados pois o suco das frutas deixa o sorvete duro. Os sabores para sorvete em pó de frutas não foram lá muito aceitos, mas quando não tem outro eles comem e não reclamam, não chega a encalhar...rs Mas os preferidos aqui são os sabores creme, baunilha,nata e leite condensado (artificiais), chocolate, morango (natural), coco, abacaxi (natural) e os mesclados.
Depois que vc tiver em casa um "kit" com essências, sabores em pó, emulsificante e liga neutra vc faz sorvete o verão inteirinho! O restante dos ingredientes são os que costumamos ter em casa.
Após a receita principal, vou postar as especiais que têm o preparo um pouco diferente.
Vamos à receita!

Ingredientes:

500 ml de leite fervente
2 ovos inteiros (ver observação no final da receita)
1 xícara de açúcar
1 colher (sobremesa) rasa de liga neutra
½ xícara de leite em pó
125 gr de gordura vegetal (1/4 de pacote) (a melhor é a da marca "Da Mesa")
1 colher (sopa) de sabor para sorvete em pó (o sabor desejado)
1 colher (café) de emulsificante

Preparo:

Coloque todos os ingredientes MENOS o emulsificante no liquidificador na seguinte ordem: primeiro os ovos inteiros, depois os ingredientes secos, depois a gordura e por último o leite fervente. Bater por 5 minutos, deixar esfriar e levar ao freezer até que fique uns 60% congelado (nesta etapa vai parecer uma cola, é assim mesmo!), retirar do freezer, bater na batedeira com o emulsificante por cerca de 5 a 10 minutos, se tiver muito calor, bata só 5 minutos pois a mistura não deve ficar líquida. Coloque em um pote com tampa e leve novamente ao freezer até congelar. Rende quase dois litros de sorvete, eu uso os próprios potes de dois litros de sorvete industrializado para colocar os meus.

Observação: Para quem não consome gemas cruas, pode substituir por 3 claras ou meia xícara de creme de leite sem soro, mas já aviso: a textura fica mais dura, com os ovos fica com textura de sorvete industrializado
Sabores especiais (sabores em que o preparo é diferente):
Baunilha: uso 1 colher (sopa) de essência de baunilha na hora de bater na batedeira, na mistura do liquidificador não vai sabor nenhum.
Coco: eu não uso o pó sabor coco, substituo 200 ml do leite da mistura do liquidificador por 1 vidro de 200 ml de leite de coco. Pode ferver o leite de coco junto com o leite e bate junto no liquidificador. O resto do modo de fazer é como o descrito no preparo.
Chocolate: coloco 2 colheres (sopa) de chocolate em pó, 3 colheres de cacau e 1 colherinha de essência de baunilha, bate junto com os outros ingredientes no liquidificador. Acreditem...fica idêntico ao daquela marca famosa...rs
Chocolate e avelãs: Fazer o sorvete de chocolate como descrito acima sem a essência de baunilha. Na hora de bater na batedeira acrescentar uma colher (sopa) de essência de avelãs. Pode ser substituída por essência de castanhas ou nozes, também fica gostoso.
Morangos ou abacaxi (fruta natural):

Fazer uma geléia mole com:
1 xícara de morangos ou abacaxi picados bem miúdo.
½ xícara de açúcar
2 colheres de suco de limão
Leve tudo ao fogo baixo deixando cozinhar até formar uma geléia mole com uma caldinha grossa. Deixe esfriar.
Neste caso, não vai sabor na mistura do liquidificador e pode retirar da receita principal (base) ½ xícara de açúcar para ficar menos doce. Ao bater a base na batedeira, misture a geléia e bata junto. No caso do morango eu gosto de colocar umas gotinhas de corante vermelho para melhorar a cor.
Mesclado de nata com morangos:

Fazer a receita principal (base) usando o sabor NATA.
Fazer a geléia de morangos conforme receita acima.
Depois que bater a base na batedeira com o emulsificante, levar ao freezer para firmar um pouco. Depois de mais ou menos 1 hora, retire do freezer, coloque colheradas de geléia de morango, "revolvendo" o sorvete com um garfo para fazer o efeito mesclado. Pode fazer isso dentro do próprio pote onde o sorvete está endurecendo. Leve de volta ao freezer para congelar.
Mesclado de Creme com chocolate

Fazer a receita principal (base) usando o sabor CREME.

Faça a seguinte calda: (ou utilize calda de chocolate comprada pronta)
1 xíc/chá de chocolate em pó (não usar achocolatado)
1/2 xíc/chá de açúcar
2 col/sopa de manteiga ou margarina s/ sal
1 1/2 xícara de leite

Leve ao fogo alto por uns dois minutos. Mexa de vez em quando e cuide para não derramar. Deixe esfriar e leve a geladeira para encorpar.
O modo de misturar é igual ao mesclado de morangos.
Passas ao rum:

Uso 1 colher (sopa) de essência de rum na hora de bater na batedeira, na mistura do liquidificador não vai sabor nenhum. Depois de bater na batedeira, leve ao freezer para ficar mais firme. Depois retire do freezer e misture duas xícaras de passas previamente deixadas de molho em rum ou conhaque e escorridas.

Para amolecer as passas:
Ferver 1 xícara de açúcar com 1 xícara de água por 3 minutos em fogo alto sem mexer, retire do fogo e deixe esfriar, misture ½ xícara de rum e deixe as passas de molho nesta calda por no mínimo 4 horas na geladeira. Quando for utilizar, escorra as passas e guarde a calda, ela pode ser usada para fazer novo sorvete ou para molhar bolos.
Abacaxi Francês:

Fazer a receita principal (base) usando o sabor ABACAXI ou fazer a receita do sorvete de abacaxi com fruta natural (receita acima).

Fazer a seguinte calda:

1 xícara de açúcar
½ xícara de água
1 xícara de vinho tinto seco
1 colher (sopa) de farinha de trigo

Leve a água com o açúcar ao fogo até formar uma calda grossa. Desmanche a farinha em ½ xícara de vinho, cuide para não deixar bolinhas de farinha, se necessário passe numa peneira fina. Quando a calda de açúcar estiver grossa, coloque o vinho e a farinha. Mexa até ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar até reduzir formando uma calda. Mexa de vez em quando e use uma panela alta. A quantidade final de calda deve dar menos que 1 xícara. Deixe esfriar e leve a geladeira para tomar consistência.

Depois que o sorvete estiver pronto, leve ao freezer por mais ou menos uma hora para ficar mais firme. Retire e coloque calda a gosto em fio e com um garfo faça movimentos circulares, não misture muito, tem que ficar mesclas da calda no sorvete. Vai sobrar bastante calda, vc pode guardar na geladeira para servir com mousses, manjares, etc ou fazer 1/2 receita.

Espero que gostem!!
Denise

A foto é do sabor Mesclado de nata com morangos: http://denisegb.gigafoto.com.br/?id_foto=17204818

♥ ♥Carmen Bürgel
O sorvete da Denise é maravilhoso,aqui em casa não falta,ja fiz todos os sabores e mais alguns que inventei. Olhem estes dois sabores:










Mauro além dos sabores da Denise eu fiz o de:
Banana,comprei o sabor fiz a risca a receita da Denise e no final caramelei açucar e misturei como no de chocolate.
Doce de leite,cozinhei uma lata de leite condensado até o ponto de doce de leite e misturei no final.(uma lata da para muitas receitas).
Maracuja,fiz uma gelia não muito doce com o maracuja e misturei no final.(não tirei a semente).
Manga,fiz uma geleia tbm e misturei no final.
Leite condensado,no final misturei coco queimado.
Mamão,fiz da mesma maneira que o de manga.




APOSTILA SALGADINHOS PARA FESTAS

APOSTILA SALGADINHOS PARA FESTAS
Apostila com 25 deliciosas receitas com FOTOS + Brinde Apostila com dicas e 80 receitas de salgadinhos. VEJA NO LINK http://www.martinsrebelo.com/mauro/apostilas/encarte.htm
Endereços do Culinarista Mauro Rebelo

E-mail:
maurorebelo@gmail.com

Twitter: http://twitter.com/maurorebelo
Apostilas de Culinária http://www.martinsrebelo.com/mauro/apostilas/encarte.htm
Painéis e Caricaturas para Festas Infantis: http://paineisecaricaturas.blogspot.com/
Facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=834933118
Site Bemcomer http://www.bemcomer.com.br/
Informática Passo a Passo: http://infopassoapasso.blogspot.com/
Apostilas de Artesanato http://www.martinsrebelo.com/artesanato/artesanato.htm

RECEITAS GRÁTIS EM SEU E-MAIL
Você receberá semanalmente receitas, novidades e informações de cursos e concursos de culinária. É grátis.

Para assinar, é só mandar uma mensagem para
assinar-maurorebelo@grupos.com.br que logo em seguida
receberá uma mensagem para confirmar sua assinatura.
sorvete expresso maquina sorvete maquinas para sorvete maquinas para sorvetes receita sorvete sorvete italianinha jogos do sorvete jogos sorveteria sorveteria yogurt frozen maquinario para sorveteria sorvete caseiro massa italiana sorvete italiano melhor receita

43 comentários:

  1. olá, me chamo Adelmo e faço sorvete em casa para complementar a renda, meu sorvete é muito bom, tem consistência de sorvete industrial. Suas receitas são bem parecidas com a minha, só que eu não uso ovos e a gordura eu derreto em uma parte do leite pasteurizado e bato com os ingredientes menos o emulsificante só coloco este quando tiro do freezer para bater na batedeira.Com tudo isso preciso de diferancial no sabor do meu sorvete, algo que cause desejo de consumir o produto, estou pensando em fazer uns experimento com pedaços de choclates, weifers,jujubas e outros produtos, que você acha? pois eu acredito nesse ramo e quero viver disso logo mais, dá um adeus bem GRANDE a essa vida de empregado, chega.Se vc tiver alguma dica me envia, obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Oi me chamo Jaqueline e gostaria de saber qual seria a validade do sorvete depois de pronto

    ResponderExcluir
  3. Ola me chamo Jaqueline e gostaria de saber qual a validade do sorvete depois de pronto.

    ResponderExcluir
  4. Olá Denise!!
    Nota dez para a tua receita, show de bola!!!
    A minha galera adorou aqui em casa.
    Quero uma dica tua para fazer sorvete de flocos, pois estou indeciso qual a base devo utilizar?
    E-Mail: marcosflores@globo.com

    Abraço

    Marcos

    ResponderExcluir
  5. Ola Denise adorei suas receitas,a algum tempo atras comprei uma maquina de sorvete para comprementar a renda mais não deu certo tive que vender não acertei o s pontos dos sorvetes acabei desistindo,por não saber fazer os sorvetes de massas e picoles !Mas gostei das suas receitas Parabens !denival.andrade@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, obrigada pelos comentários!!


    Resposta para Jaque: Olha...eu realmente não sei a validade pois faço apenas para consumo nosso, mas já ficou 2 meses no freezer e não alterou a textura...

    Resposta para Marcos: Para fazer o flocos, vc pode usar o sabor nata e depois derreta umas 50 gr de chocolate nobre ao leite e coloque num saquinho plástico. Faça um furinho no saquinho e no final do tempo de batimento na batedeira, deixe cair o chocolate em fio. As pás da batedeira vão quebrar o chocolate em pedacinhos e vc terá um sorvete de flocos delicioso!!

    Abração a todos!!

    ResponderExcluir
  7. Resposta para Adelmo: Vc teria que ir testando novos sabores, eu usaria caldas e frutas picadas bem cozidas ao invés de balas porque elas congelam e perdem o sabor, mas isso só testando mesmo. Meu último teste foi sorvete de abacaxi com pedaços. Para isto, cozinhei bem o abacaxí em calda de açucar e acrescentei ao sorvete depois que terminei de bater na batedeira, os pedaços não ficaram congelados, o sorvete ficou muito gostoso! É isso aí, vc tem que testar sem medo de perder algum ingrediente pois é assim que a gente consegue bons resultados!
    Abração e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi pessoal aderi aos sorvetes caseiros devido ao valor elevado das marcas conhecidas.
    E estou adorando minha primeira leva fiz conforme a receita dos potes de emulsificante, agora estou pesquisando para fazer minhas arrumações pois achei que ficou com o gelo granulado.
    Mas foi pela receita do abacaxi frances que estou escrevendo pois pode-se colocar ao inves do vinho do porto suco de uva, falo isso porque tenho uma filha de 4 anos e este sorvete so daria a ela se fosse com o suco.
    Em Porto Alegre tem uma empresa caseira que faz o abacaxi frances e colocam na receita suco de uva.

    ResponderExcluir
  9. para ter as passas mas molinhas e so deixar de molho em agua morna um pouquinho e pronto rsrsrs...

    ResponderExcluir
  10. Olá Denise!
    Estou iniciando no ramo de venda de sorvetes.
    Posso fazer o sorvete sem a gordura vegetal?
    Qual será o resultado?
    Existe outro produto para substituição da gordura?
    Obrigado pela ajuda.

    Anderson

    ancorabiel@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Anderson, a gordura é importante para que o sorvete fique macio, mas se vc quiser pode substituir a gordura vegetal pela margarina sem sal, desde que seja uma margarina "gorda" com pelo menos 70 a 80% de lipídios. Eu não fiz esse teste mas uma moça da comunidade Culinária Receitas do Orkut disse que fez e ficou bom!
    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  12. Denise,
    estou com idéia de seguir no ramo de sorvete sou residente municipio Taquari.
    favor entrar em contato: meu e_mail e msn é rcrosacardoso@hotmail.com
    aguardo obrigada. Tenha um Bom dia...

    ResponderExcluir
  13. favor entrar em contato para seguir no ramo sorvete rcrosacardoso@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Ola Denise , voce da curso para quem esta iniciando?


    Abraços

    Miguel

    ResponderExcluir
  15. gostaria de recebe receitas praticas de sorvetes artesanais de : tapioca coco com abobora.
    gostaria como fazer para fabricar o açaí,não tenho ideia de como começar .

    email:mrodrigues8455@ig.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, denise tenho uma dúvida os ovos inteiros sao batidos e depois é acrescentados os ingredientes secos, ou bate todos de uma só vez

    ResponderExcluir
  17. Olá Denise, adorei as suas dicas de sabores. Estou começando a comercializar uma receita bem parecida com a sua e achei ótima a idéia do sorvete mesclado. Vou testar ainda esta semana. Parabéns e obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Olá Denise. Posso substituir o açucar por adoçante em pó para Forno&Fogão? Em minha família há muitos diabéticos inclusive eu. Se vc já fez ele diet por favor me oriente. Bjos

    ResponderExcluir
  19. boa tarde denise, me chamo altair. Estou querndo fabricar sorvete para vender e queria saber se não tem como vc me mandar receitas que tenham começo , início e fim, pois não tenho experiência e se não for bem detalhada não tenho como fazer, obrigado pela ajuda, Deus te abençoe. meu email é: altai.rp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Boa noite Denise,

    Faço torta de sorvete para vender, mas os sorvetes da Kibon estão ficando muito caro e não estou tendo lucro. Gostaria de saber esta receita dá para se fazer as tortas. Posso substituir a Gordura Vegetal. Meu email é: gatcesaude@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. OLÁ DENISE, GOSTARIA DE SABER SE POSSO COLOCAR O SORVETE EM POTINHOS PARA VENDE? CIMARA77@YAOO.COM.BR

    ResponderExcluir
  22. morro no EUA.Aqui tem um sorvete delicioso de amedoim.A mesma pasta Amendocrem se ainda existe.O outro e de pasta de amendoin e chocolate.Parece estranho mas e uma delicia tente fazer e me de a receita .Meu imail e avosandra@hotmail.com BEIJOS SANDRA

    ResponderExcluir
  23. oi Denise,fiz a tua receita,nossa mas é muito boa mesmo.Se o concorrente descobre essa hein...ahahahahahahah.Olha eu tenho algumas duvidas,voce tem email ? o meu é murilo452@yahoo.com.br Me manda o teu email,vou aguardar.Abraçao

    ResponderExcluir
  24. Oi, Denise A liga neutra e o emulsificante sao importantes na receita? Eu moro nos Estados Unidos e ja andei perguntando por aqui e ninguem sabe o que seria esses ingredientes. Antigamente sera que usavam esses ingredientes nos sorvetes caseiros? Eu moro na Florida e aqui eh muito quente eu gostaria de fazer sorvetes artesanais, caseiros mais nao sei como substituir ou encontrar esses ingredientes. Espero q vc possa me ajudar... meu email eh kaskinha@hotmail.com Abracao Anne

    ResponderExcluir
  25. Ola gostaria se puder me explicar e mandar mais receitas recentes de sorvetes industrializados de massa para abrir meu proprio negocio me ajude e o meu sonho abrir negocio de sorvetes

    ResponderExcluir
  26. bom dia denise gostei muito das receitas gostaria se pudesse me dar mais receitas de sorvetes e sabores para abrir um negocio me chamo adriana meu email e dri_s_garcia@hotmail.com grata

    ResponderExcluir
  27. ola denise, muito obrigado pela suas receitas, faço sorvetes e vendo,,,,sao todos uma delicia,,,,bjs

    ResponderExcluir
  28. Oi Denise sempre fiz esta desde que foi postada e faço para completar renda,vendo na visinhança cerca de 30 potes por semana, mas cerca de 6 meses não sei se voce já tomou conhecimento surgiram os emulsificantes a base de frutas sem nenhuma gordura e funciona igual aos aos antigos, não precisa mais usar ovos, nem liga neutra, e por incrivel que pareça pode ser feito com frutas in natura, eu tenho usado um deles de nome Frutani encontrei na internete site de masmo nome.
    beijos

    ResponderExcluir
  29. olá Denise Boa Noite

    me chamo Luciana Marchiori gostaria que você me desse algumas dicas de sorvetes industrializados, pois pretendo montar um negócio aqui na minha cidade e sou iniciante no ramo.Consegui uma receita muito boa, mas queria diversificar o produto fabricando tambem o industrializado.
    Gostaria se você puder me ajudar, me enviando algumas receitas de sorvetes industrializados e se você tiver me mande tambem algumas receitas de picolé normal e picolé com pedaços de frutas pois pretendo trabalhar com os dois.
    meu e-mail é evinhananan@hotmail.com

    Muito Obrigado Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Denise vc é nota dezzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz. Nanda Guedes.

    ResponderExcluir
  31. OLÁ DENISE MEU NOME E MARILENE, ADOREI SUAS RECEITAS, POISEU TINHA ESTA RECEITA E PERDI, QUANDO ACHEI A SUA QUE ERA A MESMA QUE MINHA CHEFE TINHA ME DADO, AI FIZ DE CARA 3 RECEITAS, AGORA NEM ESPERO ACABAR, JÁ FAÇO MAIS ADOREI MESMO VC E SUPER PROFISSIONAL, QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO COM ESSAS MÃOS DE ANJO QUE VC TEM. TENHA CERTEZA QUE VC ME AJUDOU MUITO VC E NOTA DEZ!!!!!!!!!!! PARABENS PELA SUA DEDICAÇÂO.

    MUITO OBRIGADA BEIJOSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  32. Que sorvete maravilhoso....Fiz a receita base e acrescentei 1 lata de leite moça e no sabor...fiz uma calda grossinha com a polpa do maracuja (tirei a semente) com 1 xicara de açucar...Ficou simplismente divino...Maravilhoso...Obrigado Denise por compartilhar essa receita conosco...

    ResponderExcluir
  33. nossa de cara adorei as fotos do sorvete sao os que vc fez mesmo estou começando no ramo de sorvete a pouco tempo ando testando algumas conseguir achar uma boa mais nao e ainda a consistencia que ando preocurando vou testar a sua amnha mesmo depois falo como me sai

    ResponderExcluir
  34. nossa parece ser bom estou começando a entrar no ramo de sorvete ja viz varios e achei um bom mais nao e o que eu queria mas eu vou fazer o seu amanha mesmo e te dou a resposta me chamo jaqueline as fotos do sorvete sao dos que vc fez

    ResponderExcluir
  35. Oi Denise adorei a receita de sorvete fiz ficou muito uma delicia gostaria de saber se eu posso diminuir o açucar da base para poder por leite condensado ou doce de leite para nao ficar muito doce eu fiz com leite condensado achei que ficou muito doce obrigado suas receitas sao otimas que continue te abençoandoem tudo.

    ResponderExcluir
  36. Oi Denise,me chamo Assunção, so agora me atualizei sobre suas receitas, eu estou iniciando no ramo do sorvete caseiro porque acredito desse ramo, aqui onde moro, Boa Vista-RR é muito quente. Preciso saber qual o verdadeiro efeito da liga neltra e o emulsificante. meu email é assunomendes@yahoo,com,br. bjs

    ResponderExcluir
  37. nota dezzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz pra vc Denise

    ResponderExcluir
  38. Oi ,Denise eu morro fora do Brasil e não acho emusificante , gostaria de saber oque eu posso substitui eu te agradeço meu e-mail e mariasoares46@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. gostinho bom de mais eu guero fazer

    ResponderExcluir
  40. oi, Denise adorei suas receitas de sorvetes, gostaria muiiiiito que vc envie pra mim outros sabores como: tapioca, sonho de valça, milho verde, cajá, mangaba e graviola .... ADOROOOOO desde já agradeço, ai vai meu imail
    cristianeguedes2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. oi denise como faço para colocar pedacinhos de frutas no meu sorvete(morango,abacaxi etc...) tenho medo que crie gelo. bjss obr

    ResponderExcluir
  42. parabens otimas ideias!!

    ResponderExcluir
  43. Parabéns pelas receitas, amei todas, mas se puder me ensinar o sorvete de milho verde, minha neta adora, vou ficar muito feliz. Muito sucesso e que Deus te abençoe.
    Meu e-mail: yara_barcos@ig.com.br

    ResponderExcluir

Preencha seu comentário:


ASSISTA A AULA DA SEMANA PASSADA:

Assista a aula da semana:

TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO diet, light, diet e light, bolo de dieta, para dieta, sem açúcar sem glúten, glúten, celíacos

Postagens populares

Postagens populares