Web Rádio Ser Fraterno

No link abaixo vocês visualizam a programação da web rádio Ser Fraterno https://www.serfraterno.com.br/timetable Redes sociais da Rádio: Instagram Ser Fraterno https://instagram.com/webradioserfraterno Youtube Ser Fraterno https://youtube.com/@SerFraterno Facebook Ser Fraterno https://www.facebook.com/webradioserfraterno/ Whatsapp Ser Fraterno 22981525174 Redes Sociais

27 fevereiro 2009

Temperos Milagrosos - Globo Repórter - Pimenta emagrece - Curcuma aniquila tumores cancerigenos - Chá da energia - Salsa combate doenças coração...



Encaminhe este e-mail para amigos que possuem preocupação em ter uma vida saudável.
 
 
TODAS AS RECEITAS da reportagem: Saiba como preparar receitas com especiarias:
http://culinariareceitas.blogspot.com/2009/02/saiba-como-preparar-receitas-com.html
CHÁ DE ESPECIARIAS
TEMPERO PREPARADO PELA FEIRANTE CÉLIA DINIZ DA COSTA
GELÉIA DE PIMENTA
PIMENTA NO VINAGRE (receita da agricultora Leni Nörnberg)
 
Pimenta emagrece e reduz o colesterol
http://culinariareceitas.blogspot.com/2009/02/pimenta-emagrece-e-reduz-o-colesterol.html
Há pelo menos dois mil anos, o fruto já era usado para aliviar dores de dente e de estômago. A pimenta pode ter efeito analgésico, anti-inflamatório e também servir como estimulante do metabolismo.
 
Raiz é capaz de aniquilar tumores cancerígenos
http://culinariareceitas.blogspot.com/2009/02/curcuma-raiz-e-capaz-de-aniquilar.html
Testes demonstram que cúrcuma elimina células de melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele.
 
Chá alivia dores musculares e dá energia a atletas
http://culinariareceitas.blogspot.com/2009/02/cha-alivia-dores-musculares-e-da.html
Atletas substituíram antiinflamtórios e suplementos pelo chá de especiarias e aprovaram o resultado. A bebida leva erva-doce, canela e semente de mostarda, ingredientes que previnem o envelhecimento.
 
Salsa pode combater as doenças do coração
http://culinariareceitas.blogspot.com/2009/02/salsa-pode-combater-as-doencas-do.html
Além de ter função diurética, a salsa afina o sangue, ou seja, faz bem para o coração. Essa utilidade foi comprovada por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
 
Apostilas - vários temas culinários.
Qualquer dúvida, entre em contato com maurorebelo@gmail.com
 
Abraços
Mauro Rebelo
 
 



--
Endereços do Mauro Rebelo

E-mail: http://compotascampos.blogspot.com/
Compotas e Doces em Calda de Campos dos Goytacazes http://www.bemcomer.com.br
Site Bemcomer http://www.bemcomer.com.br
Blog CULINÁRIA-RECEITAS http://culinariareceitas.blogspot.com
Blog Festas Infantis http://suafestainfantil.blogspot.com
Blog de Tradução de Receitas http://translatedrecipes.blogspot.com/
Blog de Receitas da Vovó Cotinha http://vovocotinha.blogspot.com/
Blog de Artesanato Brasil Artesanato http://brasilartesanato.blogspot.com/

Saiba como preparar receitas com especiarias

Saiba como preparar receitas com especiarias

CHÁ DE ESPECIARIAS

Misture erva-doce, pedaços de canela em pau e semente de mostarda em quantidades iguais. Você pode fazer a quantidade que quiser e guardar para outros dias. Depois, para uma xícara, use uma colher de chá da mistura.

Importante: a água não deve ferver. Retire a água do fogo quando surgirem as primeiras bolhinhas da fervura (cerca de 92ºC). Deixe em infusão por três minutos e aproveite.

TEMPERO PREPARADO PELA FEIRANTE CÉLIA DINIZ DA COSTA

Ingredientes:

1 maço de sálvia
1 alho-poró
aipo
4 cabeças de alho
1 cebola
1 pimentão vermelho
alfavaca
hortelã
hortelã pimenta
alecrim
manjerona
óleo, azeite de oliva ou água para misturar

Modo de Fazer:

Ponha o alho no liquidificador. Para ajudar a bater, use um pouco de óleo, azeite de oliva, ou água. Depois, vá acrescentando os temperos, um a um, até que obter uma mistura homogênea. Em seguida, adicione uma xícara de sal, que ajuda a conservar a mistura.

GELÉIA DE PIMENTA

Ingredientes:

Atenção: Acreditamos que esta receita esteja errada. Estou entrando em contato com o globo repórter para correção. Provavelmente onde está escrito 2 quilos de pimenta, devem ser 2 quilos de açúcar.

2 quilos de pimenta
2,5 litros de água
150g de pimenta dedo-de-moça sem sementes
10g de ácido cítrico
13g de pectina

Modo de Fazer:

Coloque a água em uma panela. Acrescente o açúcar, separando um pouco para ser misturado depois com a pectina. Adicione a pimenta, que deve ser batida no liquidificador com um pouco de água antes de ir para a panela. Acenda o fogo e mexa. Depois coloque a pectina misturada ao açúcar que ficou separado. Por fim, acrescente o ácido cítrico. Deixe ferver por 40 minutos. Está pronto.

PIMENTA NO VINAGRE (receita da agricultora Leni Nörnberg)

A receita é ideal para quem gosta de pimenta mais fraca e deve ser feita com o fruto fresco. Pegue um vidro para acondicionar a pimenta e esterilize (escalde com água quente). Em seguida, coloque nacos de pimenta sem sementes. Colorida fica melhor. Cubra com vinagre. Se preferir mais forte, utilize pimenta seca e cubra com azeite.

Pimenta emagrece e reduz o colesterol

Pimenta emagrece e reduz o colesterol




Fruto reúne uma série de medicamentos naturais: analgésico, antiinflamatório, xarope e vitaminas.

Luciana Kraemer Turuçu e Porto Alegre (RS)

Turuçu é a capital brasileira da pimenta vermelha. Na cidade do sul gaúcho, ela é plantada há mais de cem anos. E o orgulho com o produto da terra está em toda parte: na rua principal e nas lavouras cultivadas por descendentes de imigrantes alemães. Do trabalho de pequenos agricultores brota um poderoso remédio natural.

“Dizem que é bom para a saúde. Graças a Deus, até hoje nunca tive problema nenhum”, assegura o agricultor Leomar Nörnberg.


Na casa dele, é acompanhamento para todos os pratos. Para usar como tempero, a agricultora Leni Nörnberg dá a receita: “Coloco vinagre, depois dou uma sacudidinha e deixo curtindo durante um dia ou dois. É bem fácil. Dá para botar em qualquer comida”.

De acordo com especialistas em saúde, o hábito da família de seu Leomar deveria ser repetido em todas as mesas. Os benefícios da pimenta são conhecidos há muito tempo. Nas Américas, o fruto já era usado até para aliviar dor de dente e de estômago. Isso há pelo menos dois mil anos.

Quem coloca a pimenta no dia-dia está levando, além de tempero, uma série de medicamentos naturais: analgésico, antiinflamatório, xarope, vitaminas – benefícios que os povos primitivos descobriram há milhares de anos que agora estão sendo comprovados pela ciência.

Uma pesquisa recém-concluída na Faculdade de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) comprovou que a pimenta diminui mesmo o risco de doenças cardiovasculares, maior causa de mortes no Brasil.

Por duas semanas, um grupo de ratinhos recebeu, todos os dias, uma pequena dose de extrato de pimenta-dedo-de-moça, a mais consumida no país. No fim do período, sangue foi coletado e comparado com o de ratinhos que não receberam a pimenta. O resultado impressionou os pesquisadores.

“Nós tivemos uma redução bastante significativa, em torno de 45%, do colesterol total desses animais. Uma redução do colesterol total, tanto em humanos quanto em cobaias, mostra que há um risco menor do desenvolvimento de doença arterial coronariana ou aterosclerose”, diz a nutricionista da PUC-RS Márcia Keller Alves.

Em outras palavras: menor risco de enfartes. O que reduziu quase pela metade a gordura do sangue nos ratinhos foi a capsaicina, o princípio ativo da pimenta, que dá a ela o gosto ardido.

“É esse princípio ativo que faz com que a pimenta seja benéfica à saúde. Então, quanto mais picante mais capsiacina. E quanto mais capsiacina mais benefícios com o consumo da pimenta”, esclarece Márcia Keller Alves.

A capsaicina atua em várias áreas do corpo: alivia dores de cabeça, controla os níveis de glicose no sangue, aumenta a capacidade pulmonar e ajuda no tratamento da rinite alérgica. É até um aliado para quem quer entrar em forma.

“É uma substância estimulante do metabolismo. A pessoa passa a gastar mais calor através do que come. Então, isso ajuda na obesidade. Ela só vai se beneficiar com um ingrediente natural”, afirma o nutrólogo Carlos Alberto Werutsky.

Ainda falta determinar quanto é necessário consumir para que a pimenta traga todos esses benefícios. O que se sabe é que o brasileiro come muito pouco. Na Tailândia, por exemplo, ela é a estrela das receitas simples e sofisticadas. Lá, o consumo chega a dez gramas por dia. No Brasil, não passa de meio grama por pessoa.

Para que a pimenta saia do papel de coadjuvante e se torne o ingrediente principal, é preciso pegar o fruto e inventar. Criar receitas que agradem não só a quem procura a ardência, mas também – por que não? – a doçura da pimenta. Produtos que saem de agroindústrias familiares, com a da produtora rural Verônica Tuchtenhagen e do aposentado Otávio Tuchtenhagen. Antigamente, a família vendia a pimenta seca e moída. Quanto trabalho, lembra o pai, que tem 82 anos.

“Eu lembro que plantei pimenta com 12 anos de idade. Às 5h, tinha que ir lá e cortar”, conta seu Otávio.

“Hoje transformamos a pimenta ‘in natura’ em vários pratos: em conservas, molhos, azeites, geléias, bombons, trufas, chocolate. Um mundo com pimenta”, descreve dona Verônica.

A receita que mais vende é a da geléia, criada com o auxílio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para conquistar o paladar até de quem não gosta do sabor ardido da pimenta. É feita com o fruto “in natura”, bem do jeito que os médicos recomendam.

A pimenta vai ao fogo misturada com açúcar, água, ácido cítrico e pectina, uma mistura que, no início, nem dona Verônica acreditava que daria certo.

“Não vou mentir, tínhamos uma pequena dúvida. Me surpreendeu muito porque enquanto eu vendo cem vidros de geléia com pimenta transformada, vendo dez de morango sem pimenta. A pimenta fez um sucesso”, comemora dona Verônica.

Para ver se os novos produtos de pimenta têm chance de cair mesmo no gosto popular, a equipe do Globo Repórter levou o doce de leite com pimenta e a pimenta em calda para fazer um teste com os consumidores.

“É meio forte, mas é gostoso. Senti a pimenta”, conta a estudante Sylvia Waldman.

“Eu não senti muito. É natural, um docinho gostoso. Mas bem no finzinho sentimos um pouquinho”, diz a dona de casa Áurea do Prado.

“Ela acentua o paladar, mas é saborosa”, avalia o aposentado José Castro.

“Me surpreendi, porque pimenta geralmente é forte. E essa bem gostosa”, elogia a professora Priscila da Silva.

Saiba como preparar receitas com especiarias

CHÁ DE ESPECIARIAS

Misture erva-doce, pedaços de canela em pau e semente de mostarda em quantidades iguais. Você pode fazer a quantidade que quiser e guardar para outros dias. Depois, para uma xícara, use uma colher de chá da mistura.

Importante: a água não deve ferver. Retire a água do fogo quando surgirem as primeiras bolhinhas da fervura (cerca de 92ºC). Deixe em infusão por três minutos e aproveite.

TEMPERO PREPARADO PELA FEIRANTE CÉLIA DINIZ DA COSTA

Ingredientes:

1 maço de sálvia
1 alho-poró
aipo
4 cabeças de alho
1 cebola
1 pimentão vermelho
alfavaca
hortelã
hortelã pimenta
alecrim
manjerona
óleo, azeite de oliva ou água para misturar

Modo de Fazer:

Ponha o alho no liquidificador. Para ajudar a bater, use um pouco de óleo, azeite de oliva, ou água. Depois, vá acrescentando os temperos, um a um, até que obter uma mistura homogênea. Em seguida, adicione uma xícara de sal, que ajuda a conservar a mistura.

GELÉIA DE PIMENTA

Ingredientes:

Atenção: Acreditamos que esta receita esteja errada. Estou entrando em contato com o globo repórter para correção. Provavelmente onde está escrito 2 quilos de pimenta, devem ser 2 quilos de açúcar.


2 quilos de pimenta
2,5 litros de água
150g de pimenta dedo-de-moça sem sementes
10g de ácido cítrico
13g de pectina

Modo de Fazer:

Coloque a água em uma panela. Acrescente o açúcar, separando um pouco para ser misturado depois com a pectina. Adicione a pimenta, que deve ser batida no liquidificador com um pouco de água antes de ir para a panela. Acenda o fogo e mexa. Depois coloque a pectina misturada ao açúcar que ficou separado. Por fim, acrescente o ácido cítrico. Deixe ferver por 40 minutos. Está pronto.

PIMENTA NO VINAGRE (receita da agricultora Leni Nörnberg)

A receita é ideal para quem gosta de pimenta mais fraca e deve ser feita com o fruto fresco. Pegue um vidro para acondicionar a pimenta e esterilize (escalde com água quente). Em seguida, coloque nacos de pimenta sem sementes. Colorida fica melhor. Cubra com vinagre. Se preferir mais forte, utilize pimenta seca e cubra com azeite.

Curcuma - Raiz é capaz de aniquilar tumores cancerígenos

Raiz é capaz de aniquilar tumores cancerígenos

Testes demonstram que cúrcuma elimina células de melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele.

Beatriz Castro Goiânia (GO)

A equipe do Globo Repórter viajou para Goiás em busca de uma riqueza pouco explorada. No cerrado brasileiro, uma especiaria trazida da Índia se adaptou bem. Pelo nome, pouca gente conhece o cúrcuma. É uma planta da família do gengibre. A parte usada na culinária fica na raiz. Depois de seca e moída, ela vira um ingrediente que a dona de casa chama de açafrão.

Indisponivel/Indisponivel

Raiz de cúrcuma, de onde é extraída a curcumina

"Na raiz encontram-se todos os componentes do açafrão, inclusive o corante, que é a curcumina, que é bem amarela”, explica o engenheiro de alimentos Celso José de Moura, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Celso José de Moura explica que a planta dá em qualquer lugar e requer pouca água. Mas o sabor do açafrão da terra, como é conhecido na região, caiu no gosto do povo goiano. Uma boa galinhada fica bem amarela por causa do tempero.

Mas o que ninguém conhecia era o poder de cura dessa raiz. A riqueza maior da cúrcuma está sendo descoberta nos laboratórios da UFG. “Quanto mais pesquisamos mais nos empolgamos porque o número de doenças em que ele tem se mostrado ativo é realmente impressionante”, diz a química Lídia Andreu.

A curcumina, um pó amarelo extraído da raiz, é cicatrizante e antiinflamatório. É usada há mais de cinco mil anos na ayurveda, a medicina tradicional indiana. Por isso, Marcella Carneiro, uma bióloga apaixonada por plantas medicinais, questionou: seria a curcumina poderosa também contra o câncer?

Marcella aplicou a curcumina sobre células com melanoma, o mais grave tipo de câncer de pele. Em poucas horas, um resultado impressionante.

“Nossos testes demonstraram que ela matou 90% de células de melanoma. A curcumina pode agir de duas maneiras: impedindo o crescimento das células cancerígenas e provocando a morte celular, aniquilando o tumor”, esclarece Marcella Carneiro.

O núcleo das células com câncer é implodido pela curcumina, mas os pesquisadores ainda não sabem os efeitos colaterais. Em breve, pacientes terminais devem testar um tratamento experimental em Goiânia.

“É muito interessante saber que a partir de uma especiaria você pode obter um tratamento para o câncer, por exemplo”, ressalta Marcella Carneiro.

O maior desafio é aumentar a absorção da curcumina pelo corpo humano. Para isso, os pesquisadores precisam vencer outro obstáculo: dominar a técnica de extração da curcumina. O extrato da planta é importado – e caríssimo.

“Pagamos em torno de R$ 1 mil por dez gramas de curcumina pura. Então, se conseguirmos extrair curcumina de alta qualidade, pura, com certeza o medicamento vai se tornar mais eficaz e vai ser bem mais barato. Eu diria que, para a saúde, esse pó amarelo vale ouro”, constata Lídia Abreu.

Mais um motivo para popularizar, no Brasil, essa especiaria tão comum na Índia.

Saiba como preparar receitas com especiarias

CHÁ DE ESPECIARIAS

Misture erva-doce, pedaços de canela em pau e semente de mostarda em quantidades iguais. Você pode fazer a quantidade que quiser e guardar para outros dias. Depois, para uma xícara, use uma colher de chá da mistura.

Importante: a água não deve ferver. Retire a água do fogo quando surgirem as primeiras bolhinhas da fervura (cerca de 92ºC). Deixe em infusão por três minutos e aproveite.

TEMPERO PREPARADO PELA FEIRANTE CÉLIA DINIZ DA COSTA

Ingredientes:

1 maço de sálvia
1 alho-poró
aipo
4 cabeças de alho
1 cebola
1 pimentão vermelho
alfavaca
hortelã
hortelã pimenta
alecrim
manjerona
óleo, azeite de oliva ou água para misturar

Modo de Fazer:

Ponha o alho no liquidificador. Para ajudar a bater, use um pouco de óleo, azeite de oliva, ou água. Depois, vá acrescentando os temperos, um a um, até que obter uma mistura homogênea. Em seguida, adicione uma xícara de sal, que ajuda a conservar a mistura.

GELÉIA DE PIMENTA

Ingredientes:

Atenção: Acreditamos que esta receita esteja errada. Estou entrando em contato com o globo repórter para correção. Provavelmente onde está escrito 2 quilos de pimenta, devem ser 2 quilos de açúcar.
2 quilos de pimenta
2,5 litros de água
150g de pimenta dedo-de-moça sem sementes
10g de ácido cítrico
13g de pectina

Modo de Fazer:

Coloque a água em uma panela. Acrescente o açúcar, separando um pouco para ser misturado depois com a pectina. Adicione a pimenta, que deve ser batida no liquidificador com um pouco de água antes de ir para a panela. Acenda o fogo e mexa. Depois coloque a pectina misturada ao açúcar que ficou separado. Por fim, acrescente o ácido cítrico. Deixe ferver por 40 minutos. Está pronto.

PIMENTA NO VINAGRE (receita da agricultora Leni Nörnberg)

A receita é ideal para quem gosta de pimenta mais fraca e deve ser feita com o fruto fresco. Pegue um vidro para acondicionar a pimenta e esterilize (escalde com água quente). Em seguida, coloque nacos de pimenta sem sementes. Colorida fica melhor. Cubra com vinagre. Se preferir mais forte, utilize pimenta seca e cubra com azeite.

Salsa pode combater as doenças do coração

Salsa pode combater as doenças do coração




Componentes químicos do tempero mais comum da mesa brasileira impedem a formação de coágulos que podem entupir os vasos e causar derrames.

Beatriz Castro Rio de Janeiro

É notícia boa. E vem das universidades brasileiras: sabores variados e saúde em dia têm tudo a ver. Os pesquisadores não precisaram ir longe para encontrar as primeiras pistas. “Salsa batidinha por cima do salpicão, do arroz de forno. Eu uso salsa para tudo, porque ela também faz bem para o coração”, diz a aposentada Dirce Corrêa.

No Mercadão de Madureira, na Zona Norte do Rio, o conhecimento é passado de geração em geração. Dona Dirce, dona Olinda, dona Célia, dona Fátima: vidas inteiras dedicadas às ervas brasileiras.

“A salsa serve para tempero e serve para os rins. O chá é um santo remédio para expelir pedras dos rins”, afirma a feirante Fátima Barros.

Que a salsa era boa para os rins, a ciência já sabia. Mas uma pesquisa com moradores do estado do Rio surpreendeu os especialistas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O farmacêutico Douglas Chaves descobriu o que estava na boca do povo: a salsa, além de diurética, afina o sangue.

“Nós observamos que a população utiliza essa espécie para fins medicinais e, principalmente, para o afinamento do sangue”, conta o farmacêutico.

Será? O jeito foi pesquisar. “Fazemos um processo de extração das substâncias da salsinha através do cozimento da planta realizado sob um aquecimento”, explica o farmacêutico Douglas Chaves.

A pesquisa trouxe uma descoberta sensacional: o tempero mais comum da mesa brasileira pode combater um dos males mais comuns da Humanidade: as doenças cardiovasculares, que atingem hoje 30% da população em todo o mundo.

Os pesquisadores ainda procuram algumas respostas. Qual é a quantidade necessária de salsa para prevenir as doenças circulatórias na população em geral e qual é a dosagem que pode funcionar como remédio para os pacientes com trombose? Na busca das repostas, eles já chegaram a algumas conclusões animadoras.

Componentes químicos da salsa agem na circulação. Eles impedem a formação de trombos, coágulos que podem entupir os vasos e causar derrames.

Flávia faz uma demonstração. Uma amostra de plasma que não teve contato com a salsa fica gelatinosa depois da coagulação. Enquanto isso, o plasma sanguíneo que teve contato com a salsa permanece líquido por um longo tempo. Isso mostra que a salsa inibe a formação dos coágulos. A salsa só deve ser evitada pelas mulheres grávidas, pois pode provocar sangramentos.

“No fundo, nossas avós estavam certas. Estamos mostrando que, realmente, a salsa 'afina' o sangue, serve para melhorar a circulação e prevenir a formação de trombos”, diz a bioquímica Russolina Zingali.

Com as novas descobertas, a salsinha, que todos conhecemos tão bem, pode virar um grande remédio.

“Uma pílula de salsa”, adianta Russolina Zingali.

Eles são muito fáceis de achar, estão em todas as feiras, em qualquer mercado. Afinal, não dá para cozinhar sem os temperos. E o melhor: são baratos. Mas nem sempre foi assim. As especiarias já foram muito cobiçadas. E, acredite, elas tiveram o peso cotado em ouro. Era o tempo dos descobrimentos, e os temperos serviam para conservar os alimentos. Hoje, mais do que nunca, a ciência confirma o imenso valor das especiarias.

E na raiz de todas essas descobertas está a sabedoria popular.

A feirante Olinda Ribeiro Costa é uma apaixonada por temperos. Na feira, ela contou que tem em casa um cantinho com tudo de que precisa.

“Fica no terraço. É um pedacinho que eu adoro”, diz.

No alto, protegido do sol pela caixa d'água, está o cantinho de saúde de dona Olinda. Tem um pouco de tudo.

“É muito bom chegar e pegar um galhinho”, diz dona Olinda.

E, como sempre, as dicas do uso dos temperos para a saúde vão surgindo.

“O alecrim é bom para resfriado porque é expectorante”, explica dona Olinda.

Alecrim contra gripe? E não é que dona Olinda tem toda a razão? A comprovação é feita por uma das melhores universidades do país, a Universidade de São Paulo (USP). A Faculdade de Ciências Farmacêuticas estuda os temperos há mais de 20 anos. E uma das conclusões mais recentes é que o alecrim combate o vírus da gripe. O trabalho foi feito em conjunto com o Instituto Butantã.

“Nós estudamos o vírus da gripe, que é o influenza, e observamos que os extratos do alecrim diminuem a replicação viral”, conta o cientista em alimentos da USP Jorge Mancini Filho.

Tudo na cozinha de dona Olinda leva um pouco de verde. No frango, vai sálvia, alfavaca e alecrim. Mas os poderes dessa planta tão cheirosa não param aí. Em testes com animais, a nutricionista da USP Ana Mara Silva descobriu outras qualidades do alecrim: um remédio poderoso contra as complicações de saúde dos diabéticos.

“Pelos resultados, reduziu o colesterol total, os triglicerídios – que são todas as gorduras, que no diabetes estão muito envolvidas com as doenças do coração”, explica Ana Mara Silva.

No mesmo experimento, o extrato de alecrim preveniu a catarata, as doenças nos rins e na retina, que são comuns nos diabéticos. É por isso que o experiente professor Mancini põe o alecrim no topo da lista de temperos indispensáveis na nossa mesa. “O alecrim é considerado a especiaria, associada a todo o conjunto de outros vegetais, com maior atividade antioxidante. É o campeoníssimo”, afirma.

Todos têm antioxidantes, compostos químicos que combatem os radicais livres, aquelas substâncias que provocam o envelhecimento do corpo.

As descobertas no Mercadão de Madureira, no Rio de Janeiro, não terminaram. A feirante Fátima Barros conta que a mãe, a feirante Célia Diniz da Costa, de 78 anos, criou uma mistura poderosa. Dona Célia, que tem sérios problemas de circulação, diz que se mantém em pé, trabalhando, por causa das ervas que usa em chás e na comida.

Dona Fátima revela os ingredientes do tempero de dona Célia: “Hortelã-pimenta, alfavaca, sálvia, manjerona, aipo, que é o salsão, alho-poró, manjericão e hortelã comum. É o tempero da vovó. Ela usa para temperar frango, carne, arroz, feijão. Lá em casa tudo é feito com isso. É muito difícil alguém ficar gripado”.

O Globo Repórter foi conhecer o segredo do tempero de dona Célia. Na cozinha, todos os temperos são bem lavados. Primeiro, elas põem um pouco de óleo e quatro cabeças de alho. Depois, vão acrescentando os maços de temperos, um a um: hortelã, hortelã-pimenta, sálvia, alfavaca, manjerona, alho-poró e aipo. Para completar, cebola e pimentão vermelho, para dar cor.

“Esse trabalho vale a pena porque gastamos menos horas descascando alho e socando cebola, essa lenga-lenga toda. Já fica tempero para toda a família”, conta dona Célia.

A mistura ainda leva sal. Depois de pronto, o tempero é distribuído em potinhos para toda a família.

“É um potinho para cada um”, diz dona Fátima.

Que é gostoso, ninguém duvida. Mas e os benefícios para a saúde? De Madureira para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O potinho da vovó Célia chegou longe. A professora Gláucia Pastore é uma grande conhecedora dos poderes dos alimentos. Ela fica animada com a riqueza da mistura de dona Célia e destaca as suas propriedades: as vitaminas do Complexo B, as fibras, os antioxidantes.

“Consumindo esse tipo de tempero, a pessoa ganha a manutenção da saúde, mais reforço, mais defesa para enfrentar os diversos sistemas invasivos, microorganismos, doenças contagiosas, infectocontagiosas. A pessoa vai estar mais defendida”, explica a cientista em alimentos.

A professora Gláucia Pastore diz que as qualidades de cada tempero são reforçadas com a mistura. E confirma: dona Célia tem razão quando diz que o tempero ajuda a manter a saúde da família.

Gláucia Pastore revela os temperos que não podem faltar na cozinha brasileira: alho, cebola, alho-poró, sálvia e hortelã. E dá uma última dica: “Geralmente, quando se trata de compostos bioativos, mais importante que a dose é a constância. Então, não importa muito se essa dose não é tão igual entre os dias. O importante é que todos os dias se faça uso um pouquinho”.


Saiba como preparar receitas com especiarias

CHÁ DE ESPECIARIAS

Misture erva-doce, pedaços de canela em pau e semente de mostarda em quantidades iguais. Você pode fazer a quantidade que quiser e guardar para outros dias. Depois, para uma xícara, use uma colher de chá da mistura.

Importante: a água não deve ferver. Retire a água do fogo quando surgirem as primeiras bolhinhas da fervura (cerca de 92ºC). Deixe em infusão por três minutos e aproveite.

TEMPERO PREPARADO PELA FEIRANTE CÉLIA DINIZ DA COSTA

Ingredientes:

1 maço de sálvia
1 alho-poró
aipo
4 cabeças de alho
1 cebola
1 pimentão vermelho
alfavaca
hortelã
hortelã pimenta
alecrim
manjerona
óleo, azeite de oliva ou água para misturar

Modo de Fazer:

Ponha o alho no liquidificador. Para ajudar a bater, use um pouco de óleo, azeite de oliva, ou água. Depois, vá acrescentando os temperos, um a um, até que obter uma mistura homogênea. Em seguida, adicione uma xícara de sal, que ajuda a conservar a mistura.

GELÉIA DE PIMENTA

Atenção: Acreditamos que esta receita esteja errada. Estou entrando em contato com o globo repórter para correção. Provavelmente onde está escrito 2 quilos de pimenta, devem ser 2 quilos de açúcar.
Ingredientes:

2 quilos de pimenta
2,5 litros de água
150g de pimenta dedo-de-moça sem sementes
10g de ácido cítrico
13g de pectina

Modo de Fazer:

Coloque a água em uma panela. Acrescente o açúcar, separando um pouco para ser misturado depois com a pectina. Adicione a pimenta, que deve ser batida no liquidificador com um pouco de água antes de ir para a panela. Acenda o fogo e mexa. Depois coloque a pectina misturada ao açúcar que ficou separado. Por fim, acrescente o ácido cítrico. Deixe ferver por 40 minutos. Está pronto.

PIMENTA NO VINAGRE (receita da agricultora Leni Nörnberg)

A receita é ideal para quem gosta de pimenta mais fraca e deve ser feita com o fruto fresco. Pegue um vidro para acondicionar a pimenta e esterilize (escalde com água quente). Em seguida, coloque nacos de pimenta sem sementes. Colorida fica melhor. Cubra com vinagre. Se preferir mais forte, utilize pimenta seca e cubra com azeite.

Chá alivia dores musculares e dá energia a atletas

Chá alivia dores musculares e dá energia a atletas




Bebida mistura erva-doce, canela e semente de mostarda em porções iguais.

Beatriz Castro Natal (RN)

Eles resistem aos piores esforços. Provas que duram de dez horas a seis dias. São os atletas de alta performance. Saudáveis? Sim, mas com um alto desgaste para o corpo. O esforço extremo libera no corpo os radicais livres, que aceleram o envelhecimento.

“Eu já tenho 48 anos de idade. Fazendo corrida de aventura, um esporte muito desgastante, não posso me dar ao luxo de envelhecer mais ainda”, diz o dentista Vescio Barreto.

Normalmente eles usam antiinflamatórios e suplementos para evitar dores e lesões. Seria possível substituir esses medicamentos por algo mais natural? Foi justamente um grupo de atletas que exige o máximo do metabolismo que pôde testar os efeitos de um chá de especiarias em Natal, no Rio Grande do Norte.

Durante 60 dias, um grupo de dez atletas tomou o chá. Outros dez não tomaram e serviram de controle para a eficácia da pesquisa. Mas muitos deles ficaram desconfiados.

“Eu não acreditava nisso. Tive que ver para crer”, conta o administrador Karim Barreto.

A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mas o chazinho não é muito diferente daqueles caseiros: erva-doce, canela e semente de mostarda em porções iguais. Essas especiarias foram escolhidas por combaterem o envelhecimento. São ótimos antioxidantes.

“A canela é uma das especiarias mais utilizadas no mundo inteiro. Ela tem alto poder conservante. Inclusive, na época das múmias do Egito, era usada como conservante”, lembra a cientista em alimentos Ana Vládia Moreira.

Mas os pesquisadores pensaram também no gosto quando fizeram a escolha. Queriam algo que pudesse virar uma rotina.

“Quando propomos algo importante para a saúde, para não ser algo que simplesmente tomamos sem prazer, temos que pensar também no lado sensorial. E essa mistura é bastante agradável ao paladar das pessoas”, assegura Ana Vládia Moreira.

E também é um chá simples, fácil de fazer.

“O ponto ideal [da água] é quando começa a levantar bolhinhas. Você apaga e está no ponto de colocar na xícara. Com a água pronta, colocamos o sache”, ensina Ana Vládia Moreira.

A dose diária é de uma colher de chá em uma xícara de água. Ou seja, não adianta tomar um bule de chá. O necessário mesmo é uma xícara.

A pesquisa mostrou que a maioria dos atletas teve uma redução do MDA, substância que causa lesões musculares e dores. O chá ajudou a diminuir a sensação de desgaste físico depois dos exercícios.

"Eu senti que durante os treinos longos e as corridas não tinha tanta necessidade de fazer uso de antiinflamatórios", conta a zootecnista Inês Greca.

"As dores musculares que sempre vêm depois diminuíram bastante depois desse tratamento", afirma Karim Barreto.

E se foi bom para quem se desgasta tanto, Ana Vládia Moreira diz que a mistura pode ter bons efeitos no dia-a-dia de qualquer pessoa.

“Por ter papel antioxidante e antiinflamatório, ele acaba sendo universal. Onde processos inflamatórios estão presentes, como uma simples dor de cabeça ou mesmo uma cólica, ele pode vir a ter efeitos atenuantes, principalmente preventivos se a pessoa tiver o hábito de beber”, explica a cientista de alimentos.

A nutricionista Jussele Lourenço acredita que o resultado da pesquisa pode combater um grande problema entre atletas amadores: a automedicação. Eles poderiam trocar os remédios pelo chá, que pode ser consumido como qualquer outro alimento. “Um alimento que reduza o estresse oxidativo. Muitas vezes eles vão diminuir essa inflamação com automedicação”, diz.

Para quem passa a vida por matas, estradas e rios, o resultado foi animador.

“Não há um alimento por si só capaz de reverter uma doença. Há um conjunto de fatores. Cabeça boa, corpo em movimento e uma pitadinha de sabor não fazem mal a ninguém”, finaliza Ana Vládia Moreira.

Saiba como preparar receitas com especiarias

CHÁ DE ESPECIARIAS

Misture erva-doce, pedaços de canela em pau e semente de mostarda em quantidades iguais. Você pode fazer a quantidade que quiser e guardar para outros dias. Depois, para uma xícara, use uma colher de chá da mistura.

Importante: a água não deve ferver. Retire a água do fogo quando surgirem as primeiras bolhinhas da fervura (cerca de 92ºC). Deixe em infusão por três minutos e aproveite.

TEMPERO PREPARADO PELA FEIRANTE CÉLIA DINIZ DA COSTA

Ingredientes:

1 maço de sálvia
1 alho-poró
aipo
4 cabeças de alho
1 cebola
1 pimentão vermelho
alfavaca
hortelã
hortelã pimenta
alecrim
manjerona
óleo, azeite de oliva ou água para misturar

Modo de Fazer:

Ponha o alho no liquidificador. Para ajudar a bater, use um pouco de óleo, azeite de oliva, ou água. Depois, vá acrescentando os temperos, um a um, até que obter uma mistura homogênea. Em seguida, adicione uma xícara de sal, que ajuda a conservar a mistura.

GELÉIA DE PIMENTA

Ingredientes:

Atenção: Acreditamos que esta receita esteja errada. Estou entrando em contato com o globo repórter para correção. Provavelmente onde está escrito 2 quilos de pimenta, devem ser 2 quilos de açúcar.


2 quilos de pimenta
2,5 litros de água
150g de pimenta dedo-de-moça sem sementes
10g de ácido cítrico
13g de pectina

Modo de Fazer:

Coloque a água em uma panela. Acrescente o açúcar, separando um pouco para ser misturado depois com a pectina. Adicione a pimenta, que deve ser batida no liquidificador com um pouco de água antes de ir para a panela. Acenda o fogo e mexa. Depois coloque a pectina misturada ao açúcar que ficou separado. Por fim, acrescente o ácido cítrico. Deixe ferver por 40 minutos. Está pronto.

PIMENTA NO VINAGRE (receita da agricultora Leni Nörnberg)

A receita é ideal para quem gosta de pimenta mais fraca e deve ser feita com o fruto fresco. Pegue um vidro para acondicionar a pimenta e esterilize (escalde com água quente). Em seguida, coloque nacos de pimenta sem sementes. Colorida fica melhor. Cubra com vinagre. Se preferir mais forte, utilize pimenta seca e cubra com azeite.

Bolo de farinha de milho (Wane)


wanessa V.

Bolo de farinha de milho
Esse faço a muitos anos e fica uma delicia!!
2 copos de leite [coloque a farinha de molho]
1/2copo de oleo
3 xicaras de farinha de milho
1 colher de manteiga
2 xícaras de açucar
4 ovos
1 copos de queijo ralado
Bater no liquidificador o oleo,a manteiga,o açucar ovos e o queijo ralado.
Depois coloque a farinha molhada no leite,e por último o fermento 1colher e 1/2.
coloque p/ assar em forma untada e enfarinhada.
De preferência coloque a farinha de molho com 1/2 hora antes de fazer.

Batatas gratinadas com molho branco e queijo (Renata/Ingrid)

Visite Apostilas de Culinária
-----------------------------------------

RECEITAS GRÁTIS EM SEU E-MAIL
Você receberá semanalmente receitas, novidades e informações de cursos e concursos de culinária. É grátis.

Veja como assinar gratuitamente no link:http://www.maurorebelo.com.br/p/receitas-gratis-em-seu-e-mail.html





Receita postada pela Ingrid Argôlo.

Apostou na primeira receita postada pela Renata
(Batatas gratinadas com molho branco e queijo).

.
Palavras da Ingrid
Obs: "Acrescentei queijo mascarpone ao creme de leite para dar uma engrossada no molho."

Renata

Batata recheada com creme de queijo e ervas

Ingredientes:

4 batatas grandes
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara (chá) de cream cheese
2 colheres (sopa) de salsinha crespa picada
5 folhas de sálvia picadas
2 colheres (sopa) de endro fresco
100 g de azeitonas pretas bem pequenas
sal a gosto


Modo de Preparo:
Lave as batatas, escove-as, retire os pontos escuros e fure-as com um garfo. Pincele as batatas com o azeite de oliva, embrulhe em papel-alumínio e disponha-as em uma assadeira. Leve-as ao forno médio por 2 horas, ou até as batatas ficarem macias.
Retire as batatas do forno, corte-as ao meio, retire parte da polpa com uma colher pequena e coloque-a em uma tigela. Amasse bem a polpa, junte o cream cheese, as ervas e o sal e misture até ficar homogêneo.
Recheie as batatas com o creme de queijo e distribua as azeitonas.
Se preferir, salpique um pouco mais de ervas e decore com gomos de tomate-cereja.
Sirva a seguir.


Dicas: Para diminuir o tempo de cozimento das batatas assadas, ferva-as por 15 minutos. Em seguida, escorra e pincele toda a superfície com azeite de oliva.
Embrulhe-as em papel-alumínio e asse em forno quente.
Experimente com outros recheios de sua preferência.


Veja também BATATAS GRATINADAS AO CREME

http://www.maurorebelo.com.br/2011/09/batatas-gratinadas-ao-creme.html

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Estou lançando a apostila digital (envio por e-mail) BOMBONS GALINHAS COLORIDAS  com 1 BRINDE.

Esses bombons servem para você fazer para festas tipo Fazendinha ou com tema da Galinha Pintadinha.
Você também pode alegrar a Páscoa da criançada com esses bombons em formatos de galinhas e pintinhos.

Comprando esta apostila você GANHA DE BRINDE a Apostila Bombom Trufado 

Compre no link:

São apostilas digitais com envio por e-mail em até 24 horas após identificação do pagamento.
A compra pode ser feita por boleto bancário ou cartão de crédito pelo pagseguro da uol no link acima.

Se você mora no exterior, entre em contato com maurorebelo@gmail.com para comprar pela opção Paypal.

Abraços

Mauro RebeloAlexa Culinária-Receitas


Produtos Tupperware
www.tupperware-br.com.br

Batata Vienense (Anita)


*-._.-*Åñ¡†ä

Batata Vienense (Com Foto)

INGREDIENTES
1 kg de batatas
300 g de presunto fatiado
2 cebolas
3 col (sopa) de margarina
farinha de rosca
3 ovos cozidos
1 lata de creme de leite
a mesma medida de leite
queijo ralado

Descasque as batatas, corte em rodelas e cozinhe com uma pitada de sal até que possa espetá-la com o garfo sem sentir resistência. Enquanto isso, corte as cebolas em rodelas e coloque para dourar na margarina. Amasse os ovos cozidos com um garfo (eu passei na parte grossa do ralador) e reserve.

Arrume em uma forma ou prato refratário: uma camada de batata, uma camada de presunto, uma da cebola com margarina. Polvilhe com o equivalente a um ovo cozido e um pouco de farinha de rosca. Repita tudo mais duas vezes. Por cima, espalhe o creme de leite, dissolvido no leite. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

Receita: Fernando (membro da Receitas Uruguai-Brasil).

FOTO:
http://receitasuruguai-brasil.blogspot.com/2008/08/batata-vienense.html

26 fevereiro 2009

Apostila Bichinho de Pano Zebrinha


Apostila Bichinho de Pano Zebrinha

Clique no botão abaixo "Comprar" para efetuar sua compra.














Apostila Digital (envio por e-mail) + Moldes tamanho natural (envio por correio)
Valor R$19,00 + R$6,00 frete dos moldes. Total: R$25,00

Qualquer dúvida, entre em contato com maurorebelo@gmail.com

Sacolé - Torta de Ricota - Risoto - Bolo Souza Leão - Bolinho de Arroz ...

Torta Romeu e Julieta (Emília)

Bolo Souza Leão (Rosineire)

 

Cadastre-se para receber RECEITAS GRÁTIS por e-mail enviadas pelo Culinarista Mauro Rebelo - Clique Aqui para se cadastrar.

Receita da Rºs!ne!re

Bolo Souza Leão

Ingredientes
- 6 xícaras de leite de coco;
- 2 xícaras de água;
- 2 xícaras de manteiga;
- 1 Kg de açúcar;
- 1 Kg de massa de mandioca(carimã ou massa puba)
- 18 gemas;
- 1 pitada de sal.



Modo de Preparar
1- Leve o açúcar com a água ao fogo alto, mexendo até dissolve-lo. Pare de mexer e deixe ferver por 8 minutos ou até a calda atingir o ponto de fio. Retire do fogo e acrescente a manteiga. Misture até derreter. Deixe esfriar completamente. Lave, escorra a massa de mandioca. Junte as gemas e bata por 5 minutos. Ponha o leite de coco e o sal e misture até ficar homogêneo.



2- Adicione a calda de açúcar com manteiga. Misture. Aqueça o fôrno em temperatura média. Passe a massa por uma peneira. Forre o fundo da forma com papel manteiga. Unte o papel e a lateral da forma com bastante manteiga. Ponha a massa e asse por 1h e 20 minutos ou até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo. Desinforme quando estiver morno.

Rºs!ne!re

BOLO 13 DE MAIO

INGREDIENTES:
2 xícaras de chá de coco ralado
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 1/3 xícara de chá de açúcar
1 1/2 xícara de chá de manteiga com sal
1 colher de chá de fermento químico em pó
6 ovos
1 pitada de sal






MODO DE PREPARO:


Bata a manteiga com o açúcar e as gemas por 10 minutos. Acrescente o coco e bata até misturar bem. Acrescente a farinha de trigo peneirada, o fermento e o sal. Bata até obter uma massa homogênea. Aqueça o forno em temperatura média. Bata as claras em neve e incorpore à massa, misturando delicadamente com uma colher de pau. Despeje a massa na fôrma untada com manteiga e polvilhada com farinha e asse por 30 minutos ou até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo. Deixe esfriar e corte o bolo em pedaços.


Mirian

Rosineiri

O bolo Souza Leão é uma das delícias que aprendi a fazer no Pernambuco, principalmente em Olinda. Lá, as cozinheiras antigas e famosas se gabam que ninguem faz um Souza leão como elas, e realmente nunca comi em lugar algum outro melhor. A receita é igualzinha a sua, com a variante de que a massa de mandioca, lá se fala massa puba, e deve ser lavada e colocada para escorrer um dia antes. E a massa depois de pronta deve ser passada na peneira por 8 vezes, o que dá a leveza do bolo. Acho que são coisas de região né. bjs

Comidas que Curam
O Melhor Empadão do Brasil

Sacolé Cremoso da Luzia (Versão Incrementada da Carol)


A Carol incrementou a receita de sacolé cremoso da Luzia. Vejam:

Carol Emboava

Fiz o sacolé cremoso da Luzia...

Coloquei na hora de bater uma pitadinha de canela e outra pitadiiiinha de pimenta do reino! Espetei um pauzinho de canela pra palito!

ღ ¤ LUZIA ¤ ღ

Sacolé Cremoso

INGREDIENTES:
1 caixinha de pudim de chocolate
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
Saquinhos para sacolé

MODO DE PREPARO:
Prepare o pudim conforme as intruções da caixinha (que leva 1/2 litro do leite) e reserve o restante.
Espere esfriar o pudim.
Depois bata no liquidificador com o leite reservado e o leite condensado, depois coloque nos saquinhos e leve ao congelador.

Iscas de filé mignon ao molho de vinho (Lia)


Lia Sérgia

Iscas de filé mignon ao molho de vinho (FOTO)

Depois que meu marido inventou de fazer um curso de vinhos, adquirimos um novo costume. Após o terceira dia de aberto, o vinho que não foi bebido vai para saquinhos, que guardamos no congelador e eu uso na comida. Acabei inventando umas coisinhas novas, como esta carne.

Testei com coxão mole, alcatra, contra filé e filé mignon. O último foi o que ficou melhor.
Também usei vinho do porto, chileno, argentino e desta última vez usei um Bordeaux, que casou perfeito com o sabor.

Então aqui vai a receita para uma pessoa.

1 bifé médio de filé mignon cortado em iscas ou cubos pequenos
1 xícara (chá) de vinho bordeaux.
1 colher (chá) de alcaparras
1 colher (sopa) de champignon fatiado
Cebola em rodelas finas a gosto
1 colher (sopa) de mostarda dijon (deixei até a foto do pote no P-A-P, para facilitar identificarem o tipo que uso)
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1 colher (café) de páprica doce
1 colher (café) de alho amassado
1 pitada de pimenta branca
Sal a gosto


Preparo:

1) Salgue a carne ao seu gosto, mas com moderação, porque a mostarda já tem sal. Coloque a carne com o azeite ainda frio na panela, em fogo alto, mexendo levente, até que comece a soltar água.

2) Quando a água da carne estiver quase seca, adicione a páprica doce, a pimenta branca e o alho. Mexa e deixe refogar por 1 minuto.

3) Adicione as rodelas de cebola, as alcaparras e o champignon, mexa e deixe refogar por alguns segundos.

4) Adicione o vinho. Quando levantar fervura, deixe ferver por 2 minutos.

5) Adicione a mostarda, misture bem, abaixe o fogo para o médio e deixe ferver destampado por 20 minutos, ou até que forme um molho espesso.

Sirva na hora, com arroz branco.

Opção de entrada para este prato: salada com alface americana picada, pedaços de tomate italiano, pepino em fatias finas, fatias de azeitonas pretas, fatias finas de cenoura e tiras de manga, com molho à base de mostarda, ervas e especiarias.

Bom apetite!!

1)

2)

3)

4)

5)

6)

7)

8)

Risoto baiano à minha moda (Jéssica)


Jéssica

Risoto baiano à minha moda - com foto!

Ingredientes:

- 2 colheres de sopa de azeite de dendê
- 1/2 cebola média picada grosseiramente
- 1/2 pimentão verde médio picado
- 1 tomate pequeno picado
- 2 dentes de alho amassados
- Pimenta e sal o quanto baste
- 1 xícara de arroz parboilizado
- 1/3 de xícara de vinho branco seco
- Água fervente o quanto baste
- 1/2 xícara de leite de coco
- 200g de filé de camarão
- Folhinhas de coentro ao teu gosto

Modo de preparo:

Aqueça o azeite de dendê, acrescente a cebola, o pimentão, o tomate e refogue bem. Coloque o alho e continue refogando. Acrescente o arroz, a pimenta e o sal e deixe fritar levemente. Junte o vinho e espere evaporar, vá jogando a água aos poucos e quando o arroz tiver quase no ponto (depende do teu gosto!), e não completamente seco, coloque o leite de coco, o camarão e deixe-o cozinhar levemente. Não deixe o risoto secar, pois ele é bastante cremoso. Desligue o fogo e salpique o coentro por cima, tampe a panela para abafar e a erva liberar o aroma e sabor. Sirva quente.


Pessoal, inventei esse risoto e gostei. Ele tem uma aparência bem sofisticada e um sabor beeeem nordestino, por conta do dendê e do leite de coco. Vale a pena fazer, é fácil, rápido e saborosíssimo! Beijos, pessoal!

Frango ao molho de mostarda (Nia)


Nia

Frango ao molho de mostarda

Receita da Iliane, blog
http://cozinhadailiane.blogspot.com/search/label/frango

1 peito grande de frango (350g) sem pele nem osso cortado em filés

1 dente de alho amassado

sal e pimenta do reino a gosto

2 colheres (sopa) de margarina

1/2 xícara de vinho branco sêco

2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada

2 colheres (sopa) de alcaparra em conserva escorrida

2 colheres (sopa) de mostarda dijon

1/2 xícara de creme de leite

Ervilhas

Modo de Preparo

1. Tempere os filés com o alho, sal e pimenta do reino e deixe descansar durante 30 minutos.

2. Numa frigideira, aqueça a margarina em fogo alto. Frite os filés deixando-os levemente dourados. Tire do fogo e reserve.

3. Misture o vinho à gordura que ficou na frigideira e raspe o fundo com uma colher de pau.

4. Acrescente a cebolinha, 1/2 xícara de água, a alcaparra, a mostarda e misture bem.

5. Junte os filés, misture novamente e deixe ferver.

6. Tampe a panela, reduza o fogo e cozinhe até que a carne fique macia. 7. Acrescente o creme de leite, misture e aqueça sem ferver. 8. Adicione sal e pimenta, se necessário. 9. Coloque a carne nos pratos, guarneça com ervilha e sirva na hora..

Bolo niver Sofia (Nat, Eder)



Nat, Eder

Bolo niver Sofia (com fotos)

Oi pessoal!
Depois de "juntar" algumas receitas aqui da Comu, me arrisquei a "confeccionar" o bolo e os docinhos do niver da minha filhota!!
Aí vai a receita do bolo e algumas fotos deliciosas!! Rsrsrsrsrs...

Pão de Ló

5 ovos
3 xíc de açúcar refinado
3 e meia xíc de farinha de trigo
1 colher de pó royal
1 xíc de leite
1 colher de sopa de manteiga

Bata as claras em neve, junte as gemas 1 a 1 e continue batendo. Junte o açúcar aos poucos, a farinha peneirada com o pó royal e por último aos poucos o leite fervendo com a manteiga, batendo sempre, sem desligar a batedeira.
Asse em forno 180 graus pré aquecido.

Recheio

2 latas de leite condensado
2 latas e meia de leite
1 vidro de leite de coco
3 e meia colheres de maizena
150g de coco ralado

Misture bem o leite condensado, o leite e o leite de coco. Reserve 2 xíc dessa mistura para regar a massa. No restante junte o amido de milho e o coco e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até obter um creme. Espere esfriar, mexendo sempre para não formar nata.

Divida a massa em 2, regue com a calda acima separada, e recheie o bolo. Eu coloquei, como podem ver nas fotos, bombons picados (usei o bombom Beijinho, da Arcor).

Cubra com a outra metade do bolo e coloque a cobertura.

Cobertura

400g de chocolate meio amargo
2 latas de creme de leite

Derreta o chocolate e misture o creme de leite
(fazer uma ganeche - é assim?? rsrsrsrsrsrsrs)

Eu coloquei confetes pra ficar mais fofo!!

Ficou delicioso, todo mundo elogiou....

=D

Torta Romeu e Julieta (Emília)


Emília

.
Fiz a receita da Juli, mas coloquei uma base feita com a massa da Tortura de Coco. Ficou assim:
.
Torta Romeu e Julieta
.
Base
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de leite
100g de margarina
1 colher (sopa) de fermento Royal
Misturar tudo, fica uma massa bem úmida, quase uma farofa. Colocar em forma média, forrando o fundo e as laterais.
.
Recheio
2 xícaras (chá) de ricota (fiz a receita da Carol)
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de leite (pode ser desnatado)
4 ovos
1/2 xícara (chá) de açúcar (usei 1/4)
2 colheres (sopa) de maisena (usei farinha de trigo)
1 colher (chá) de essencia de baunilha (não usei)
2 colheres (sopa) de margarina (usei manteiga sem sal)
Bater todos os ingredientes no liquidificador por uns 3 minutos.
.
Cobertura
1 xícara (chá de goiabada picada
1/2 xícara (chá) de água
Derreter a goiabada com a água, até ficar uma pasta.
.
Levar para assar por 35 min, ou até a massa corar e o recheio ficar firme.

Bolinho de arroz arbóreo (Léo)

(·´·LÉØZINHA×÷:



Bolinho de arroz arbóreo

Ingredientes:
1 xícara de arroz arbóreo cozido com 1 tablete de caldo de galinha, 1 colher de café de açafrão
2 gemas
4 colheres (das de sopa) de queijo parmesão ralado
5 colheres (das de sopa) de farinha de trigo
1 colher (das de café) de fermento químico
orégano á gosto
salsinha e cebolinha á gosto
1 pitada de nóz moscada
1 colher (das de sopa) de mostarda
sal e pimenta do reino á gosto


Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes com um garfo (ou passe no processador)
Faça bolinhas na palma das mãos, abra uma cavidade e coloque 1 pedaço de mussarela
feche bem os bolinhos passe na farinha de rôsca, e frite em óleo em temperatura média
até dourar, escorra em papel absorvente...
rendimento:-10 porções
bom apetite
by Léo 02/09

22 fevereiro 2009

Sorvete de Banana (mari)


Mari

Sorvete de Banana (com Foto)

Está receita eu tirei do jornal Zero Hora anos atrás

Ingredientes

2 xícaras de chá de bananas amassada (já usei a prata e a nanica)
1 Colher de sobremesa de suco de limão
2 ovos ou 3 claras
1 xícara de chá de leite
2 cxs de creme de leite
8 Colheres de sopa de açúcar
1 Colher de sopa rasa de liga neutra
1 colher de café de sal

Bater estes ingredientes no liquidificador por 3 minutos. Dividir em duas vasilhas (eu coloco em potes de sorvete de 2 litros). Levar ao freezer até ficar quase congelado.Retirar do freezer e cortar com uma faca em pedacinhos. Juntar meia colher de chá de EMUSTAB e bater com batedeira até ficar cremoso; Repetir a operação com a outra parte. Levar ao freezer novamente até ficar no ponto desejado.

ASSISTA A AULA DA SEMANA PASSADA:

Assista a aula da semana:

TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO diet, light, diet e light, bolo de dieta, para dieta, sem açúcar sem glúten, glúten, celíacos

Postagens populares

Postagens populares