
Culinarista Mauro Rebelo
(Com adoçante culinário)
Recebi a receita original da amiga Maria das Graças.
Fiz umas modificações e achei que o bolo ficou perfeito.
Ingredientes:
170g de ameixa seca sem caroço
1 e ½ xícara de água
1 banana
4 colheres (sopa) de margarina
2 ovos
1 xícara de adoçante culinário (uso tal & qual)
1 xícara de farinha de trigo
½ xícara de farinha de linhaça
1 colher (sopa) de fermento
Modo de Preparo:
Primeiramente bata no liquidificador a ameixa com a água e a banana.
Eu utilizo o mix. Bata até ficar um purê e reserve.
Coloque a margarina em uma bacia e derreta um pouco no microondas.
Acrescente os ovos e o adoçante.
Bata com o fuê.
Misture delicadamente as farinhas e o fermento.
Misture delicadamente o purê até ficar homogêneo.
Coloque em uma forma de furo no meio untada e enfarinhada.
Asse em forno pré-aquecido na temperatura baixa por mais ou menos 20 minutos.
Faça o teste do palito para ver se está pronto.
Dica: Talvez você ache o bolo um pouco mais doce do que o normal. Se isso acontecer, da próxima vez, use 1/2 xícara de adoçante tipo tal & qual.
Mauro, para substituir o adoçante pelo açúcar, devo usar a mesma medida, uma xícara?
ResponderExcluirAcho que as ameixas já são bem docinhas, por isso algumas pessoas podem achar a receita muito doce.
Beijos
Lucia
lcprik@yahoo.com.br
Olá Chef Mauro, aguardo a conversão da margarina para óleo de milho, ok. Estou ansiosa para fazer o bolo.
ResponderExcluirAbraços
Silvana
Oi Lucia, ainda não fiz essa substituição, mas se fizer vou trocar pela mesma medida, pois o tal &e qual usamos na mesma proporção.
ResponderExcluirUse 3/4 de xícara de óleo.
ResponderExcluirmauro, gostaria de encontrar mais receitas feita com adoçante, pois fiz redução do estomago e por um ano ou mais não posso consumir açucar, vc pode me ajudar. patriciadlgvgamg@yahoo.com.br
ResponderExcluirChef Mauro, obrigada. Assim que eu testar lhe dou retorno, ok?
ResponderExcluirAbraços
Silvana Márcia
Amigo Mauro, amanhã vou fazer o bolo de ameixas com adoçante Tal Qual, pois tenho todos os ingredientes em casa, meu esposo é diabético e só uso adoçante para bolos e doces.
ResponderExcluirVou adorar mais receitas com adoçante.
Obrigada, abraços
Naites Gómez rnaites@gmail.com
Querido Mauro, já fiz essa receita duas vezes e é um sucesso, maravilhoso, macio, saboroso. Só posso lhe agradecer infinitamente, pois meiu irmão é diabético e eu sempre que posso, faço um dicinho diet para ele, mas bolo eu não conseguia fazer de jeito nenhum, ficavam duros demais,pareciam pedaços de pau, talvez pelo adioçante,não sei...rsrsrs
ResponderExcluirCom essa receita eu me realizei e ele e todos da familia AMARAM!!! Já é prato certo no natal também. Muito obrigada a vc e a Maria da Graça por essa doação infinita. Posso fazer alguma alteração para variar um pouco?Se não der tudo bem,já estou felicissima com essa descoberta fantastica.Se tiver alguma receita como essa me diga por favor.
Um grande abraço
Vilma
Mauro querido, bom dia!
ResponderExcluirBom fiz o bolo com a conversão da manteiga/margarina para o óleo de milho usando 3/4 de xícara. Resultado: Ficou pesado. Não cresceu e muito gorduroso. Refiz com apenas 1/4 de óleo. Bati os ovos no processador e após ter dobrado de volume acrescentei o óleo. Misturei delicadamente nas farinhas. Depois bati a ameixa com a banana e água formando o purê e misturei delicadamente com o fuê. O bolo cresceu. Ficou leve e fofíssimo. Amei.Ah, usei apenas 1/2 xícara do adoçante Tal e Qual pois o mesmo é muito doce para meu paladar. Ficou na medida!!! Beijos e sempre que puder nos envie receitas com uso do adoçante.
Silvana Márcia
Sil, que ótimo.
ResponderExcluirVou postar essa sua dica lá na postagem do orkut também, pois muita gente vai aproveitar.
Obrigado!
Bjs
Vilma, me da muita alegria saber disso.
ResponderExcluirObrigado!
Maravilha esse bolo.
ResponderExcluir